O DIA DA MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS

O DIA DA MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS

O dia da morte de Jesus e quantos dias Ele ficou sepultado antes da ressurreição é um assunto que gera polêmica em quase todas as igrejas e em alguns casos nem se comenta a respeito.

Na verdade, neste pequeno estudo vamos considerar as próprias palavras de Jesus quando disse: “Assim ficará o filho do Homem, três dias e três noites no seio da terra”, sepultado (Mat. 12:40). E depois do terceiro dia de sua morte um de seus discípulos (Cleofas) disse ao próprio Jesus ressuscitado, não o conhecendo: “Nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram (Luc. 24:18-21). Nos v. 25 e 26 Jesus falou com eles e eles não o conheceram, mas quando chegaram na aldeia foram cear. Quando aquele mendigo de aparência partiu o pão, os discípulos conheceram que aquele homem era Jesus (v. 30-31). Se as mulheres não acharam o corpo de Jesus na sepultura na madrugada do primeiro dia da semana (Luc. 24:1, 22-23), fica fácil, através da matemática, descobrir o dia da semana que Jesus morreu e que e ressuscitou. Isto é o que descobriremos a seguir.

1- Quantos dias e quantas noites Jesus ficou sepultado?

R: Mat. 12:40

Se Jesus ficou 3 dias e 3 noites no seio da terra, fica descartada a hipótese que a morte dEle ocorreu na sexta-feira e tenha ressuscitado no domingo de madrugada ou muito cedo. Até os incrédulos, os ímpios e os próprios soldados que crucificaram Jesus creram na mensagem de que Ele ficaria 3 dias e 3 noites no seio da terra (Mat. 27:62-66).

2- Quem ressuscitou Jesus após o terceiro dia?

R: Atos 10:40

O próprio Deus. Em uma de suas mensagens Pedro confirma a veracidade da palavra que o próprio Jesus ensinava.

3- Paulo também creu e transmitiu os ensinamentos de Jesus e de Pedro?

R: I Cor. 15:3 e 4

Paulo fala que Jesus ressuscitou no terceiro dia.

4- Maria foi ao sepulcro bem cedo ou de madrugada, ao amanhecer o primeiro dia da semana. Elas viram a ressurreição de Jesus?

R: João 20:1 / Luc. 24:1

Não, porque Jesus já havia ressuscitado, foi o que afirmou um anjo: “Ele não está aqui, vede, o lugar está vazio” (Marcos 16:1-6).

5- Está provado que Jesus ficou 3 dias e 3 noites no seio da terra. Em que dia Jesus morreu?

R: Dan. 9:27 primeira parte

Se a semana tem 7 dias e Jesus cessou o seu sacrifício na metade da semana, esta provado que sua morte ocorreu na quarta-feira. Veja:

Jesus curou uma mulher paralítica (Luc. 13:10-17). Lucas 13:31-33 diz: “Naquele mesmo dia em que Jesus curou a mulher paralítica, que foi sábado, os fariseus disseram a Jesus: Sai, retira-te, Herodes quer te matar. Jesus respondeu: Ide, dizei aquela raposa: eis que eu expulso demônios hoje e amanha, e no terceiro dia sou consumado. Importa caminhar hoje (sábado) e amanhã (domingo) e no dia seguinte (segunda-feira) para que não suceda que morra um profeta fora de Jerusalém”.

Na terça-feira ele foi preso e na quarta-feira Jesus morreu.

-ficou na sepultura:

a noite de quarta para quinta;

a noite de quinta para sexta;

a noite de sexta para sábado.

O dia de quinta; o dia de sexta e o dia de sábado.

E ao passar o sábado Jesus ressuscitou (Marcos 16:1). Tudo indica que a ressurreição ocorreu na noite de sábado para o domingo para se cumprir o que disse Jesus: Assim como o profeta Jonas, ficou o Filho do Homem 3 dias e 3 noites no seio da terra (Mat. 12:40).

6- Se a sexta-feira é o dia da preparação (Ex. 16:22 e 23), em que dia os príncipes pediram a Pilatos para pôr guardas na porta do túmulo de Jesus?

R: Mat. 27:62-64

Foi sábado durante o dia, porque o v. 62 diz: ‘E no dia seguinte, que é o dia depois da preparação’, preparação porque os judeus preparavam tudo para que no sábado o dia fosse apenas para adoração ao Senhor.

7- Em que mês era sacrificada a páscoa?

R: Ex. 12:2

8- Em que dia e hora era celebrada a páscoa?

R: Lev. 23:5 / Ex. 12:6 e18

A páscoa era celebrada no 1º mês, no dia quatorze a tarde, e no dia quinze era a festa. Com o passar dos anos, já nos tempos de Jesus, um sumo sacerdote por nome de Caifás teria aconselhado os judeus que convinha que um homem morresse pelo povo (João 18:14) e outro fosse libertado (Mat. 27:15, 21-22 / João 18:39). Isso acontecia por ocasião da festa dos pães asmos (Mat. 27:15) e por ser o dia da preparação da páscoa (Luc. 22:13). Jesus adianta e diz: “Desejei muito comer convosco essa páscoa antes que padeça” e naquele mesmo dia comeram a páscoa (Luc. 22:17-20).

Logo após terem comido, Jesus foi preso (Luc. 22:54), isso na terça-feira, porque no sábado anterior Jesus curou uma mulher paralítica que andava encurvada (Luc. 13:10-11) e aquele dia era sábado. Naquele mesmo dia Jesus recebeu um recado: “Sai e retira-te daqui, porque Herodes quer matar-te” (v. 31), ao qual Jesus respondeu: “Importa caminhar hoje e amanha e no dia seguinte” (ou seja, sábado, domingo e segunda) (v. 33).

E na terça-feira foi preso e na quarta a tarde Ele morreu, até porque João 19:31 diz que era o dia da preparação dos judeus e para que os corpos dos crucificados não ficassem na cruz durante o sábado, porque esse sábado era um grande dia, esse sábado não era o sábado do Senhor, e sim o sábado dos judeus (Lev. 23:24-32).

E Deus falou através do profeta Isaias que não aceitaria mais as festas dos judeus, nem as ofertas, nem seus sábados e a sua convocação, suas luas novas, suas solenidades, aborreciam a Sua alma, já Lhe eram pesadas, já estava cansado de as sofrer, as suas mãos estavam cheias de sangue (Isaias 1:13-15). Essa profecia já falava o que os judeus iriam fazer como Filho de Deus por ocasião dessa festa, na preparação para o sábado dos judeus. O que era uma santa convocação, um grande dia, uma festa solene, foi transformado em injustiça pelos judeus e dia de assassinato (João 18:14). Porém, após a morte de Jesus logo ele foi retirado da cruz e sepultado.

Um dia antes do sábado do Senhor as mulheres prepararam especiarias e ungüentos e no sábado repousaram conforme o mandamento (Luc. 23:56 / Ex. 20:8-11) e no primeiro dia da semana (domingo) de madrugada ainda escuro, Maria Madalena foi ao sepulcro e viu a pedra removida (João 20:1) e em Lucas 24:5-6 os anjos disseram às mulheres: “Por que buscais entre os mortos quem está vivo? Ele não está aqui, mas já ressuscitou”.

Ensinar que Jesus morreu na sexta-feira e ressuscitou no domingo é contradizer a palavra do próprio Jesus (Mat. 12:40). Se o sepultamento de Jesus tivesse acontecido na sexta-feira a tarde e a ressurreição na madrugada para amanhecer domingo, somariam três dias e três noites? Mas, se sepultado quarta-feira de tarde e ressuscitado no sábado durante a noite, acertadamente soma-se três dias e três noites. Jesus não pensou o que disse, Ele profetizou e é mais fácil passar o céu e a terra do que a Sua palavra (Mat. 24:35).

About these ads

Publicado em 23 de novembro de 2005, em Estudos. Adicione o link aos favoritos. 96 Comentários.

  1. Eli Faria da Silva

    A paz do Senhor Pastor!!!
    precisamos de pessoas usadas para falar a verdade a respeito de Jesus Cristo!!!
    A morte de Jesus é algo crucial para nossa vida Cristã
    espero que poste mais assuntos polêmicos e que deixem algumas pessoas confundidas por certos teólogos mascarados.
    Paz do Senhor!!!!
    Saudades do Sr. Pastor Gregório
    espero que lembre de mim.

  2. gilcampos1958@hotmail.com

    Ola, shalon shalon a todos, vejo que amados irmaos e irmas no mundo inteiro, amam o estudo da palavra de Deus.Jesus disse aos saduceus o seguinte; Errais nao conhecendo as escrituras e o poder de Deus.O messias afirmou categoricamente que ele permaneceria tres dias e tres noites no seio da terra, duvidar ou querer argumentar essa afirmaçao é com certeza duvidar ou deixar de crer no que a palavra de Deus nos esina que ele Jesus morreu e ao teceiro dia ressusitou.Em deuteronimio 21:22,23.um corpo crusificado nao poderia ficar na cruz ou no madeiro tinha quer ser interrado ou sepultado no mesmo dia.

  3. muito bom gostei mas é muito forte !!!

  4. José Miranda bastos união dos palmares AL. gostei muito de mais, conhecer a morte e ressurreição de jesus. fico muito grato A DEUS, pelo a teologia, que seja aplicações, em muitas pregações que merece mais. conhecimentos da palavra de DEUS. Agradeço pela atenção. A PAZ SEJA CONVOSCO.

    • Ola MIRANDA, obrigado pela visita, também sou de Alagoas, mas moro em Mato grosso. Deus te abençoe e continue estudando a palavra de Deus, e procurando obedece la, pois Deus procura os tais que assim o faz. Fique na paz de Cristo Jesus.

  5. E tremendo essa mensagem

  6. Maravilhosa esta matéria, pois estou à volta com visitas insistentes de alguns adventistas do 7º dia que estão querendo me convencer ao contrário da matéria que já conheço. Assim, com todo esse reforço que li acima, estou apto a explicar devidamente o que verdadeiramente aconteceu por ocasião da morte e ressurreição do nosso Mestre Jesus Cristo. Obrigado!

    • Olá Prof. Iraci Prado, Deus te abençoe e obrigado pela visita. continue estudando a palavra de Deus, pois ela é o caminho, pois eu sou cristão Adventista do Evangelho Eterno. E pelo fato do Evangelho de Cristo ser Eterno, nada do que esta escrito nele, deve ser tirado ou acrescentado.

  7. Jhonathan Nascimento da Silva

    Estava estudando sobre o assunto e resolvi fazer uma pesquisa para assim poder obter mais argumentos para debater em classe bíblica…é muito bom esse estudo de vcs….estão de parabéns..

  8. Obrigado pelo comentário , é muito bom saber que tem pessoas interessadas nas verdades da palavra de Deus.

  9. E quanto ao comentário que Jesus faz ao ladrão: “ainda hoje estarás comigo no paraíso.” Como vocês incluem isto numa discussão na qual estes “três dias” absolutamente terrenos tornan-se tão importantes?
    Ficaria grato se alguém respondesse para o mail robertokuhlkamp@hotmail.com

    grato

    Roberto

    • Ola Roberto, de uma vez que os mortos em Cristo não irão para o céu antes da vinda do Senhor Jesus. (Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras. 1 Tessalonicenses 4:16-18). morrer arrependidos de seus pecados e convertido como o eis ladrão da cruz. é como se já estivesse no Paraíso aguardando este grande e maravilhoso dia .

  10. Concordo plenamente com este estudo bíblico, porém deixo um questionamento. No livro de Marcos está escrito que ele ressuscitou no 1º dia da semana, ou seja domingo. Se o nosso Senhor ressuscita-se qualquer hora de Sábado, ou até mesmo na madrugada de sábado dar realmente 3 dias e três noites. Porém o texto de Marcos diz que foi o 1º dia da semana que é domingo, ou seja passou da data. Porém pode ter este significado abaixo:

    Os termos “3 dias” e “3 dias e 3 noites”.

    Esta registrado que Jesus disse: “O Filho do homem se levantará novamente após três dias” e “Ele será levantado novamente ao terceiro dia” – essas expressões são usadas alternadamente. Isso pode ser visto no fato de que a maioria das referencias à ressurreição afirmam que ela ocorreu no terceiro dia. Josh Mcdowell.

    O que isso quer dizer? Que Jesus ressuscitou no 3º dia, independente de quantas horas ele ficou no túmulo. Tanto Mateus, como os outros evangelistas, o próprio Jesus e os fariseus concordam entre si que Jesus disse que ressuscitaria no 3º dia, independente de quantas horas estaria no túmulo.

    Jesus Disse: Assim como Jonas ficou 3 dias e 3 noites no ventre do grande peixe, o Filho do Homem estará 3 dias e 3 noites no coração da terra. MT 12:40

    Agora vamos ver o porquê de Jesus ter usado a expressão “3 dias e 3 noites”. Digo de antemão que isso é uma expressão idiomática e não um relato minucioso de tempo. Vou dar alguns exemplos disso encontrados em outros textos bíblicos:

    (1 SM 30: 12-13) “um pedaço de bolo de figos prensados e dois bolos de uvas passas. Ele comeu e recobrou as forças, pois tinha ficado três dias e três noites sem comer e sem beber. Davi lhe perguntou: “A quem você pertence e de onde vem”? Ele respondeu: “Sou um jovem egípcio, servo de um amalequita. Meu senhor me abandonou quando fiquei doente há três dias.

    Ou seja, 3 dias e 3 noites = há 3 dias.

    Gn 42:17-18 – “E os deixou presos três dias. No terceiro dia, José lhes disse…

    Neste caso, se eles ficaram presos 3 dias e depois disso José os solta, então eles teriam sido soltos no 4º dia, correto? Porém não é isso que aparece. Ele os solta no 3º dia, ou seja, eles ficaram presos durante 3 dias (forma idiomática e expressiva) e são soltos no 3º dia (literalmente).

    Portando, se olharmos com literalidade neste texto, haveria uma contradição, pois os irmãos estariam presos num período de 72 horas, mas o mesmo texto diz que eles foram soltos antes das 72 horas. Não há contradição porque é apenas uma expressão idiomática.

    Assim “um dia e uma noite” era uma expressão idiomática usada pelos judeus para indicar um dia, mesmo quando indicava somente parte de um dia, o qual pode ser visto também no Velho Testamento.

    Ou seja, a expressão “um dia e uma noite” representava tanto o período total como parte dele.

  11. Muito bom esse assunto

  12. Valdomiro Nascimento dos S. Jr.

    Glória a Deus por encontrar alguém que vê a verdade de Deus. Chegará o dia em que Jesus virá para desmascarar todas aquelas religiões que tem levado o povo de Deus ao engano trazendo doutrinas do catolicismo que deturpou a mensagem do Criador. Que o Senhor Jesus continue te iluminando para trazer a verdade aos seus seguidores.

  13. meu irmão ,DEUS te abençoe ,eu gosto muito de estudar a biblia e eu fiquei muito feliz com esse estudo seu ,parabéns

  14. ola meu irmao em cristo, meu nome é diego, moro em belém do pará, costo muito de estudar a biblia.vi que as pessoas da minha igreja falavam uma coisa que nao batia com a biblia,foi ai que comecei a correr atraz das verdades, comecei a estudar em várias denominacoes e em cada uma delas aprendi algumas coisas como: obedecer mandamendo,batismo verdadeiro, volta de cristo e etc. mais fiquei muito triste porq nao tinha nem um cristao e nem uma congregaçao que tive-se essas doutrinas juntas. fico muito feliz de encontrar pessoas que estejam pregando as verdades da biblia. continui assim.um grande abraço DEUS abençoe

    • Olá Diego, Obrigado pela visita e comentário. Continue estudando a Bíblia, porque igrejas tem muitas, a Bíblia é só uma, e quem estuda-la, e obedece-la, com certeza ganhará a Eternidade, Ap 14:12. O dever de todas as igrejas do mundo, é de adaptar-se a Bíblia Sagrada, e não a Bíblia as Igrejas, porque ela ficou para ser obedecida, e não discutida. DEUS abençoe você e sua família.

  15. aldo ribeiro dos santos

    queridos tudo o que foi postado ,me deixou alimentado e curioso ao mesmo tempo ,sou um pastor que ñ prego sem pesquisar primeiro,vou levar em consideração tudo o quanto foi discutido aqui, para orientar meus amigos e a igreja do senhor,sei tb que gerá muito discurso tudoo o que foi discutido aqui ,agora ,o espirito santo;nos convecera e por certo ele é fiél;;;a paz a todos****

    • Pr. Aldo Ribeiro dos Santos, obrigado pela visita e comentário. Pelo visto você esta no caminho certo, continue pesquisando, porque muitos ensinos de hoje são mais voltados aos interesses das igrejas, e poucos os que são da vontade de Deus. Era assim também nos dias de Cristo, por isto que os ensinos do profeta João Batista, do Senhor Jesus e dos Apóstolos, geraram discussões e morte, e nem por isto Eles negaram a verdade. E nós como servos do Deus vivo, devemos seguir seus exemplos. Deus abençoe você e sua família, e que a paz do Senhor Jesus seja convosco.

      • Fraternidade Crista Um amigo como Jesus Cristo nao existe; um consolador como as Palavras Sagradas da Biblia tambem nao existe; um Salvador igual a Jesus nao existe; aquele que possa morrer no lugar do outro nao existe. o mundo esta pervertido, cada dia assiste-se um afastamento das pessoas para com o seu Criador. louvo todos os comentarios oxala, essa luta espiritual que todos os Pastores enfretam contra o mal um dia se concretize para que se cumpra na totalidade as palavras de Jesus: disse Ele que sua luta nao era contra a carne mas contra os maus espiritos. que a luz do Senhor ilumine mais vossa obra em prol da libertacao total do povo de Deus.

        Com Jesus Pr.Jose Morais

  16. afinal de conta jesus morreu em qual dia e resucitou emqual dia todos fala uma coisa diferente da outra irmãos vcs deixa as pessoas comfuzas morreu na sexta i resucitou no domingo ou não

    • Olá charles, obrigado pela visita. O estudo em questão é de cunho bíblico, E o Senhor Jesus disse: Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra. Mateus 12:40. então faça as contas e veja, se Ele tivesse sido sepultado ao por do sol da sexta feira, e tivesse ressuscitado no domingo de manhã, se daria três dias e três noite. Então se crermos nas palavras de Cristo não ficaremos confusos. Reestude com mais atenção O DIA DA MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS, verifique os textos Bíblicos, e tire suas conclusões. Deus te abençoe e te ilumine.

  17. queridos a paz do senhor muita pessoas ficam se comtradizendo com a propria biblia sagrada lembrece satanas tambem conhece as escritura ele a usou quando tentou a jesus mt 4,1 ao 11 queridos vamos viver em união porque todos queremos ir pro ceu não e verdade como vamos viver juntos la se não comceguimos aqui ame primero ao senhor deus de todo o teu coração e aos outros como ati mesmo não a outro mandamento maior doque este mr,12,30.neste mandamento resumece toda toda a lei rm 13,8

    • Olá Mauro Cordeiro, a paz do Senhor Jesus. Eu concordo plenamente nos ensinos de Cristo e creio que Ele disse: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Mt 22:37-39. Mas creio também no versículo 40 que diz: Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Neste caso, quem ama a Deus, deve guardar os quatro primeiros mandamentos que diz: 1º Não terás outros deuses diante de mim….2º Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra….3º Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão…..4º Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou. Êx 20:3-11. E quem ama o próximo, deve guardar os seis últimos mandamento que diz: 5º Honra a teu pai e a tua mãe….6º Não matarás. 7º Não adulterarás. 8º Não furtarás. 9º Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. 10º Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo. Êx 20:12-17. Você consegue amar a Deus e ao próximo desobedecendo os dez mandamentos de Deus?. Você também me fez lembrar que o diabo também conhece a bíblia, então devemos ter cuidado no que falamos, porque em seu comentário você disse que: este mandamento resume-se toda toda a lei. veja que resumir quer dizer reduz. Mas o Senhor Jesus não falou em resumir, disse que estes dois mandamentos dependem de toda lei e os profetas. E depender, quer dizer esta sujeito, ter dependência. O Senhor ainda disse: e dos profetas, leia Isaías 66:15-17. E Malaquias 3:8-10, e veja porque não devemos desprezar a lei e os profecias. Mt 5:17-18. Você disse também que todos queremos ir ao céu, e é verdade , mas veja o que Cristo disse: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Mateus 7:21-23. Essas pessoas que irão tentar se justificar diante de Cristo, se dizem evangélica, porem não farem a vontade do Pai que esta no céu, que é pela fé, guardar os seus mandamentos. Deus te abençoe.

  18. jesuscristo.seguidores@facebook.com

    Meu amado irmão, você mostrou na Biblia que Jesus foi crucificado na Quartar-feira, por causa do Sinal de Jonas ( Mateus 12:40), Três dias e três noites estara o Filho do Homem, no coração da terra. Agora está terra é o Mundo? ou é Israel?

    Se Ele disse: “no coração da terra”; então Ele estaria no abismo da terra quer disse do Mundo; e o abismo é representado pela Sepultura ou o Além ou inferno e não o Hardes que muitas pessoas confudem com o inferno. [Apocalipse 20:14]

    Então nosso Senhor estaria três dia e noite no Abismo do Mundo.

    Agora que vem a grande sabedoria da parabola. O mundo tem dois hemisfério, e todos nós sabemos que um hemisfério fica noite e o outro hemisfério fica dia. Então Jesus passou o DIA de um hemisfério e NOITE de outro hemisféfio de Sexta-feira, o dia da peparação para o dia do Senhor (Sábado) [Marcos 15:42 Lucas 23:54 ], e passou a NOITE de Sábado e DIA de outro hemisfério, e DIA de Sábado e NOITE de outro hemisfério; depois nosso Senhor ressucitou no Terceiro dia que é o inicio da Primeira-feira; mas, só foram ao túmulo depois de terem preparado o aromas, de madrugada ou no início do Primeiro dia da semana [Mateus 28:1]; [Lucas 24:1]; [João 20:1] e viram que o corpo não estava mas no túmlo.

    Sobre a condição de ter um segundo Sábado, que as do Judeu e não do Senhor, na quinta-feira o qual foi levado em consideração (Levítico 23:24-32), se fores ler nesse verciculos, vão ver que fala de um sábado no sétimo mês no primeiro dia desse mês; opa..?! Espera ai..!?, a Páscoa do Judeus não é no Primeiro mês ao dia catorze desse mês como pode ter outro sábado, e que este é só no sétimo mês..contradição!

    Portanto, irmãos, nosso Senhor passou a Páscoa de quinta para sexta-feira, este sendo o dia da preparação; onde fez a sua unica Ceia, pois só avera outra, quando Ele volta [Mateus 26:26-30], e foi crucificado neste dia na hora terceira e na hora nona de sexta-feira Ele morreu, mas no inicio do Primeiro dia da semana foram ver a sepultura e Ele não estava mas la, porque já tinha ressucitado; e no final, ja entrando pra a segunda-feira,[João 20:19-29] Jesus está reunido com os apostolos e discipulos, depois de ter subido ao Céus.

    Esta foi a missão de Jesus, mostra a verdade, salva os perdidos, morrer por nós, compri a Lei de Deus e mostra a luz para o mundo, Jesus está vivo ate hoje, intercedendo por nós ao lado do Pai. Amém.

    • Olá Fernando. Em Mt 26:2, o Senhor Jesus disse: Bem sabeis que daqui a dois dias é a páscoa; e o Filho do homem será entregue para ser crucificado. Enquanto isto: os príncipes dos sacerdotes, e os escribas, e os anciãos do povo reuniram-se na sala do sumo sacerdote, o qual se chamava Caifás. E consultaram-se mutuamente para prenderem o Sr Jesus com dolo e o matarem. Mas diziam: Não durante a festa, para que não haja alvoroço entre o povo. Mateus 26:3-5. Veja que Judas foi onde eles estavam reunidos e disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata, Mateus 26:15. Do v 19-21, os discípulos prepararam e com o Senhor comeram a páscoa. Do v 26-28 o Senhor Jesus celebrou a primeira Santa Ceia e comeu com seus discípulos. Do v 47-50 Judas entrega, e o Sr Jesus é levado preso. No v 57 Ele é conduzido a reunião que estava acontecendo na casa de Caifás, a mesma reunião dos vs 3-5. E daí em diante, Ele passou a noite sofrendo e sendo interrogado. No cp 27:1, amanheceu o dia da preparação da páscoa, e não do sábado do Senhor, Jo 19:14, e o Sr Jesus já tinha comido a páscoa e ainda estava vivo, e este dia era exatamente uma quarta-feira, porque em Lc 13:10-17, o Senhor Jesus curou uma mulher em um dia de sábado, e entrou em discussão com os seus adversários, os quais, como nos dias de hoje, acusaram o Sr Jesus de ter trabalhado no sábado, e o Senhor com poucas palavras, separou o trabalho espiritual o qual pode fazer no sábado do material, deixando seus adversários envergonhados. Nos vrs 31-33 diz: Naquele mesmo dia (sábado) chegaram uns fariseus, dizendo-lhe: Sai, e retira-te daqui, porque Herodes quer matar-te. E respondeu-lhes: Ide, e dizei àquela raposa: Eis que eu expulso demônios, e efetuo curas, hoje e amanhã, e no terceiro dia sou consumado. Importa, porém, caminhar HOJE,(sábado) AMANHÃ,(domingo) E NO DIA SEGUINTE,(segunda-feira) para que não suceda que morra um profeta fora de Jerusalém. Neste caso Ele foi preso terça-feira a noite depois da Santa-ceia, foi morto quarta-feira, (dia da preparação do sábado dos judeus.Ex 12:2-3,14-15,18. E Jo 19:14) e sepultado ao por-do sol, e ficou sepultado a noites para amanhecer quinta, sexta e sábado, e o dia de quinta,sexta e sábado, e ressuscitou logo que escureceu o sábado para se cumprir a profecia do Senhor Jesus: Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra. Mateus 12:40. E a profecia de Daniel onde diz que na metade da semana (quarta-feira) Ele faria cessar o sacrifício de manjares. (páscoa) Dn 9:27. Deus te abençoe.

  19. miguel r silva 05 11 2012

    pra mim não entorpa o dia nem hora que matar meu jesus mais o entorpa e que jesus resucitor saim como afirma apalavra d Deus e estar vivo esperando p buscar todo que crer no céu nome cerar salvo

  20. Jose Morais Bombe

    Certo dia, um casal estrangeiro visitou uma regiao assolada com fome e seca prolongados. Entrou em uma casa.nela vivia um casal e um filho.os tres membros dessa familia estavam desesperados.O menino viu de longe o casal estrangeiro e conteplou ate que chegou perto dele. Ele, levantou, correu, disse: PAPA!!! dai o casal ADOTOU o menino. foi com eles, cresceu bem, ficou homem! Jesus veio para nos levar e sermos adotivos pelo Pai com plenos poderes. mas, muitos nao percebem que satanas so esta-se divertindo com a gente. no fim o que sera de nos? mortos e queimados. queridos irmaos, Jesus Cristo e o melhor amigo, ninguem e capaz de morrer pelo outro mas, Ele o fez.Ele nos ama.

    .

  21. Jose Morais Bombe

    Quando Deus separou os dias, dia e noite, contava e dividia em 24 horas?
    Existe amostra, ou algo parecido ao calendario desse tempo?
    Sendo Jesus o centro das atencoes, nao houve um sequer que se encarregou de registrar um dado aonde se podesse recorrer?

    Este e um assunto serio quando se e pessoa que deve ensinar os outros. Obrigado

    • Obrigado Jose Morais palas perguntas e comentário. Acredito que os textos a seguir responde suas pergtas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
      E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
      E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
      Gênesis 1:3-5. Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.
      Levítico 23:32. Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.
      Mateus 12:40.

  22. E como fica Mateus 28:1 que fala que as mulheres foram no fim do shabbat para o sepulcro, se foi no fim ainda não tinha acabado o shabbat (sábado)???

  23. Amém! É assim que se faz. Parabéns! Embora haja pastores, aos montões por ai que não dão a mínima importância no que diz respeito ao dia em que Jesus morreu e ressuscitou, pensam que o importante é que Ele morreu pelos nossos pecados, assim eles afirmam.
    Afirmam erroneamente! Precisamos saber o certo para não cairmos nas incoerências dos que não examinam as Escrituras Sagradas. Pregam oba oba por ai, sem terem a certeza de nada! Você está certíssimo! Se você quiser saber de mais detalhes sobre o assunto, gentileza entrar em contato comigo. Sou escritor e os meus livros, são minuciosamente escritos com muita busca e desprendimento do mundo. Nosso Criador Yahuhshua, há Mashiachi, tem me ensinado e tem me dado forças para escrever toda a verdade.
    Graças ao Altíssimo, por revelar-me sobre este tema. Estou à sua disposição. Peça-me que enviarei para você meus livros. Favor entrar em meu E-mail: carlindo.escritorartistaplastico@yahoo.com.br,
    Do irmão em Cristo, Carlindo Lelis de Carvalho Benyahuh

  24. jesus ficou morto quinta,sexta e sabado e ressucitou no domingo mais o mais importante e que ele vai volta para nos buscar

  25. Muito bom, eu também penso assim, é bom que se esclareça mais cada um vive na luz que tem da Palavra.

  26. todos de femderam as soas crensa e nao de ram solusao.presisa mus estudar mais um poco eo ESPIRITO SANTO nos a judara amem

  27. que os judeus nos a judem amem

  28. Muito inteligente esta matéria. Cristo realmente ficou três dias e três noites no sepulcro. Primeiramente, temos que considerar que o dia não começa a meia noite e sim ao por do sol. o sol é limite de um dia. As mulheres foram ao sepulcro no final do Sábado. Temos que ficar atento o que diz o versículo 6 de mateus 28. Ele não está mais aqui. Já ressuscitou como havia dito. Vem matéria completa inclusive com um diagrama.www.gracamaior.com.br

  29. o problema é que a maioria das pessoas seguem mais a tradição de homens do que as escrituras. essa historia de que jesus morreu na sexta e ressuscitou no domingo é uma mentira pregada por todos aquels que tentaram cristianizar o paganismo, pois o domingo é o dia de adorar o sol nas tradições romanas.é lamentavel mas as pessoas fazem exatamente aquilo que jesus tanto criticou nos judeus(seguir mandamentos de homens), chamando-os de hipocritas.

  30. paz do senhor a todos leia os dez mandamentos .

  31. gloria adeus para todos; jesus 10 madamentos de jesus amem.

  32. Você está contando errado, Celso….
    Se fosse como você disse, não poderia se contar a partir de sexta, por que?
    No caso, Jesus teria morrido ás 15 horas ( quase início de tarde), pouco tempo depois veio o pôr do sol e já o início de sábado…. não tem nexo o que você escreveu aqui…. A gente conta um dia inteiro e não a metade de um dia… e se conta a partir do momento em que Ele foi sepultado e não enquanto Ele ainda estava na cruz…

  33. JHONELSON DELIMA SOARES

    Queridos, a paz do Senhor. Se jesus morreu as 15 h. de sexta. de 15 até as 18 h. que começaria o sábado da somente 3 horas. então começa o sábado 3 horas após a morte de Jesus, isto é as 18 h. e o sábado vai até as 17:59 do outro dia. pois as 18 h iniciaria o domingo. então pega-se as 3 h. entre o final de sexta e o início de sábado soma com as 24 h. do sábado até o início do domingo( porque a bília afirma que foi bem cedo no domingo), e o resultado é 27 h. entre sua morte e sua ressurreição. ou seja 1 dia 1 noite e mais 3 horas e isto não são três dias e sim AO TERCEIRO DIA.
    em Lucas (24.7 diz…) e em Lucas (24.21 diz…) Sabemos que existe uma grande diferença entre” 3 dias e 3 noites e “ao terceiro dia”. Três dias são 72 h. e ao terceiro dia, não precisa ter 72 h.
    conclusão: em Lucas 24.7 Jesus morreu na sexta – feira e em Lucas 24.21 ele morreu na quarta-feira. o certo é que o futuro nos revelará toda a verdade. mas o mais importante é que ele está VIIIIIIIIIIIIIVOOOOOOO !

  34. suerbethy neves alves

    Dizer que jesus morreu na sexta é chamar Daniel e Jesus de mentiroso.
    Daniel:9:27
    Mateus:12:40
    Por favor estudem a biblia direito até parece que estão estudando de cabeça pra baixo.kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Suerbethy
    A paz do senho Jesus

    • tudo bem vc esta certo mais nao precisa ser abusado com os irmaos apesar de tudo quem nunca errou na vida!!!!!!!

      • é necessário que as pessoas entendam que ainda hoje no calendário hebraico os dias são contados de um por do sol a outro, por isso eis a afirmação do irmão ao falar que cristo merreu em uma quarta feira, e o motivo da sua contagem não bater com a contagem de outras pessoas que contam o dia junto a noite.

      • e verdade

  35. a verdade é quase isso!
    desconsiderando a ordem do dia atual (que é da meia-noite pra outra); mas, levando em consideração a ordem do dia naquele tempo – de Jesus especificamente: o dia de 24 horas naquela época, começava à partir do pôr-do-sol e terminava no mesmo seguinte e também, insofismávelmente, lendo o texto original do novo testamento – que é em grego; não se lê “primeiro dia da semana” (à respeito do dia da ressureição) mas sim ” σάββατον sabbaton” que quer dizer sábado. Diretamente falando; Jesus não ressucitou no domingo de jeito nenhum! Mas sim no SÁBADO AO AMANHECER. o site dessa fonte pessoal, é um que nos mostra um interessante estudo da bìblia no original; link:

    http://www.blueletterbible.org/Bible.cfm?b=Jhn&c=20&v=1&t=KJV#conc/1

    e outro:

    http://biblos.com/john/20-1.htm

    QUE A PAZ DO BENDITO CRIADOR ESTEJA CONVOSCO!

  36. SOBRE A MORTE DO MASHIACH HOMEM.
    O DIA EM QUE O MASHIACH HOMEM MORREU NO MADEIRO

    SHALOM

    TEXTO – “Na terça-feira ele foi preso e na quarta-feira Jesus morreu.
    Ficou na sepultura:
    a noite de quarta para quinta;
    a noite de quinta para sexta;
    a noite de sexta para sábado.
    O dia de quinta; o dia de sexta e o dia de sábado.
    E ao passar o sábado Jesus ressuscitou”. (Marcos 16:1).
    “Tudo indica que a ressurreição ocorreu na noite de sábado para o domingo para se cumprir o que disse Jesus: Assim como o profeta Jonas, ficou o Filho do Homem 3 dias e 3 noites no seio da terra”. (Mat. 12:40).

    Tendo em vista que o dia citado biblicamente é de um por do sol ao outro, a contagem acima causa roturas na ordem tríplice numérica. Vejamos os dados:

    Quarta – A partir do por do sol até as seis horas (6) da manhã do mesmo dia, primeira noite.

    Quinta – A partir do por do sol da quarta feira até as seis (6) horas da manhã do mesmo dia, segunda noite.

    Sexta – A partir do por do sol da quinta feira até as seis (6) horas da manhã do mesmo dia, terceira noite.

    De acordo com esses cálculos, são três noites antes do por do sol do encerramento da sexta feira. Ora, depois desse vem o início do shabat (sábado). Teria o Mashiach ressuscitado no sétimo ao invés do primeiro dia da semana? Nem com camisa de força poderá ser isso comprovado dentro dos escritos bíblicos.

    Quarta feira – De um por do sol a outro, uma noite e um dia.
    Quinta feira – De um por do sol a outro, duas noites e dois dias.
    Sexta feira – De um por do sol a outro, três noites e três dias.

    Nesses termos, para que a ressurreição do Mashiach (Messias) possa ter se dado no primeiro da semana (domingo), só se o shabat fosse riscado dessa contagem. Não sendo isso possível, é obvio que o quarto dia está fora de compatibilização no que diz respeito à morte do Mashiach homem.
    Os que debatem sobre esse assunto, esqueceram de examinar no cap. 6 vss. 1 2 do livro do profeta Osheyah (Oséias) a veracidade sobre a ressurreição, conforme o prazo estabelecido.

    Para maiores esclarecimentos, visite o Blog: falandoporysrael.blogspot.com.

    Atenciosamente,

    Yahoshafat Ben Yaacov.

  37. Presbitero David Eufrasino - Sobral/Ce

    Amado irmão autor do Estudo em discursão, responda-me: vc chegou a essa conclusão através de outros livros, sites, pregações, seu próprio pastor, ou você chegou a essa conclusão usando o seu raciocínio lógico “ocidental” de contar o tempo. Se foi assim reveja por 1) A Bíblia não foi escrita por ocidentais usando a contagem de tempo moderna 2) a maneira literária de escrever antigo era diferente da atual 3) a cultura e os vícios de liguagem (as chamadas gírias) são de uma cultuta de + ou – 2010 anos atrás. Cuidado com o que você publica pois vc estará influenciando muitos a pregarem de maneira errada ou certa. Entenda, não estou discordando de vc, continuo achando que Jesus morreu na sexta e ressucitou no sábado, se vc crer de outro jeito isso não influe nada na salvação, mas veja se você está 100% certo, não 90%… 50%… 10%… mas 100% de certeza, pois a palavra do Senhor tem que ser pregada em 100% verdade. Um abraço e parabéns pelo site. Comunique-se comigo: eufrasinobatera@hotmail.com.

    • Olá Presbítero David Eufrasino, a paz do Senhor Jesus, e peço desculpe pela demora. Não julgo falso o profeta seja ele pastor ou não, que ensina a Doutrina da palavra de Deus, mas considero falso todo aquele que apenas ensina a doutrina da sua própria igreja, mesmo estando esta fora da bíblia sagrada. O Senhor Jesus disse: E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
      Mateus 24:11. Disse também que eles fariam tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Mateus 24:24. Nos dias de hoje esta muito escasso a mensagem da obediência a Deus, e se tem multiplicado a oferta de milagres por dinheiro. E sobre o alimento, vc escreveu: em seu comentário: sabe o que diz em: Rm 14.2-6. Paulo começa no v 1 dizendo: Ora, quanto ao que está ENFERMO na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas. Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes V 2. Paulo estava falando de duas classe de pessoas que estavam enfermas na fé, as quais não podemos julga-las, e muito menos despreza-las, mas devemos ensinar o caminho da salvação. O próprio Paula assolava e matava os cristãos. A mulher que foi apanhada em adultério, a mando da lei de Moisés iria ser morta por ter quebrado um dos mandamentos da lei de Deus, ao se encontrar com Cristo, foi perdoada e alertada: Ide e não peques mais. Jo 8:3-5,11. Tanto ela como Paulo, depois que se encontram com Cristo, não quebraram mais o mandamento de Deus. Assim é o enfermo na fé, aqueles que (como doutrina) come de tudo ou os que come só legume, em vez de julga-los, vamos leva-los a Cristo, o único que pode perdoar, julgar e salvar. Em Mt 15, os fariseus e os escribas para conservar uma tradição, quebravam os mandamentos de Deus, então o Sr Jesus conhecendo a dureza de seus corações, chamou a si multidão, disse-lhes: Ouvi e entendei: O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem vs 10-11. no v 12, os discípulos não entenderam, e chamaram atenção do Senhos dizendo que o fariseus estavam escandalizados com esta mensagem, então no v 13-14, o Senhor Jesus disse: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada. Deixai-os; são condutores cegos; ora se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova. a princípio os discípulos não entenderam, e os fariseus até hoje não entendem que o tudo que os discípulos estavam comendo era pão, porem, sem lavar as mãos. No v 15, Pedro pediu mais explicação, então o Sr Jesus disse que tudo que entra pele boca vai para um lugar secreto, e os corações daqueles fariseus estava cheios de mortes, adultérios, prostituição, furor, falsos testemunhos e blasfêmia, e no v 20 Ele conclui: São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem. com estas palavras Pedro entendeu, poque depois de ressuscitado cristo apareceu a Ele, e mostrou em uma visão, todos os animais e disse: Levanta-te, Pedro, mata e come. Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. Atos 10:13-14. Nos vs 19-20 Pedro estava pensando naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que TRÊS HOMENS te buscam. Levanta-te pois, desce, e vai com eles, não duvidando; porque eu os enviei. Neste momento Pedro começou a entender quem de fato era queles animais, porque no v 28 ele disse a uma multidão: Vós bem sabeis que não é lícito a um homem judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo. E os fariseus por não entenderem a mensagem de Mt 15 como Pedro entendeu, e nem a sua visão a qual o Sr Jesus revelou que os animais seriam homens sem Deus, que os quais deveriam serem mortos para o mundo, e nascidos para Deus, eté hoje continuam comendo todas as imundícias que Deus proibiu. Leiamos uma profecia de um verdadeiro profeta: Porque, eis que o SENHOR virá com fogo; e os seus carros como um torvelinho; para tornar a sua ira em furor, e a sua repreensão em chamas de fogo. Porque com fogo e com a sua espada entrará o SENHOR em juízo com toda a carne; e os mortos do SENHOR serão multiplicados. Os que se santificam, e se purificam, nos jardins uns após outros; os que comem carne de porco, e a abominação, e o rato, juntamente serão consumidos, diz o SENHOR. Isaías 66:15-17. leiamos o que fazem os falsos profetas: Os seus sacerdotes violentam a minha lei, e profanam as minhas coisas santas; não fazem diferença entre o santo e o profano, nem discernem o impuro do puro; e de meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles. Ezequiel 22:26. Leiamos o que Deus disse por intermédio de Paulo: Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso. IIco 6:17-18. Estes estudos não foram tirados de livros, sites ou pregação. Preferi ficar com o conselho do profeta que diz: Buscai no livro do SENHOR, e lede; nenhuma destas coisas faltará, nem uma nem outra faltará; porque a sua própria boca o ordenou, e o seu espírito mesmo as ajuntará. Isaías 34:16. Sobre a contagem, também preferi ficar com a do profeta Jonas 1:17, e com a do Senhor jesus, Mt 12:40. Pr David, Já são 2 h da manhã, e já estou delirando de sono. A paz do senhor Jesus p você e família, fique com Deus.

  38. Eh Jesus morreu na quarta e os soldados quebraram as pernas dos bandidos porque a quinta sagrada já estava chegando…
    João 19:31

    Cometemos um anacronismo qdo dizemos que Jesus passou 3 dias inteiros no sepulcro, porque HOJE contamos o tempo assim, mas os escritores bíblicos contavam o tempo de forma INCLUSIVA, ou seja só a passagem do dia, por exemplo, em Daniel 2 é dito que o Nabucodonozor teve seu sonho no SEGUNDO ano, mas em Daniel 1:5 e 18 diz que os jovens hebreus estudaram TRÊS anos antes que o rei tivesse o sonho. E ai?

    Isso acontece pq o primeiro ano de reinado de um sucessor só era contado a partir do próximo ano novo (primavera) e também porque os TRÊs anos de estudos de Daniel segundo nossa contagem podem significar menos de 2 anos completos. A forma inclusiva de contagem não conta dias completos, mas passagem do calendário. Por exemplo,Se Daniel começou a estudar em “Dezembro”, em “Janeiro” eles já estavam contando 1 ano de estudo. O mesmo ocorre com a morte e ressurreição de Cristo.

    É importante estudar a bíblia em seu contexto e entendendo a forma original de pensamento do autor do livro…

    Paz mano!

  39. porém, se ele morrera na quarta feira na 9ª hora do dia, e fora sepultado antes do por-do-sol, Ele ressuscitou antes do por-do-sol do sábado derrubando assim a tesse católica da observancia do domingo pois, a única sustentação bíblica seja a Sua ressurreição no domingo…
    porém, você sabe que uma igreja para ser igreja tem que reconhecer este fato. E prova também que importa obedeser a Deus do que aos homens, e sendo assim JESUS CRISTO o senhor do SÁBADO! Só uma coisinha, não devemos confiar na tradução da biblia de pessoas que já tem suas teses formadas e crenças em apostasias pois, eles colocaram virgulas e pontos para o favorecer…

  40. A morte de Yahshuah Hamashiach na quarta feira

    Além do nome. O Tanak mostra que o Mashiach viria num tempo pré-estabelecido pelo pai Yahweh, anunciado pelos profetas do Eterno.
    Ou seja; a cronologia profética do Tanah apontava a época certa em que o Mashiach apareceria; quanto tempo ele pregaria, bem como o dia de sua morte, quantos dias ele ficaria no sepulcro, e também em que dia o Mashiach ressuscitaria dentre os mortos.
    Porque; Há um momento para tudo e um tempo para todo o propósito debaixo do ceu; existe tempo de nascer e tempo de morrer, um tempo para plantar, e um tempo para colher o que foi plantado. Kohelet (Proverbios) 3,1-3.
    Que dia Nasceu Yahshuah Hamashiach?
    De uma forma geral. Segundo estudiosos do judaísmo messiânico,
    a mais provável época do nascimento de Yahshuah teria sido na conhecida Festa de “Sukot”= Tabernáculos(Cabanas). O estudo está baseado no comentário de que Z´kharyah (Zacarias) tinha visitado o templo pouco antes de sua esposa engravidar: Nos dias de Herodes, rei de Yahudah, havia um kohen=sacerdote, chamado Z´kharyah, que pertencia à divisão de Aviyah=Abias; Sua mulher descendia de Aharon…mas, eles não tinham filhos, porque Elisheva (Izabel) era estéril; Uma vez quando Z´kharyah cumpria seus deveres de kohen (sacerdote) no período de serviço de sua divisão…lhe apareceu um anjo de Yahweh…dizendo-lhe…sua mulher Elisheva , engravidará. E Z´akharyah, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele. Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. Lucas 1:13 Considerando a ordem de Abias segundo as turmas dos sacerdotes. I Cronicas 24:10 era a oitava turma. Sendo que haviam 24 Turmas de Sacerdotes exercendo o trabalho 1 semana durante o ano. A primeira turma iniciava seus trabalhos no primeiro dia do primeio mes da Pascoa,=Abib, sendo este o primeiro mes Judaico(entre Marco a Abril), veja: No primeiro mês, aos catorze dias do mês, à tarde, comereis a matizah=pães ázimos, até vinte e um do mês à tarde. Êxodo 12:18 . I Cronicas 24:19 O ofício destes no seu ministério era entrar na casa do Yahweh, segundo lhes fora ordenado por Arão seu pai, como Yahveh Helohim de Yashorul=Israel, lhe tinha mandado. Isto quer dizer que a mãe de João ficou grávida logo após o retorno de Zacarias. Zacarias teria servido entre Julho e Agosto. E sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para sua casa. E, depois daqueles dias, Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou, dizendo: Assim me fez o Senhor, nos dias em que atentou em mim, para destruir o meu opróbrio entre os homens. E, no 6º mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré. A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era Yossef (José) da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. E, naqueles dias, levantando-se Maria, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Yahudah (Judá) E entrou em casa de Z´akharyah (Zacarias) e saudou a Elisheva (Isabel)., Lukas capitulo 1º . Isto dá-nos a entender que Isabel já estava com 6 meses de gravidez quando Maria engravidou, no Mês de Kisleu=9º mês hebraico=Novembro-Dezembro, No tempo da festa de Hannukah (Dedicação), adicionando os 9 meses de gravidez, de miryam chegam no 7º mês hebraico, Mês de Tyshri=Setembro-Outubro. Em Novembro já estaria frio demais para os pastores apascentarem o rebanho no campo a noite . Outro fato interessante que desmentiria o natal de Dezembro é o fato de o inverno ser bem rigoroso nesta época na Yahudaiah (Judéia) com temperaturas que podem chegar até abaixo de zero, e até mesmo a nevar, o que impede a presença de pastores no campo com gado conforme os textos…Chegou o tempo da festa de Hannukah=Dedicação, em Yahshalaym. Era inverno, e Yahshuah andava na área do Templo; Yachonam 10,22,23. Lembrando que, a festa de Hannukah acontecia no mês de Kisleu o 9º mês,Hebraico=Nov-Dezembro. A Festa mais próxima desta época é a Festa de Sukot = Tabernáculos, que também é conhecida como a Festa da Presença de Deus no meio do seu povo. Talvez esta seja a razão profética para o nascimento de Yahshua, durante esta festa. Misteriosamente, a Festa dos Tabernáculos é celebrada por 7 dias, número que representa a perfeição. Note: “Fala aos filhos de Israel, dizendo: Aos quinze dias deste mês sétimo será a festa de Mishcam= Tabernáculos ao Yaahweh por sete dias. Levítico 23:34. Como vemos, nesta época do ano é comemorada a Festa de Sukkot=dos Tabernáculos. Provavelmente Yahshuah nasceu durante esta festa. O t exto do evangelho de João, cap. 1, verso 14 diz que o Verbo se fez carne e habitou (em grego, skenoo, “ tabernaculou” ) entre nós. Como não existem coincidências na Palavra do Eterno, eu creio que esta pode ser uma indicação sobre a época correta do nascimento do Mashiach. A palavra grega usada aqui tem o sentido de armar a tenda, fixar residência, morar em um tabernáculo.
    A profecia das 70 semanas de anos de Danyah (Daniel) capitulo 9. Mostra o tempo exato do aparecimento de Yahshuah Hamashiach. Aliás, esta é a unica profecia na Escritura que mostra a data do aparecimento de Yahshuah Hamashiahc na Terra.
    Está escrito lá o seguinte…70 semanas de anos foram decretadas para seu povo (os Yahudim) para sua cidade sagrada Yahshalaym…sabe portanto, e entenda que 7 semanas de anos (49 anos) transcorrerão entre a promulgação do decreto para restaurar e reconstruir Yahshalaym; E até a vinda do príncipe ungido (Mashiah)…haverá 7 semans e 62 semanas de anos…ao todo 483 anos…Depois das 62 semanas o Mashiach será eliminado…Danyah (Daniel) 9,24-27
    Esta profecia indicava que, a partir da promulgação para a restauração do Estado Judaico até a unção de Yahshuah o principe da vida em sua Tevilah (Batismo) quando ele se tornaria no Mashiach (ungido); haveriam exatas 69 semanas de anos (483 anos).
    Algumas Bíblias datam a saída da ordem para a restauração de Yahshalaym (Jerusalem) como sendo no ano 457 antes da era do Mashiach.
    E o historiador flávio Josefo diz que a promulgação do estado judaico ocorreu na festa de Sukkot (Tendas). Esta festa judaica iniciava no dia 15 do 7º mês (Tysri). Sendo que o dia 15 o 1º dia da festa de Sukkot era um shabbat de descanso absoluto; Vayikra (Levitico)23,33-36. Josefo declara que a restauração do estado judaico foi promulgado no dia 14 de Tysri, véspera da festa ; já que o dia 15 do mesmo mês era um shabbat e ninguém podia fazer nada como já explicamos.
    Daí…somando uma coisa à outra para chegar a uma conclusão (como diz o pregador-Kohelet-7,27.)
    Conclui-se, que, a data para este evento deu-se no dia 14 de Tysri o 7º mês do ano 457 antes do Mashiach. Adentrando no tempo profético “a luz que alumia na escuridão” a partir da data da promulgação da ordem para a restauração do estado judaico. Encontraremos assim a data do nascimento de Yahshuah em 14-7-1 como também a data da sua Tevilah (Batismo) 14-7-26; e também de sua morte no dia 14 de Abib dia da Parasceve “preparação da Pêssah” no ano 30; era do Mashiach.
    Vamos então rastrear a profecia e chegar na data do nascimento de Yahshuah; Já que Shimon Kefah (Pedro) escreveu..temos confirmada a palavra profética. Vocês farão bem se lhe derem atenção, como a luz que brilha no lugar escuro e sombrio, até que o Dia raie e a Estrela da Manhã brilhe no coração de vocês; 2ª Kefah (Pedro) 1,19,20.
    O Malak (Anjo) encarregado disse ao profeta Danyah (Daniel) que da saída da ordem até a Tevilah (Batismo) de Yahshuah quando ele se tornaria no Mashiach (Messias); haveria uma contagem de 69 semanas de anos ou 483 anos.
    Contados desde o dia 14 de Tysri do ano 457 antes do Mashiach, vamos chegar em 14 de Tysri do ano 26 da era do Mashiahc, exatos 483 anos.
    Assim temos.
    14-7-457———antes do Mashiach-A promulgação da ordem.
    14-7-408———antes do Mashiach-término da restauração de Yahshalaym e do estado judaico.
    14-7-1———–era do —-nascimento de Yahshuah.
    14-7-26———-era do Mashiach—A Tevilah de Yahshuah quando ele se tornou o mashiach.
    14-1-30———era do Mashiach—crucificação e morte de Yahshuah hamashiach na metade da semana
    14-7-33———era do Mashiach—fim das 70 semanas dos judeus e inicio do tempo dos gentios.
    14-7-1843—–era do Mashiach—fim das 2300 tardes e manhãs, inicio purificação do santuário.
    14-7-2043—–era do Mashiach—a Parusia de Yahshuah-inicio festa da colheita .
    14-7-2050—–era do Mashiach—fim da colheita e das bodas do Mashiach de 7 anos-de 2043 a 2050.
    14-7-2052—-era do Mashiach—–fim da festa de Purym de 2 anos.
    14-7-2053—-era do Mashiach—-fim da festa do jubileu durante 1 ano-inicio do milênio do Mashiach.
    14-7-3053—-era do Mashiach—fim do milenio, a nova Yahshalaym desce do céu para a nova Terra.
    Quando o filho Yahshuah hamashiach entregará o reino ao Pai “Yahweh”.1ª Cor, cap-15.
    Lembrando que durante seu ministerio terreno o Mashiach celebrou a Pêssah (pascoa) 4 vezes.
    14-1-27 era do mashiach.
    14-1-28……………………..
    14-1-29……………………..
    14-1-30……………………..
    Portanto, a morte do Mashiach se deu na quarta feira dia 14 de Abib o primeiro mês judaico; véspera do dia 15 o 1º shabbat da festa da matzah ( àzimos), como vamos aprender neste comentário.
    Além do dia Sétimo que Yahweh afixou nas tábuas do decálogo como sendo um dia de repouso e 4º mandamento.
    A Torah registra mais 7 shabbaot (sabados) durante o ano hebraico em datas e festividades diferentes, como veremos a seguir.
    1º-shabbat-Vayikra (levitico)23,5. primeiro dia da matzah (ázimos) 15 de Abib-março-Abril.
    2º-shabbat-Vayikra (Levitico) 23,8. no 7º e ultimo dia da matzah (ázimos) 21 de Abib-março-Abril.
    3º-shabbat-Vayikra (Levitico) 23,15,16. na festa de shavu`ot (pentecostes) dia 4 de sivâ o 3º mês.
    4º-shabbat-Vayikra (Levirico 23,23-25.no dia do ano novo-jubileu 1º de Tysri 7º mês-Setembro-out-.
    5º-shababt-Vayikra (Levitico) 23,26-32. dia de “Yom-Kippur (Expiação) 10 de Tysri.
    6º-shabbat-Vaykra (Levitico) 23,39. 1º dia da festa de sukkot (tendas) 15 de Tysri 7º mês.
    7º-shabbat-Vayikra (Levitico) 23,38-40; O ultimo dia da festa de Sukkot 22 de Tysri 7º mês.
    Como pudemos observar, haviam realmente como ficou bem explicado; 7 dias-datas-no Tanah chamados shabbatot (Sabados).
    E fazendo um acurado exame sobre os shabbatot (sabados) no Tanah. Vamos descobrir com muita clareza, que, Yahshuach Hamashiach o Salvador do mundo. Não foi crucificado e morto numa sexta feira como a tradição cristã crê e afirma.
    È verdade que As Escrituras da B`rit-Hadashah (Novo-Testamento) declaram que, o Mashiach morreu num dia que era véspera do shabbat; Mrkos,,15,42-e refs. No entanto, como ficamos bem esclarecidos sobre os shabbatot (sabados) no Tanah (V-Testamento). Descobrimos que este dia posterior ao da morte do Mashiach; não foi o shabbat semanal do 7º dia o 4º mandamento; E sim, o 1º shabbat da festa da matzah (ázimos) dia 15 de Abib.
    Vejamos; O Mashiach foi preso no dia 14 de Abib, dia da “Parasceve” preparação da Pêssah (Pascoa) logo após celebra-la com seus Talmidim (Discipulos). Lukas,22,7-53; e refs. Isto na 1ª tarde do dia 14 de Abib. (lembrando sempre que o dia biblico é de uma tarde a outra tarde). Durante a refeição da ultima Pêssah (Páscoa)…Então o mashiach pegou o pedaço de matzah (pão ázimo), e deu-o a Y`huda Bem-Shimom de K`ryot (Judas ). Assim que Y´hudah pegou o pedaço de matzah, o adiversário entrou nele. Yochanan 13,25-28;
    E sobre a prisão do Mashiach, lemos…Então Y`hudah (Judas)…levando consigo um destacamento de soldados e alguns guardas oferecidos pelos Kohanim (sacerdotes) e p`rushim (fariseus) …veio com tochas e armas…e prenderam a Yahshuah…e o conduziram a Anáz sogro de kaifaz, que era o Kohem Gadol (sumo sacerdote). Yahonan 18,26-30.
    Portanto, o Mashiach passou toda aquela noite do dia 14 de Abib; sendo julgado pelo tribunal religioso dos Y`hudim (Judeus) chamado Sanhedrin ( Sinedrio. E…pela manhã cedo Yahshuah foi levado da casa de kaifaz para a audiência diante de Pilatos; Yahonan (João) 18,28. E no tribunal de Pilatos, os Y`hudim (judeus)…não entraram…para não contaminar (com os goym-gentios-Pilatos era romano) Mas, poderem comer a Pêssah (Páscoa) Y`honan 18,28. A audiência diante de Pilatos depois Herodes e novamente Pilatos. Durou desde as primeiras horas da manhã até aproximadamente meio dia daquele dia 14 de Abib quarta feira.
    Assim as escrituras nos mostram com muita clareza, que, Yahshuah comeu a Pêssah (Pascoa) com seus talmidim (discipulos) na 1ª tarde do dia 14 de Abib, foi crucificado na hora sexta (meio dia), morreu na hora nona (3 da tarde), e foi sepultado por Yossef de Ramataym (José de Arymateia) e Nakdmon (Nicodemos) ao pôr do sol (6 horas da tarde) na ultima tarde do mesmo dia 14 de Abib.
    Este dia 14 de Abib era também chamado “Parasceve” palavra grega equivalente a preparação ( neste caso, da Pêssah (Pascoa).
    E o primeiro dia após, era dia 15 de Abib o primeiro Shabbat da matzah (àzimos) que caiu na 5ª feira. Falando sobre sua morte e ressurreição Yahshuah deu o sinal dizendo…pois como Yonyah (Jonas) esteve três dias e três noites no ventre do monstro marinho, assim ficará o filho do homem três dias e três noites na sepultura; Mattytiahu (Mateus) 12,40. Três dias e três noites equivalem a 72 horas. Exemplo 3X24=72. Entretanto se fosse como diz a tradição cristã que o Mashiach morreu na sexta feira à tarde e ressuscitou na manhã do primeiro dia da semana (Domingo). Yahshuah teria ficado na sepultura somente 36 horas. Vejamos; da noite de sexta feira para o Shabbat uma noite; sabado um dia; de sábado para domingo outra noite; ou seja; duas noites e um dia perfazendo um total de apenas 36 horas, a metade do tempo profetizado pelo Mashiach e dado como sinal de sua missão como enviado de Yahweh. Neste caso onde ficou a outra noite e os dois dias que faltaram para completar os três dias e três noites que o Mashiach falou?.
    A matemática sobre o tempo do Mashiach na sepultura, torna-se simplificada e exata. Vamos retroceder no tempo e buscar a outra noite e os dois dias que faltaram na profecia cronológica do próprio Yahshuah, de três dias e três noites-72 horas. A verdade é a seguinte, o mashiach foi pregado no madeiro na hora sexta (meio dia), morreu na hora nona (3 da tarde) sendo sepultado ao pôr do sol (6 da tarde) da quarta feira dia 14 de Abbib. Ficou no sepulcro a noite de quarta para quinta feira(uma noite) o dia de quinta feira 15 de Abbib(um dia) a noite de quinta feira para sexta (duas noites) o dia de sexta feira 16 de Abbib(dois dias) a noite de sexta feira para sabado (três noites) o dia de Shabbah 17 de Abbib(três dias) . E ressuscitou logo após o pôr do sol do Shabbah; Isto é, nos primeiros minutos do primeiro dia da semana (Domingo)dia 18 de Abib.
    Façam as contas e verão que dão exatos três dias e três noites=3X24=72. Yahonan (João) declara que…foi pois Yahshuah seis dias antes da pêssah (Pascoa) a Beyt-Anyah, (Betania)…fizeram-lhe uma ceia…e Myriam (maria) ungiu-o para a sepultura; Yahonan (João) 12,1-7. Isto significa que o Mashiach saiu de Efraim; “Yahonan 11,54″ para ir a Beyt-Anyah (Betania) dia 8 de Abbib, 14 menos 6 é igual a 8.
    Este dia 8 deu-se na quinta feira da semana anterior à crucificação do mashiah. Neste dia Yahshuah passou pela manhã por Yerycov (Jericó) onde curou o cego Bartmeu, caminhando para Yahshalaym (Jerusalém).
    No outro dia sexta feira dia 9 de Abbib, foi que fizeram-lhe a ceia em casa de Lázaro, Marta e Myriam (Maria). Já no Shabah do 4º Mitzvah (mandamento) dia 10 de Abbib, Yahshuah descançou, já que Ele veio…para cumprir a Torah (Lei) e não para transgredi-la.. Mattytiahu (Mateus) 5,17-19. Domingo 11 de Abbib, o mashiach entrou em Yahshalaym (Jerusalem) montado num jumentinho, quando…a multidão com ramos nas mãos o saudou como rei de Yashorul (Israel) e filho de Davi; Markos 11,1-12; e refs. O catolicismo romano batizou este dia como Domingo de ramos. Por causa da recepção calorosa que Yahshuah recebeu do povo com ramos nas mãos. Dalí a três dias era a pêssah (Páscoa).
    Na segunda feira dia 12 de Abbib, Yahshuah disse a respeito de Herodes…Ide dizer a essa raposa; Eis que eu expulso demônios e realizo curas hoje ( dia 12 segunda feira) e amanhã (dia 13 terça feira) e depois de amanhã (quarta feira dia 14) serei consumado…hoje, dia 12, e amanhã dia 13 e depois de amanhã dia 14 de Abbib;…devo seguir meu caminho, pois não convêm que um profeta pereça fora de Yahshalaym (Jerusalem); Lukas 13,31-33.
    No dia que crucificaram o mashiach a Biblia relata…chegada a tarde porquanto era o dia da parasceve (preparação da Pêssah-Páscoa-14 de Abib) isto é a véspera do shabat da matzah (àzimos)…foi pois Yossef de Ramataym (José de arymateia) a pilatos…e pediu o corpo de Yahshuah e…havendo-o tirado envolveu-o num lençol, colocou-o num sepulcro novo…na rocha…era o dia da parasceve (preparação)…14 de Abbib 4ª feira…e o shabat da matzah
    (àzimos ) dia 15 de Abbib começava a luzir; Lukas 23,50-56.
    A Biblia de Jerusalém comentando esta passagem diz no rodapé da pg 1832 o seguinte…começava a luzir, provavelmente alusão ao costume dos judeus de ascender as lâmpadas ao começar o dia ao pôr do sol. E finalizando, temos uma aparente dúvida, no fato de Markos relatar que as marias preparam os perfumes para ungir o mashiach na sepultura…depois do shabat; Markos 16,1,2. E Lukas escrever que elas executaram esta mesma tarefa…antes do shabat; Lukas 23,55,56. Markos fala do shabat da matzah (ázimos) que se deu no dia 15 de Abib quinta feira. Já Lukas menciona o Shabat do sétimos dia o 4º mandamento que ocorreu no dia 17 de Abib.
    Assim aprendemos que entre a crucificação e morte do mashiach, e a sua ressurreição. Houve dois shabaot. O primeiro, o sábado da matzah (ázimos) no dia 15 de Abib, e que caiu na quinta feira.
    E o ultimo que foi citado por Lucas, caiu no dia 17 de Abib e que foi o Shabat do sétimo dia o 4º mandamento. Sobrando portanto, apenas o dia 16 sexta feira para as myrias (Marias)prepararem os perfumes da unção.
    Depois de todos estes esclarecimentos biblicos e históricso; alguem ainda continuará crendo que Yahshuah morreu na chamada sexta feira santa? Creio que definitivamente não!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Ivonil Ferreira de Carvalho Jataí-go ano 1989.

  41. Robert Augusto Gomes

    Quanto já me emocionei ao ouvir a tua voz
    Quanto já chorei ao ler o que escreveu a nós
    Pregou com tua vida e fez a igreja assim crescer
    O mundo deu perseguições e Deus te deu consolações
    O teu amor embriagou o mundo
    Que fez a tantos jovens mergulharem mais fundo

    “És o Peregrino do Amor
    Buscou os jovens com tanto ardor
    Ninguem jamais andou por tantas terras
    Nem levou a paz a tantas guerras
    Tentaram até calar a tua voz
    Em troca revelou o Céu a nós
    Um Mendigo do meu Senhor
    Por isso eu te sigo
    Peregrino do Amor”

    Olhando tua agonia só posso imaginar
    Que a própria Virgem Maria veio te buscar
    E com os anjos te levou ao mais lindo lugar
    E todos os Santos lá estavam a te esperar
    Foi por ter buscado a tantos jovens
    Em tua páscoa a juventude veio a ti

    Tão grande era a força do teu bem
    Que até os maus vieram e te buscaram também

    És o Peregrino do Amor
    Buscou os jovens com tanto ardor
    De tuas fraquezas não nos fez segredo
    E deu a ordem pra não termos medo
    A fé não está no corpo que se inclina
    Mas está na alma do que crê
    Eu creio que és o nosso intercessor
    Por isso eu te sigo
    Peregrino do Amor

    OBRIGADO JESUS POR VOCÊ EXISTIR…

  42. Otoniel Dos Santos Pepe

    só lenbrando,comcernente a morte e ressurreição de jesus nateus cap 27 vers:62 esclarece tudo, ora jesus morreu na sexta feira por volta das 15:00 e ressucitou(aleluia,gloria a Deus)na madrugada de domingo.

    • Sérvulo Rubim.

      texto de Otoniel.
      só lenbrando,comcernente a morte e ressurreição de jesus nateus cap 27 vers:62 esclarece tudo, ora jesus morreu na sexta feira por volta das 15:00 e ressucitou(aleluia,gloria a Deus)na madrugada de domingo.

      resposta ao texto

      meu amado irmão Otoniel, sem querer entrar no mérito da questão, pois ainda tenho duvida sobre este assunto, ainda estou pesquisando e estudando sobre ele, quero te dizer o seguinte: Mat 27 62 não diz que Jesus morreu na sexta. veja “Mat 27:32 “No dia seguinte, que é o dia depois da preparação, reuniram-se os principais sacerdotes e os fariseus e, dirigindo-se a Pilatos”
      agora confira com João 19:14 “E era a preparação da Páscoa e quase à hora sexta; e disse aos judeus: Eis aqui o vosso rei.

      João 19:42 Ali, pois (por causa da preparação dos judeus e por estar perto aquele sepulcro), puseram a Jesus.

      então vemos que a preparação ai é em relação a pascoa não ao sábado semanal. por este motivo, não me arrisco a dar uma opinião precipitada sobre o assunto pois ainda existe muitas perguntas sem respostas.

      exemplo: se Jesus morreu e foi sepultado no dia da preparação (João 19:14 “E era a preparação da Páscoa e quase à hora sexta) como ele pode ter celebrado a pascoa c/ os discípulos se ele já estava morto.

      você entende porque as vezes é difícil dar opinião precipitada? Mas o importante é que estamos aqui discutindo este assunto e isto nos traz conhecimento e conhecimento nos traz crescimento. Eu sei que o que importa e saber que ele morreu e ressuscitou por nós como alguns escreveram. sem estar aqui querendo ofender ninguém, mas isto é opinião de quem não gosta de estudar a Bíblia, quantas vezes somos confrontados por pessoas, que pegam estas supostas falhas bíblicas, para tentar desmentir a palavra de Deus, é nesta hora que temos que estar preparados.
      eu acho que aqueles que não gostam de debater assuntos bíblicos polêmicos, não deviam nem dar opinião.

      fiquem na paz. irmãos queridos.

      • Sérvulo Rubim, tudo bem? Obrigado pelo o comentário e pela visita. Em resposta ao Otoniel, você da um exemplo: se Jesus morreu e foi sepultado no dia da preparação (João 19:14 “E era a preparação da Páscoa e quase à hora sexta) como ele pode ter celebrado a pascoa c/ os discípulos se ele já estava morto. Sérvulo Rubim, Ele antecipou, e celebrou e comeu a páscoa com seus discípulos, porque em Mt 26:2, o Senhor Jesus disse: Bem sabeis que daqui a dois dias é a páscoa; e o Filho do homem será entregue para ser crucificado. Enquanto isto: os príncipes dos sacerdotes, e os escribas, e os anciãos do povo reuniram-se na sala do sumo sacerdote, o qual se chamava Caifás. E consultaram-se mutuamente para prenderem Jesus com dolo e o matarem. Mas diziam: Não durante a festa, para que não haja alvoroço entre o povo. Mateus 26:3-5. Veja que Judas foi onde eles estavam reunidos e disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata, Mateus 26:15. Do v 19-21, os discípulos prepararam e com o Senhor comeram a páscoa. Do v 26-28 o Senhor Jesus celebrou a primeira Santa Ceia e comeu com seus discípulos. Do v 47-50 Judas entrega, e o Sr Jesus é levado preso. No v 57 Ele é conduzido a reunião que estava acontecendo na casa de Caifás, a mesma reunião dos vs 3-5. E daí em diante, Ele passou a noite sofrendo e sendo interrogado. No cp 27:1, amanheceu o dia da preparação da páscoa de Jo 19:14, e o Sr Jesus já tinha comido a páscoa e ainda estava vivo, e este dia era exatamente uma quarta-feira, porque em Lc 13:10-17, o Senhor Jesus curou uma mulher em um dia de sábado, e entrou em discussão com os seus adversários, os quais, como nos dias de hoje, acusaram o Sr Jesus de ter trabalhado no sábado, e o Senhor com poucas palavras, separou o trabalho espiritual o qual pode fazer no sábado do material, deixando seus adversários envergonhados. Nos vrs 31-33 diz: Naquele mesmo dia (sábado) chegaram uns fariseus, dizendo-lhe: Sai, e retira-te daqui, porque Herodes quer matar-te. E respondeu-lhes: Ide, e dizei àquela raposa: Eis que eu expulso demônios, e efetuo curas, hoje e amanhã, e no terceiro dia sou consumado. Importa, porém, caminhar HOJE,(sábado) AMANHÃ,(domingo) E NO DIA SEGUINTE,(segunda-feira) para que não suceda que morra um profeta fora de Jerusalém. Neste caso Ele foi preso terça-feira a noite depois da Santa-ceia, foi morto quarta-feira, (dia da preparação do sábado dos judeus. Levítico 23:31-32) e sepultado ao por-do sol, e ficou sepultado a noites para amanhecer quinta, sexta e sábado, e o dia de quinta,sexta e sábado, e ressuscitou logo que escureceu o sábado para se cumprir a profecia do Senhor Jesus: Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra. Mateus 12:40. Deus te abençoe.

  43. Otoniel Dos Santos Pepe

    A paz do senhor a todos. sou Otonel pepe de irati parana, e estava observando essa maravilhosa discusao,pois quando debatemos,comversamos,respeitadamente as coisa de Deus nos alimentamos da palavra santa,pois cada um expressa o seu entendimento segundo a biblia.Pois bem amados tambem gostaria de me expressar,vejamos: a biblia NVI,nos relata em marcos 16 que quando terminou o sabado maria madalena,salome e maria mãe de tiago conpraram especiarias etc…para ungir o corpo de jesus,diz:no primeiro dia da semana bem ( segundo o horario judeu era domingo,visto então que o sabado terminou no por do sol e iniciava-se o domingo, sendo que nesse dia ainda estava escuro conf João 20,nosso salvador ja havia ressucitado,pois bem ,sendo assim jesus ressucitou apos algumas hora de domingo e não mais tarde, jesus morreu sim na sexta feira as 15:00 horas, mas como diz a palavra do bom Mestre em atos cap1vs 7 e jesus disse:não lhes conpete saber os tenpos e as datas que o pai estabeleceu,poi pouco inporta se ele morreu na sexta ou na qinta ou n a quarta , mais inporta que ele ressurgiu para nos dar vida e com abundancia ,para sermos sue atalaias e dizer a todos quanto pudermos que ele esta vivooo!!!! o gloria que DEUS abençoe a todos.inportante é que esse mesmo DEUS vai voltar que dia em amadoos, vai saber ! vamos estar preparados,pois mais inportamte que descobrir alguns mistérios aqui é saber pessoalmente com ele na lá na santa cidade com nosso salvador , vamos ter todo o tenpo para descobrir muito mais amém.

    • Segundo a Bíblia, Jesus Cristo morreria na Véspera da Pesach (páscoa).
      Segundo o calendário Judaico a Taanit Bechorot(Véspera de Páscoa) daquele ano (31) começou dia 14, sabem qual dia da semana caiu o 14????
      HÁ! Quarta feira, logo na quinta era dia 15 e primeiro dia da Pesach….
      Pesquisem vocês mesmos no site http://israelitas.com.br/calendario/index.php e comprovem!!!!
      Bom, só pelas Palavras de Cristo as pessoas já deveriam estar atentas quanto a isso, pois ele disse que ficaria no coração de 3 DIAS E 3 NOITES. Se fosse na sexta como dizem por ai, simplesmente, não daria tempo de se cumprir a profecia do Messias, por que Ele não teria ficado 3 dias e 3 noites no coração da terra.

  44. VAMOS ALEGRA E SE GARA’NTA EM SUA VIDA
    BJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJ
    CHA,U,UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

  45. Dizer que Jesus morreu na sexta é absurdo.

    Amados Jesus morreu na quarta.

    ESTUDEM POR FAVOR!

  46. Não entendo porque a morte de Jesus cai cada ano em uma data? Como pode, me expliquem por favor!!!

  47. Gostaria de pedir licença para postar um comentário no seu blog. Percebe-se que o senhor tem como objetivo chamar a atenção das pessoas para o ETERNO Elohim, sua Palavra e uma vida de santidade. Parabéns! Continue assim e que a Bênção do Elohim de Abraão o assista.Primeiro gostaria de chamar atenção para o fato de que “tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito…” (Romanos 15:4).Segundo, todos os fatos históricos ou proféticos registrados nas Sagradas Escrituras evidenciam o amor, a graça e a busca do ETERNO pelo perdido. O seu alvo é que ninguém se perca. (Ezequiel 33:11; Mateus 18:14). E que conheçam a sua glória, seu nome e seus feitos tremendos (I Reis. 8:41,43; Josué.4:23,24 ; Salmos 96:3 ; Isaías. 45:22).Terceiro, é bom lembrar que, apesar das pessoas no passado terem os seus pecados registrados nas Escrituras, não quer dizer que foram mais pecadoras do que outras, pois todos pecaram e carecem da glória de ELOHIM. (Romanos 3:23; Lucas 13:1-3; Romanos 11:17-24). Quão longânimo ELE tem sido com nossa geração!! (2 Pedro 3:4-13).Quarto, não quero ser mal entendida pois não tenho prazer em contendas de palavras. Apenas gostaria de poder compartilhar aquilo que também tenho pesquisado e estudado do Sagrado Livro. Muito obrigada.(2Timoteo 2:14-15; 1Timóteo 6:3-7,20).Alguns conceitos introdutórios para basear o dia da semana da Ressureição do Messias1. Entendo que desde o princípio a forma correta de contar os dias seria tarde e manhã e da manhã até a tarde, assim sucessivamente.. (Pela compreensão ocidental as pessoas contam a partir da meia noite e isso dificulta o entendimento cultural de alguns registros bíblicos). “E Deus chamou à luz dia, e às trevas noite.E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.” (Gênesis 1: 5, 8, 13, 19, 23, 31).2. Creio que a terra é o único lugar habitável e toda a estrutura universal foi montada para dar condições de vida em sua esfera geográfica. Há pessoas habitando nas ilhas, nas montanhas, nas regiões desérticas e nas geladas; também nas florestas, nos sertões , nas cidades super urbanizadas e nos mais longínquos rincões.Celebrai com júbilo a ADONAI, todas as terras. Salmo 100:1Cantai a ADONAI um cântico novo, cantai a ADONAI, todas as terras. (Salmos 96:1).Para que esse anelo fosse cumprido foi profetizado ao primeiro homem, nas palavras do próprio Elohim:“Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” (Gênesis 3:15) “…esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” (Apocalipse 13:8).3. Todos os SEUS desígnios estão pautados no pensamento salvador de alcançar todas as famílias da terra por isso ele tem promovido a eleição de pessoas entre as famílias da terra e a separação de uma nação entre as outras nações. Não que fossem melhores, mas faz parte de seu plano de salvação.Mas como os salvos entenderam a obra redentora antes da primeira vinda do Messias, por ocasião da realização de seu sacrifício substitutivo?Há um excelente artigo aqui: http://www.faithalone.org/journal/2003i/bryant.pdfNo entanto, também podemos analisar alguns aspectos da providência de Elohim em uma visão panorâmica da fé dos antigos e como ELE tornou as condições da terra favoráveis à longevidade de Adão, que viveu 930 anos. Podemos indagar: Por que ele viveu tanto sobre a face da terra?É provável que fosse para contar a todas as gerações que lhe foram contemporâneas como aconteceu seu pecado e como o Altíssimo providenciou e realizou salvação para ele, o representante da geração humana. Não foi um telefone sem fio, foi o primeiro homem testemunhando a muitas gerações. Eles aguardavam o descendente da mulher nos seus dias!!Noé estava a poucos anos de Adão que morreu quando o seu pai Lameque era menino. Mas Metusalém, avô de Noé, o homem que mais viveu sobre a terra, 969 anos, notadamente, passou aos seus filhos e netos os ensinos de Adão. Eles faziam parte da categoria de salvos daqueles dias.Por isso Noé em sua geração achou graça diante do ETERNO Elohim. Dos filhos de Noé, o ETERNO separou Sem, e de seus descendentes temos Abrão. Sem, também viveu longamente sobre a terra e ele podia contar os ensinos que ouvira de seu pai Noé, com clareza, compreensão e sem adulteração. Tudo que ouvira acerca da criação, da transgressão de Adão, da redenção, da remissão de pecados, do sacrifício substitutivo, do descentente que eles aguardavam, da sua graça, misericórdia e perdão de ELOHIM, mas também, do afastamento da humanidade dELE, Elohim, El vivo e verdadeiro, por todos aqueles anos esperou pacientemente por arrependimento. Até que veio o dilúvio, quão grande juízo sobre aquela geração!!Em Abrão o ETERNO separou uma nação de entre as outras nações. Que veio a ter o nome de seu neto Israel, nome estabelecido pelo próprio EL –GIBOR, Elohim Forte. Elohim separou Israel dos outros povos com um propósito redentor. Seu desígnio de criar o homem para louvou de sua glória, o fez criar todo o firmamento dos céus, seus sistemas e tudo o que há sobre a terra. E ELE estabeleceu o tempo que tudo isso ficará girando nessas esfera sideral. Até que ele os desfaça de forma abrasadora como está prescrito (2Pedro 3:8-13). De Israel ELE enviou o Salvador para toda a Humanidade, judeus e não-judeus. (Isaías 49:6).Mas o que tudo isso tem a ver com “os três dias e noites” da ressurreição?O povo de Israel foi separado pelo ETERNO para serem os guardiões da Torah, das Sagradas Escrituras. O Shabat é uma festa celebrada desde a antiguidade e permanece a sendo celebrada nos dias de hoje onde quer que haja judeus. O sábado tem sido motivo de muitas interpretações erradas e tem produzido muitas perseguições.A compreensão de que os dias começariam ao entardecer foi ensino de ELOHIM e os judeus contam assim os seus dias. Tarde e manhã até o entardecer e assim começa o ciclo de um novo dia. Ela assim nos de Adão, Noé, Abraão e nos dias em que o Messias andou em Eretz Israel, na terra de Israel, nomeada aqueles dias de Galiléia, Samaria e Judéia. “E Deus chamou à luz dia, e às trevas noite.E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.” (Gênesis 1: 5, 8, 13, 19, 23, 31).Para um judeu soa familiar o que esse texto declara “No findar o sábado, ao entrar o primeiro dia da semana”. Sugiro também a leitura desse estudo:http://www.biblelineministries.org/articles/basearch.php3?action=full&mainkey=WHEN+DID+JESUS+RISE+FROM+THE+DEAD%3F Cordial Shalom.M.Barzilay.

  48. Caros comentaristas:Minha dúvida está no significado da morte de Jesus: Creio que morreu para poder descer a mansão dos mortos, combater com quem tivesse a \’chave\’ da morte (ou fosse o Sr.da morte), vencer o embate com o que detinha este poder, destituir deste poder, e, vencendo Jesus tornou-se o Senhor da morte; Após, com a ressucitação, realmente venceu a morte e tornou-se Senhor da vida, tendo plenos poderes sobre a vida e a morte. Desculpem a minha ignorância mas tal assunto não é tratado tão a fundo ou nunca tive oportunidade de participar ou aprender sobre isto. Se alguém souber em explicar de forma mais correta e fundamentada ficarei agradecido.

    • Olá irmão F

      O significado da morte de Jesus::::
      Quando o Senhor Deus disse ao homem em Gêneses que se ele provasse da árvore do conhecimento do bem e do mal, certamente morreria – e o homem tendo-a provado certamente morrerá.
      Então, todo o mundo estava sobre essa sina; sob a morte no domínio da mesma pela própria Palavra de Deus que não pode jamais ser quebrantada ou anulada dou descumprida.
      Então o que retinha todose o que prevalecia sobre todos é a morte.
      E o que fazia com que a morte detivesse a todos (sem jamais haver vida) era o pecado – pois o salário do pecado é a morte.
      Então temos assim:
      O pecado entrou no mundo pela desobediência do homem à palavra de Deus.
      E tendo o pecado entrado no mundo – a morte passou a existir e dominar a todos por causa da palavra de Deus determinada ao homem; não faças tal, porque no dia em que fizerdes certamente morrerás.

      Aí entra a vinda e vida e morte de Jesus.
      O Senhor tendo nascido no mundo como homem – sem pecado, e vivido e morrido como homem sem pecado – ao morrer, paga o pecado – pois assim como o pecado entrou por um homem puro (Adão antes do pecado), assim também o mesmo pecado foi pago por um homem puro, incólume, de maneira que foi como se “Adão” sem o pecado morresse!
      E é dessa forma que o pecado foi pago; e a morte vencida pois não podia deter nem tragar quem não fosse pecador.
      E por haver morrido puro – nem a morte o poderia deter, porquanto o que detinha todos pela morte é o mesmo pecado pela mesma palavra de Deus.
      Por isso o Senhor ressuscitou – pois não era um pecador p/ que fosse retido pela morte.
      Só que Ele morreu; e não morreu por Si mesmo.
      Então assim como pelo pecado de um homem todos se tornaram mortais e pecadores – assim também pela vida e morte de outro homem todos (os que crêem) são justificados e livres da morte.
      Digo da morte espiritual, pois a da carne não tem mais volta, a carne é inimiga de Deus e não herdará o reino de Deus.
      Mas pela promessa do evangelho que foi dita por Cristo antes de Sua morte, diz:
      “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim ainda que esteja morto viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá.” (Jo. 11:25)
      Também diz:
      “E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.” (Jo. 6:39)

      E foi por essa razão que ela é e foi vencida – porquanto se ela vencia o pecador – por Aquele que jamais conheceu pecado ela foi vencida.
      E tudo isso é pela palavra de Deus; pois se antes pelo pecado a morte prevalecia sobre todos os pecadores; agora pelo evangelho e a vinda de Cristo enviado por Deus para pagar o pecado – pela mesma palavra de Deus – todos os que Nele crêem receberão não só o perdão dos pecados quanto a vida eterna e a ressurreição p/ essa nova vida.
      Mas isso só foi possível após a PAGA pelo pecado pela MORTE de um homem – sem pecado. Pois assim como foi um homem quem pecou gerando a morte a todos os homens.
      Assim também um homem pagou gerando a vida e ressurreição a todos os que creem.
      Porque o reino dos céus (espiritual) só pode ser alcançado pela fé – pela fé e pela palavra de Deus – nos tornando espirituais.

      E tendo o Senhor como homem ressuscitado – abriu-nos o caminho da ressurreição pela Sua vitória sobre o pecado (pois não pecou).
      Sobre Satanás (que era o eterno algoz do homem) pois venceu já em vida não lhe obedecendo nem pecando (apesar de todo o sofrimento e dor que enfrentou) mas morreu imaculado, consumando a obra de Deus sobre o pecado.

      E por fim venceu a própria morte, pois se essa era o fim desse mundo e nesse mundo; agora é o início do outro, a vida eterna por Cristo Jesus. Amém!

  49. Que o Espírito Santo de Deus esteja em cada um de nós em nome de Jesus o Cristo…Amados irmãos, rico e apurado é esse ESTUDO BÍBLICO, e que dessa forma também seja a maneira de interpretarmos a Santa Escritura. E, o mais importante o respeito que temos que TEMOS QUE TER UM PELO OUTREM… Jesus disse em Sua Palavra: … Amaras o teu próximo como a ti mesmo… Perdoas aquele que tem ti ofendido, oferecei o outro lado da face, a aquele que feri em um dos lados… Para que sejas chamado FILHO DE DEUS…! A parti: Com minhas duvidas e pensando aplicar um estudo exegético na Emissora que faço parte, resolvi buscar mais conhecimento e aprofundar no assunto da CRUCIFICAÇÃO E RESSURREIÇÃO DE JESUS… Foi aqui que cheguei. Li o Estudo do Irmão, também fique muito sem entender, e depois foi vendo que outros raciocínios foram aparecendo – A BÍBLIA SE INTERPRETA POR SI SÓ… Mas creio que Deus deu entendimentos aos homens através do Espírito Santo, porque se não entediaríamos quem é Jesus – “enviarei um Espiro que fará lembrar de todas essas coisas…” E aí invés de mi aprofundar escender-mi… Irmão se teu coração te condenar, maior é Deus…O tema não é polemico, pois o Evangelho não é um assunto de homem e sim O PODER DE DEUS, e que nos trás vida e conhecimento e não polemica!O Evangelho não pode ser discutido e sim ESTUDADO… Porque Deus separou os que traduziram a TORÁ? Será por que Deus sabia que iriam discutirem? Claro que não. Pois todos ao se encontrar tinham o mesmo confirme da Palavra e o mesmo Espírito o qual JESUS NOS ENVIOU PRA NOS FAZER LEMBRAR… Só achei que faltou paciência à todos, e também em mim quando comecei a ler ESSE POLEMICO DEBATE DE CONHECIMENTOS PROPRIOS, FOI O QUE VIROU! Certa vez Jesus perguntou a os discípulos o que o povo dizia DEle. E povo disse que eram um Profeta ou Uma Pessoa que tinha o contato com Deus;Mas quando JESUS PERGUNTOU O QUE OS DISCIPULOS ACHAVAM QUEM ELE ERA, FICARAM DISCULTINDO ENTRE SI, DEBATENDO… Até que o ESPÍRITO DE DEUS VEIO SOBRE PEDRO, QUE ESTAVA CALADO E MADITANDO, E RESPONDEU: Tu ES o Filho do Deus vivo que está nos Céus… E o mesmo Pedro se deixou levar por satanás tempo depois, e, REPRICOU JESUS, RESPONDENDO COM SEU CONHECIMENTO DE DUVIDAS HUMANA… Acho que a PALAVRA está em todos nós… Paulo deixa um ensinamento, que diz que cada um com seu Dom, e o que desejar ter um outro, busque com diligencia… Felipe e o eunuco são uma prova disso, que não existe Discípulo sem Mestre, e Jesus foi mais profundo – Maior e o que Servi do que o que é servido… Mostrou também isso ao lavar os pés dos discípulos… Pedro mas uma vez quis mostrar ser melhor… “Humilde é ser, e não querer ser”Minha deixa:Então convido a todos ao link no MSN, para ESTUDARMOS O TEMA,,, CADA UM VAI TRAZER PARTE DE DESCOBERTAS “FATOS” COM – NOME DA FONTE, LINK SE CASO DA INTERNET, FOTOS, TEXTOS, LIVROS ETC. Vamos criar uma Sala no MSN onde todos podem entrar através do seu MSN se preferir ou criar um… MAS A SALA TEM QUE SER SINGULAR “ÚNICA” E É SÓ TODOS ADICIONAR… NOME DA SALA: estudosbiblicos@gmail.com – O QUE VOCES ACHAM? Uma exigência: todos tem que ter uma Foto própria e bem destacada o rosto – Espero a todos pra APREDERMO E VENCER O DIABO E NÃO O IRMÃO! Nossa briga não é contra carne e nem contra o sangue… AMEM?meu MSN – access-web2009@hotmail.com – sala: estudosbiblicos@gmail.com

  50. THANK VERY!! IRMÃO CELSO JOÃO MICHELINSIDNEY AQUINO ALENCAR JUNIOR (sidneyalencar@hotmail.com)Um feliz 2010 e Fique na Paz do Bom Pastor.

  51. Amado irmão Alencar Junior ;O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE;O SENHOR FAÇA RESPLANDECER O SEU ROSTO SOBRE TI,E TENHA MISERICORDIA DE TI;O SENHOR SOBRE TI LEVANTE O SEU ROSTO,E TE DÊ A PAZ; NUMEROS;6.24,25,26[HOJE,NO ANO DE 2010;E SEMPRE;AMÉM].

  52. Caro Irmão Celso João Michelin, a Graça e a Paz do nosso Senhor Jesus. Bom amado, fico grato que esteja de acordo e conceituado na minha humilde explicação, porque foi a luz da palavra onde busquei as respostas racionais a respeito do estudo aqui colocado.Um feliz 2010 e Fique na Paz do Bom Pastor.

  53. Caro irmão Alencar junior assino embaixo A GRAÇA E A PAZ.

  54. Bom que a graça de Deus esteja entre todos! Amados essa é uma discussão maravilhosa, esse é um estudo muito valido, e estudos e discussões assim sempre são de grande valia a quem busca o entendimento ao senhor. Todo estudo, como também toda replica, é valida a respeito do que esta sendo debatido. Temos que levar em conta dois paralelos distintos, a cultura local da época os seus costumes, o calendário judeu e como eles contavam os dias. E a nossa moderna e “perfeita” ciência de contar o tempo nos dias atuais, em milésimos de frações de segundos. Bom amados no caso do tempo durante o qual Jesus esteve morto, não há requerer precisão matemática, exatidão absoluta. Conforme o costume daqueles tempos, qualquer porção de um dia se contava como um dia inteiro. Nesse caso, contando-se que Jesus teria expirado às 15 horas desse dia, uma vez que os judeus, como ainda hoje, contavam o começo do dia a partir das 18 horas da tarde, o por do sol, mais o decurso até às 18 horas da tarde do sábado, mais as horas restantes até à meia-noite, mas as horas do domingo de manhã. Certamente, não mais de quarenta horas seguidas, menos de dois dias integrais, segundo “nossa maneira de contar o tempo”. Mas, para aqueles tempos, a fração da sexta-feira, mais o todo do sábado judaico,” SABA” mais a fração do domingo, seriam computados como três dias, as duas frações tomadas como dias. Logo, não há nada a estranhar nessa maneira de ver da época. E porque então este estudo é valido? Em Mateus 12:40 o próprio Jesus afirma que ele ficaria três dias e três noites no seio da terra. Amados que esse estudo façam todos refletirem sob a relevante existência e obra de nosso senhor Jesus Cristo em relação a nossas vidas e eventualmente a nossa salvação. Sendo assim, embora não se coadune integralmente com o nosso modo de calcular, muito mais exato e rigoroso não aproximativo nem parcial. Entretanto, isso em nada afeta a realidade da morte de Jesus a duração do período até à ressurreição, pois que não é questão de tempo decorrido, mas de fato consumado. Sendo assim amados ou na quarta contando das nossas precisas matemáticas e ciências modernas ou que seja na sexta levando em consideração a cultura judaica seu modo de contar os dias, JESUS É FATO CONCRETO NA HISTORIA DA HUMANIDADE, POIS ELE NASCEU ENTRE NÓS, VIVEU COMO EXEMPLO A NÓS, MORREU POR NÓS E RESSUSCITOU PARA GLORIA DE DEUS PAI. E PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRER VIVA. AMÉM. THANK VERY!!

  55. CARO Amigo se não ouver discução é muito legal dialogar,conversar,escrever,bater um papo ,entre irmãos,se começar uma discução,é melhor encerrar o assunto;assim,você acaba tendo que estudar mais emais a palavra de DEUS,neste caso primeira vez que escuto falar que Jesus morreu quarta feira ,a conta não bate de jeito nenhum,mas eu respeito isso ai tenho que pesquizar detalhadamente uma coisa que ja sei e que acredito, se eu estiver errado quero ser humilde para reconhecer e mudar olha aminha conta LUCAS 24;21 ;3;DIA DOMINGO-2 DIA SABADO- 1 DIA SEXTA FEIRA AMEM ;MAS SE ACREDITAR DO OUTRO JEITO NESTE CASO NÃO ENFRUI NA SALVAÇÃO;o mais importante É O SENHOR JESUS CRISTO QUE DEUS TE ABENÇOE .

  56. Então???????que dia Jesus morreu???????3 de abril???4 de abril???…..será que até hoje o povo vive nesse impasse de datas,e continua sendo prisioneiro das ordens do vaticano..por favor…responda-me preciso tirar essas duvidas ou…00/00/00..pois apartir de sua morte foi começado o calendario??que periodo é o ano um…

  57. amados sobre este assunto ainda pesquisei, o que vou escrever agora esta nas cartas vivas;lucas 24;21 E NÓS ESPERÁVAMOS QUE FOSSE ELE O QUE REMISSE ISRAEL;MAS AGORA,SOBRE TUDO ISSO,É JÁ HOJE O TERCEIRO DIA DESDE QUE ÉSSAS COISAS ACONTECERAM. FAÇA A CONTA 3,DIA,(1 DIA DA SEMANA) 2, DIA (SABADO) 1,DIA (SEXTA FEIRA)DEUS ABENÇOE.

  58. meus amigos 1corintios;15;3,4 paulo fala aqui ao terceiro dia e não depois do do terceiro dia ;faça a conta foi supultado+.- 18;horas; da quarta então 18h da quinta 18h da sexta 18h do sabado se ele ressucito antes das 72h foi no sabado não pode;se ele ressucitou depois das 72h ele ressucitou no quarto dia e também não pode;como foi realmente;os judeus contam os dias assim 18h sexta 18 sabado 18 1dia da semana ou seja parte da sexta parte do domingo e o dia integral do sabado com todo o respeito a vossa conta não da certo.

  59. SHALOM !!!CHAVER!!!( A PAZ DO SENHOR !!!AMIGO!!!)……. ESTE ESTUDO É RALMENTE POLEMICO E MUITO PROFUNDO. GOSTEI MUITO; QUE O SENHOR NOSSO DEUS O SANTO DE ISREL CONTINUE TE ABENCOANDO, PR.CLEBSON, MUNIQUE -ALEMALHA.

  60. a onde Jesus estava aos tres dias que ficou morto?

  61. vc me esclareceu pois eu pensava que jesus havia morrido na sexta como muitos dizem, mais è isso ai, a propria biblia diz: erra o homem por não examinar as escrituras nem o poder de deus, obrigado! deus lhe abençoe!

  62. Vale lembrar que a páscoa é celebrada na primeira lua cheia de domingo na primavera (hemisfério norte)

  63. RESPOSTA REFERENTE AO COMENTÁRIO DE "SEM NOME" COM DATA DE 17 DE MARÇO ÀS 11:03
     
    Olá Celso. Tudo bem? Obrigado pelo comentário.
     
    Você diz que é uma loucura eu dizer que Jesus morreu numa quarta-feira às 15 h, e foi sepultado provavelmente ao pôr do sol.
     
    É bem verdade o que você diz em seu comentário, que os dias dos judeus eram contados das 18:00 h as 18:00 h horas do dia seguinte.
     
    Em Mateus 12:40 o próprio Jesus afirma que ele ficaria três dias e três noites na sepultura. Você acredita nas palavras de Jesus? 

  64. CONTINUAÇÃO
     
    Se ele morreu numa sexta-feira às 15 h e ressuscitou na madrugada do domingo, como você diz em seu comentário, então faça a contagem regressiva dos três dias e das três noites, e descubra o dia e a hora do sepultamento de Jesus. Se isso fosse verdade, o sepultamento de Jesus teria ocorrido ao amanhecer da quinta -feira, não era?
     
    Segundo a sua contagem:
    Das 18h de sexta às 18h de sábado: 1 dia e 1 noite
    Das 18h de sábado à madrugada de domingo: 1 noite
    Totalizando 2 noites e 1 dia.
     
    Onde você encontrou 3 dias e 3 noites neste espaço de tempo?
    Isso só seria possível, de acordo com sua idéia absurda de fazer das 15h às 18h de sexta ser 1 dia.
     
    Por favor, veja o verdadeiro desvaneio em suas palavras:
     “Jesus morreu às três da tarde de sexta feira(primeiro dia).”  COMO???? ONDE TEM 1 DIA NESSE PERÍODO???
    “18:00 horas de sexta à 18:00 horas do sábado (segundo dia)” 1 DIA E 1 NOITE
    “18:00 horas do sábado à 18:00 horas do domingo (terceiro dia)” ÀS 18H DO DOMINGO? MAS VC NÃO DISSE QUE ELE RESSUSCITOU AO AMANHACER DO DOMINGO?
    “Jesus possivelmente tenha ressucitado na madrugada de domingo (terceiro dia).
    é só isso meu amado, não tem o que inventar…”  MAIS INVENÇÃO DO QUE ISSO, IMPOSSÍVEL MESMO.
     
    CONTINUA…

  65. CONTINUAÇÃO:
     
    Jesus não mentiu, nem tão pouco mofou na sepultura como você diz. Ele disse e aconteceu: ficou 3 dias e 3 noites sepultado.
     
    Jesus foi morto às 15h de quarta e sepultado, provavelmente, no pôr-do-sol, às 18h.
     
    Eis as três noites:
    1ª – noite de quarta para quinta,
    2ª – noite de quinta para sexta,
    3ª – noite de sexta para sábado.
     
    Eis os três dias:
    quinta,
    sexta e
    sábado.
     
    Ressuscitou, provavelmente, na noite do sábado completando a contagem de Jesus que é de três dias e três noites (Mat. 12:40). Porque em Lucas 24:1 e 2 lemos que na madrugada de domingo as Marias já encontraram o sepulcro aberto, e no v 6, um anjo disse a elas que Jesus não estava lá, mas já tinha ressuscitado. 
     
    Dê espaço para que Deus ilumine seu entendimento. Um abraço.

  66. meu irmão, o estudo que o senhor fez nao é um absurdo como alguns dizem
    pois naquela época haviam várias festas tituladas a sábado em Israel 
    em qualquer dia da  semana quando Jesus disse que ficaria três dias e
    tres noites no seio da terra se a gente calcular que Jesus foi
    sepultado à 18 horas da quarta feira a 18 horas de sábado, dá tres dias
    como ele mesmo falou em Mateus 12/40 e o dia do judeu começa 6 da manha
    e vai ate 18 horas, neste periodo o judeu nao fazem coisa alguma como
    vender ou compra etc .   
    Se agente defender que Jesus morreu na sexta nao vai dar tres dia e
    tres noites, se a semana começa no domingo e ele morreu na sexta ele só
    ficou um dia meio sepultado pois das 18 horas de sexta ate 18 horas de
    sabado, dá um dia, das 18 de sabado ate 6horas da manha de domingo dá
    um dia meio .
           
    um abraço do irmao Edson     

  67. Irmão que loucura é esta, esta sua ídéia é um verdadeiro disparate, pela suas contas Jesus mofou na sepultura ou seja ficou nada mais nada menos que cinco dias. porque a bíblia afirma que Ele ressucitou no PRIMEIRO DIA DA SEMANA, ou seja NO DOMINGO.
    CONSELHO: Meu amado, capricha mais nos estudos da bíblia e dê menos vazão aos seus desvaneios, até porque isto é muito perigoso.
    A BÍBLIA AFIRMA: JESUS RESSUCITOU AO TERCEIRO DIA: o dia do judeu começa às 18:00 horas ou ao por do sol e termina às 18:00 horas do outro dia.
    Jesus morreu às tres da tarde de sexta feira (primeiro dia)
    18:00 horas de sexta à 18:00 horas do sábado (segundo dia)
    18:00 horas do sábado à 18:00 horas do domingo (terceiro dia)
    Jesus possivelmente tenha ressucitado na madrugada de domingo (terceiro dia).
    é só isso meu amado, não tem o que inventar.
     
    Um abraço,
     

  68. ed cosme dantas gonçalves

    gostei muito deste relado onde revela o dia em k o SENHOR,foi da morto e a ressurreição,pois muito me enriquece como conhecimento teológico como também para aplicação nas pregações,espero receber mas estudos a respeito de qualquer outro relato,k vcs estiverem. obrigado! paz do senhor!

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 51 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: