ANIMAIS LIMPOS E IMUNDOS

ANIMAIS LIMPOS E IMUNDOS

Deus sempre zelou do Seu povo, sempre quis o melhor para o Seu povo, sempre cuidou da saúde do Seu povo. Não permitiu que Seu povo se contaminasse com todos os tipos de carne. Logo Deus providenciou a separação dos animais que podiam e dos que não podiam ser usados na alimentação.

Seria irônico dizer que as carnes de paca, porco, anta, peixe pintado (que não tem escamas)… não tem bom sabor. Porém, mais importante do que comer aquilo do qual Deus disse: Não comas, é exatamente fazer a vontade de Deus, é obedecer e não questionar, se levantar contra Deus perguntando: Por que não posso comer?

Todos dizem ao orar o Pai Nosso: Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu (Mat. 6:10), mas na prática nem todos aceitam obedecer a Deus.

É comum as pessoas dizerem que isso é lei de Moisés, sendo mais uma desculpa para não obedecerem a Deus ou simples falta de conhecimento. Quinhentos a seiscentos anos antes de Moisés Deus disse a Noé: de todo animal limpo tomarás para ti sete macho e sua fêmea, mas dos animais que não são limpos tomarás dois macho e sua fêmea (Gen. 7 e 8). Deus deixou claro que já existiam os animais limpos e os imundos.

Dizer que a doutrina da abstinência é lei de Moisés é negar a Deus. Seria mais fácil dizer que é lei de Noé, porque veio primeiro a Noé a ordem de não comer carnes de animais imundos, porém a ordem veio de Deus e não do homem.

Deus não aceitou que fossem oferecidos animais imundos a Ele (Gen. 8:20). Deus ainda recomenda: Vós vos santificareis e sereis santos, porque eu sou santo e não contaminareis as vossas almas por nenhum réptil que se arrasta sobre a terra (Lev.11:44).

1- Deus separou os animais que serviriam de alimento e pediu a Seu servo que falasse ao povo. Que palavras foram dirigidas a esse povo antes de receber a lista com os nomes dos animais que poderiam e que não poderiam comer?

R: Deut. 14:2

És povo santo ao Senhor, o Senhor vos escolheu entre todos os povos. És povo próprio do Senhor.

Sendo assim, se houver outro povo, que come de tudo, esse não é um povo escolhido por Deus, porque ao povo escolhido Deus disse: nenhuma abominação comereis (v. 3).

2- Que animais compõem a lista dos animais limpos e imundos?

R: Deut. 14: 4-20 / Lev. 11:3-8

Deus separou um povo entre todos os povos da terra, e a este povo Deus disse: São estes os animais que comereis: o boi, a ovelha, a cabra, a gazela, a corça, a cabra montês, o antílope, o búfalo e o gama. Todo animal que tem unhas fendidas, divididas em duas, que remói, entre os animais, isso comereis.

Pra não deixar dúvidas Deus esclarece sobre os que somente remoem, mas não tem unhas fendidas ou vice-versa: o camelo, a lebre, o coelho imundos vos serás porque remoem mas não tem unhas fendidas. O porco porque tem unhas fendidas, mas não remói, imundo vos será, não comereis da carne deste e não tocareis no seu cadáver.

Então, o povo santo, separado por Deus está autorizado a comer de todos os animais que tenham unha dividida  e que remói.

3- O que mais fazia o povo que não aceitou as recomendações do Senhor, que posição eles buscavam na sociedade e o que eles representam para Deus?

R: Isaias 65:4-5

Além de comer carne de porco, sentam-se nas sepulturas, outros se isolam durante a noite, outros se servem em seus pratos coisas abomináveis e na sociedade se julgam mais santos. Em alguns casos proíbem os jovens namorar e casar com pessoas de denominações que defendem e pregam os dez mandamentos. Mas estes são como uma fumaça nas narinas de Deus, como fogo que arde todos os dias (v. 5).

Paulo diz que somente os infiéis comem de tudo (I cor. 10:27). Ele deixa claro que você não é obrigado a aceitar o convite de um infiel para almoçar na casa dele. Paulo diz: “Se quiserdes ir, comei de tudo, mas se alguém te avisar: ‘isso foi sacrificado a ídolos’, não coma (v. 20). Não vos deixe enganar por doutrinas estranhas, bom é que o coração se fortifique com a graça e não com alimentos que não trazem proveito nenhum aos que com eles se preocupam (Heb. 13:9). Até porque os que comem coisas abomináveis ficarão de fora e não entrarão no reino de Deus (Apoc. 21:8). Por isso, Paulo fala: “Amados, purificai-vos de toda a imundícia da carne” (II Cor. 7:1).

Mesmo assim existem aqueles que dizem: eu como porque um anjo mandou Pedro matar os animais imundos e comer (Atos 10:13). O que estes não ensinam é o que Pedro respondeu: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum ou imunda (v. 14). O anjo respondeu e é verdade: Não faças tu comum ou imundo aquilo que Deus purificou (v. 15). Mas no v. 28 Pedro já tinha entendido que o anjo falava do homem, que mesmo sendo um gentio, Pedro deveria ensinar a amá-los.  E até o v. 48 Pedro fez exatamente o que o anjo pediu. No v. 28 Pedro fala aos convidados de Cornélio: Varões galileus, vós bem sabeis que não é lícito um varão judeu se ajuntar ou se chegar a estrangeiro, mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chameis comum ou imundo. Logo, Pedro entendeu a visão. E até hoje existem aqueles que estão se lambuzando na imundícia, se desculpando com a visão de Pedro. O que seria do homem se Jesus tivesse purificado o porco e não o homem?

Mas dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor, que Deus veio salvar o homem que se havia perdido (Luc. 19:10 / Mat. 18:11 / Mat. 1:21) e não salvar os porcos (Mat. 8:31-32).

4- Até quando esse povo vai insistir em desobedecer a Deus comendo entre outras abominações a carne do porco?

R: Isaias 66:15-17

Até a vinda de Jesus, porque o texto deixa claro: “O Senhor virá em fogo, vai tornar a Sua ira em furor e vai repreender com chamas de fogo, e com fogo e com a Sua espada entrará o Senhor em juízo, e serão multiplicados os mortos do Senhor. O v. 4 diz que são inimigos do Senhor e o v. 17 diz que são os que comem carne de porco e abominações e rato, juntamente serão consumidos. De maneira nenhuma podemos afirmar que isso é de Moisés, porque o profeta Isaias completa: Diz o Senhor.

5- Quais foram as recomendações do apóstolo Paulo a igreja de Corinto em relação as coisas imundas?

R: II Cor. 6:17-18 / Lev. 11:26

Sai do meio deles e não tocar nada imundo e eu vos receberei. E eu serei para vós Pai e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso. Entendemos ai que o profeta Isaias e o apóstolo Paulo, mesmo vivendo em tempos diferentes e distantes um do outro, andavam no mesmo caminho, no caminho do Senhor.

6- Quem são os inimigos da cruz de Cristo, ou seja, do evangelho de Jesus?

R: Fil. 3:18-19

A perdição é o fim dos inimigos de Cristo, porque o Deus deles é o ventre, mas por fim serão envergonhados, porque o profeta Zacarias (9:4-7) diz que eles serão despojados, destruídos e consumidos pelo fogo. O v. 7 diz: da sua boca tirarei o sangue (para se cumprir o que Deus disse em Lev. 17:11) e dentre os seus dentes as abominações (para se cumprir o que Deus disse através do profeta Isaias 66:17, que diz: os que comem carne de porco e rato serão consumidos, diz o Senhor).

7- Por que esse povo insiste em comer as carnes imundas?

R: Ez. 22:26

Deus fala que os sacerdotes desse povo transgridem a Sua Lei, profanam as Suas coisas santas e não fazem diferença entre o santo e o profano e ano discernem o imundo do puro e assim sou profanado no meio deles. Por esta razão este povo mal dirigido continua comendo coisas imundas e se contaminando, contrariando a vontade de Deus.

8- Quem desejou os porcos no Novo Testamento?

R: Mat. 8:31

Os demônios não ousariam pedir permissão a Jesus para entrarem em ovelhas ou gado. Não devemos acreditar que foi apenas coincidência. Coisa imunda era tudo que os demônios queriam ao sair dos homens que Jesus libertou.

9- Que recomendação fez o anjo do Senhor a mulher de Manoá?

R: Juizes 13:2-4, 7

Não bebas vinho, nem bebidas fortes, nem comas coisas imundas. Essas recomendações para a mulher de Manoá foi para que ela respeitasse o menino que veio para fazer a vontade de Deus e não podia ser contaminado porque ele seria nazireu de Deus, ou seja, até a sua morte estaria a disposição de Deus (v. 7). Ao contrário de alguns que dizem ser profetas e se alimentam de todos os tipos de imundícia.

Quem do imundo tirará o puro? Ninguém (Jó 14:4).

About these ads

Publicado em 23 de novembro de 2005, em Estudos. Adicione o link aos favoritos. 17 Comentários.

  1. Prezados, alguns dizem que não se deve mais obedecer aos dez mandamentos e os ditos pelos profetas, pois Cristo veio e morreu para que tudo que aconteceu no velho testamento se cumprisse, Certo?. Errado vamos para Mateus cap.5 v 17 e 18
    “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
    Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.”, vendo pois esta parte que foi o próprio Jesus que disse, então vemos que ele não anula nem a lei e nem os profetas, e sendo Senhor e mestre cumpriu a lei para dar exemplo a todos nos que somos servos a segui-lo e depois vem o Apostolo Paulo e diz: “Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.” 1 Coríntios 11:1.
    Voltando um pouco para a Carnes Imundas vamos para Isaías que diz “Porque, eis que o SENHOR virá com fogo; e os seus carros como um torvelinho; para tornar a sua ira em furor, e a sua repreensão em chamas de fogo.
    Porque com fogo e com a sua espada entrará o SENHOR em juízo com toda a carne; e os mortos do SENHOR serão multiplicados.
    Os que se santificam, e se purificam, nos jardins uns após outros; os que comem carne de porco, e a abominação, e o rato, juntamente serão consumidos, diz o SENHOR.”
    Isaías 66:15-17 , E bem sabemos quando é Deus virá em fogo né? então vemos que são promessas futuras, portanto é de muito fácil entendimento que há alimentos sim que Deus nos proibiu de comermos, e só seremos encontrados como servos fieis nesse mundo se obedecermos seus mandamentos.

  2. DEUS FEZ O CORPO HUMANO ELE SABE MUITO BEM COMO ELE FUNCIONA ,POR ISSO DEUS DEU A ORIENTAÇAO AO HOMEN SOBRE QUAIS ALIMENTOS DEVE SER COMSUMIDOS des do principio do mundo veja (Gên1:29)POR QUE DEUS QUER QUE TENHAMOS VIDA E SAUDE POR QUE O NOSSO CORPO E TEMPLO DO ESPIRO SANTOS .

  3. Não é pela força e sim pelo amor, somente irá entender a Palavra de Deus aquele que estudar e abrir o coração. Que Deus tenha misericordia de nós, e possamos dar chance ao Espirito Santo para que haja transformação em nossa vida.
    Que a paz seja com todos.

  4. Hamilton martins santos

    essa é pro irmao unknown mim desculpe falar dessa forma mais vc estar mais por fora que arco de barril, deveria ler a biblia com mais atençao. Nem eu que nao tenho religão .entende o que estar nesse site . Quero dar-le uma sugestao quando for ler a palavra de Deus pessa a ajuda do Espirito Santo(Hamilton).

  5. Hamilton martins santos

    oi mim chamo Hamilton e gostaria de saber que denominaçao evagelica desenvolvel esses estudos. obrigado.

    • A paz do Senhor Jesus, Hamilton. Estes estudos não foram desenvolvidos por nenhuma denominação. Eu, sob a inspiração do Espírito Santo, os escrevi, estes e outros que ainda não foram postados. E os que constam neste blog também já foram ampliados. Atualmente são trinta estudos que formam um livro que a Igreja Adventista do Evangelho Eterno adotou como Guia Doputrinal. O objetivo é orientar o estudante a conhecer a palavra de Deus. Sua base é 100% bíblica e sua venda é proibida.

  6. Alguns teem visto o cuidado de Deus para com sua amada criação,ao visar uma boa saúde física,como um julgo ou um fardo,ninguém obviamente é obrigado a aceitar esse cuidado pois temos o direito de fazer escolhas boas ou ruins.Assistir a Cristo ou sua vinda como uma maneira de reprovação do que Ele próprio criou para o bem da humanidade é grande covárdia,é arranjar desculpas para satisfazer o próprio desejo.Rilson Fonseca

  7. Cristo libertou-nos do jugo/castigo pelo pecado, não nos “libertou” de obedecer a tudo quanto é para nosso bem. É claro que só obedece quem quer, mas também só receberá as consequências da desobediência quem quer desobedecer.

  8. Na nova aliança todas as leis cerimonias foram abolidas na cruz de Cristo. Para nós cristãos não ha necessidade de fazer distinção, Todos os alimentos são comestíveis, pela oração tudo é limpo. O que contamina o homem é o sai da boca e não o que entra pela boca. Jesus quando comissionou os 12. Ele disse que deveria entrar na casa e comer de tudo o que fosse posto na mesa.
    Leia mais no site http://www.gracamaior.com.br

    • Olá David, não devemos generalizar o texto que diz: O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. Mt 15:11. Porque no V 12 os discípulos não estavam entendendo, então disseram lhe: Sabes que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram?. O Sr Jesus sabendo que estava lidando com pessoas que se preocupam apenas com as doutrinas de suas igrejas, e não com a obediência da palavra de Deus, respondeu e disse: Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada. Deixai-os; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova. Mt 15:13-14. no V 15, Pedro pede explicação, e no V 19, o Sr Jesus diz o que tem no coração do homem que não obedece a palavra de Deus, veja: Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. No V 20 Ele revela: São estas coisas que contaminam o homem; MAS COMER SEM LAVAR AS MÃOS, isso não contamina o homem. Ai o Sr Jesus voltou ao V 2. E no V 6 Ele diz: E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.
      Os fariseus não entenderam ou não querem entender, e até hoje continuam comendo todo tipo de imundícia. Em Is 66:15-16, Deus fala que vem fazer o julgamento final, e no V 17 O Todo Poderoso diz quem vai ser queimado naquele dia,veja: Porque, eis que o SENHOR virá com fogo; e os seus carros como um torvelinho; para tornar a sua ira em furor, e a sua repreensão em chamas de fogo.
      Porque com fogo e com a sua espada entrará o SENHOR em juízo com toda a carne; e os mortos do SENHOR serão multiplicados. Os que se santificam, e se purificam, nos jardins uns após outros; os que comem carne de porco, e a abominação, e o rato, juntamente serão consumidos, diz o SENHOR. Isaías 66:15-17. Pedro entendeu, e esta livre deste fogo, veja: No qual havia de todos os animais quadrúpedes e répteis da terra, e aves do céu. E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come. Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. Atos 10:12-14. Quem seria aqueles Animais que o sr Jesus em visão mostrou a Pedro? E disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um homem judeu ajuntar-se ou chegar-se a ESTRANGEIRO; mas Deus mostrou-me que a nenhum HOMEM chame comum ou imundo. Atos 10:28. Só p/ lembrar: Como estaria o consumo das bebidas alcoólicas nas igrejas evangélicas se realmente TUDO que entrasse na boco do homem não contaminasse?. Deus te abençoe e te ilumine.

  9. Nem precisa falar mais nada a irmã Anastacia já disse tudo. Quanto ao irmão Luís Paulo, eu acho que o irmão deveria parar de se alimentar então até se definhar e morrer de fome porque qual alimento hoje em pleno século XXI é 100% limpo? Cerca de 60% dos alimentos contém açúcares prejudiciais à saúde e 95% dos alimentos "naturais" contém agrotóxicos que são prejudiciais à saúde. Só tem uma opção pra você, comprar uma fazenda bem grande e plantar todos os tipos de alimentos que você precisa pra sobreviver, aposto que o irmão não fez isso não é? Pois hoje não ingerimos alimentos puros, se o irmão não usa açúcar deve usar adoçãntes à base de Sacarina ou Aspartame que também são cancerígenos. Vamos abrir os olhos pessoal, vocês estão ignorando o sacrifício que Jesus fez na cruz do Calvário para nos libertar deste Julgo pesado que o Homem nao era capaz de cumprir. A Lei não foi dada para seguirmos mas sim para reconhecermos que somos pecadores e necessitamos do ato salvífico de Jesus Cristo. Se quiseres andar pela lei terás que cumprir toda ela e seus mais 600 estatutos porque a Palavra de Deus diz que se seguir a quase toda a lei e tropeçar em apenas uma pecou em todas as outras, a Palavra de Deus é clara, agora se quiseres viver debaixo do julgo que vivem, mas estarão abnegando o Sacrifício Salvífico de Jesus Cristo.

  10. Saudacoes pastor…Eu estou um pouco equivocado quanto a proibicao de certos alimentos, e com isso queria fazer algumas perguntas acerca disso.porque e\’ k nos cristaos devemos continuar debaixo desse jugo tao pesado do qual cristo ja nos libertou? primeiro, o proprio Jesus diz na sua palavra k o k contamina o homem nao e\’ o k entra na boca boca do homem, mas sim o k sai da boca do homem…(MATEUS 15:11 e 17-19); e ainda mais o proprio apostolo paulo alertou sobre algo semelhante em 1 TIMOTEO 4:1-5 k diz: Mas o espirito expressamente diz k nos ultimos tempos apostarao alguns da fe\’, dando ouvidos a espiritos enganadores, e a doutrinas de demonio; pela hipocrisia de homens k falam mentiras, tendo cauterizada a sua propria conscienca; proibindo o casamento e ORDENANDO A ABSTINENCIA DOS ALIMENTOS K DEUS PREPAROU PARA OS FIEIS, E PARA USAREM DELES COM ACCOES DE GRACAS; porque toda a criatura de Deus e\’ boa, e nao ha nada k rejeitar, sendo recebida com accoes de gracas. porque pela palavra e pela oracao e\’ santificada.So nao entendo porque e\’ k ainda devemos voltar a estas fabulas de novo de: NAO TOQUES, NAO MANUSEIES, como diz na palavra em COLOSSENCES 2:8 ate 23… todo este capitulo nos exorta exatamente contra estas ordenancas… versiculo 20 E 21 diz: SE, POIS, ESTAIS MORTOS COM CRISTO QUANTO AOS RUDIMENTOS DO MUNDO, POR QUE VOS CARREGAM AINDA DE ORDENANCAS, COMO SE VIVESSEIS NO MUNDO, TAIS COMO: NAO TOQUES, NAO PROVES, NAO MANUSEIES? e mais pra tras no versiculo 16 diz: PORTANTO, NINGUEM VOS JULGUE PELO COMER, OU PELO BEBER, OU POR CAUSA DOS DIAS DE FESTA, OU DA LUA NOVA, OU DOS SABADOS……. so nao entendi ainda porque e\’ que ainda devemos estar debaixo desse jugo de ordenancas sem valor nenhum quando jesus ja aniquilou!!! isso e\’ como se estivessemos ainda debaixo da lei. Porque o proprio salvador disse que: O QUE CONTAMINA O HOMEM NAO E\’ O QUE ENTRA NELE, MAS O QUE SAI DELE. nao consigo entender isto Senhor Pastor. agradecia que formulasses mais sobre isso.NA PAZ DO SENHOR E DEUS O ABENCOE

  11. Eu queria saber se esses padres ou pastores que seguem o antigo testamento fazem sacrificios de animais, são circuncidados. E se vêem Jesus como professor e mestre de conduta ao invés de mágico. Pelo que sei ele veio pra nos ensinar a boa conduta mas infelizmente a religião distorce a missão do Mestre. Ele deve estar bem chateado com a maioria dos cristãos (não todos).

  12. Gostaria de salientar que não somente carnes impróprias para o consumo continuam em vigor como o uso do açúcar – doces de um modo geral são muito prejudiciais à saúde. Nós que dizemos receber o Espírito Santo devemos manter o Templo do Espírito Santo limpo! Mente limpa! Neurônios ativos! Chegará ainda o dia que não poderemos comer nenhum tipo de carne. Antibióticos, antiinflamatórios, vacinas, hormônios…e muitas outras drogas estão nos animais que comemos. O franco, por exemplo, tem infinitos tipos de hormônios para crescimento em menos de 30 dias. Por que os senhores acham que nossos jovens estão amadurecendo tão cedo para o sexo? Mídia televisiva? Também, mas os hormônios nos animais têm feito verdadeiras reviravoltas no corpo de nossas crianças. As leis que foram abolidas na Cruz foram as leis Cerimoniais. As leis de saúde ( orientações) e do Decálogo permanecem. Os 10 Mandamentos continuam em vigor tal qual foram escritos! Sejam glutões, comam carne, gordura, bebam vinho…, e vamos ver se sua saúde não vai deflorar. Depois não vai adiantar ficar orando pela saúde que deliberadamente não cuidaram. É pena que não aceitem a Bíblia como um todo! lprios@gmail.com

  13. MEU AMADO PASTOR ESSES JULGOS E SO NO VELHO TESTAMENTO CRISTO MORREU NA CRUZ PRA NO LIBERTAR DE TODOS OS JLGOS GRAÇA E PAZ

  14. MEU QUERIDO IRMÃO EU ENTENDO QUE ESSAS PROIBIÇOES E SO NO VELLHO TESTAMENTO DEPOIS QUE CRISTO MORREU NA CRUZ NOS LIBERTOU DE TODOS OS JULGOS . E A PRIMEIRA VEZ QUE ENTRO NESSE SITE NAO DEI SE VCS RESPONDEM MAS GOSTARIA DE TER RESPOSTAS FICA NA PAZ

  15. Gostaria de saber do amado pastor, se hoje, nós cristãos, somos obrigado a cumprir essa determinação?um gde. abraço fraternal em Cristo Jesus.José Roberto (conservo)

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 54 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: