OS DEZ MANDAMENTOS – A LEI DE DEUS

A finalidade das leis sempre foi manter a ordem, seja no trânsito, na política, na economia ou qualquer segmento da sociedade organizada. As leis contribuem para a paz e a graça de todas as famílias de bem. No entanto, os desordeiros, os bandidos, traficantes e ladrões não se agradam de leis e regras, pois querem viver segundo seus interesses.

A Lei de Deus foi estabelecida para organizar a vida humana com base na verdadeira justiça. Ela expressa a vontade divina para a humanidade e define o estilo de vida daqueles que a aceitam. Esta Lei é composta de mandamentos santos, que poderiam consertar todos os erros se a humanidade se submetesse à justiça do Criador, que estabelece (Ex. 20:1-17):

  1. Não terás outros deuses diante de mim;
  2. Não farás para ti imagem de escultura e nem se encurvarás a ela;
  3. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão;
  4. Lembra-te do dia de sábado para o santificar, seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus;
  5. Honra a teu pai e a tua mãe para que se prolonguem os seus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá;
  6. Não matarás;
  7. Não adulterarás;
  8. Não furtarás;
  9. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo;
  10. Não cobiçarás a casa do teu próximo e nem a mulher do teu próximo.

Se opor a essa Lei é se opor ao próprio Deus, é querer viver a sua própria religião e andar segundo os seus próprios pensamentos (Isaias 65:2). Aquele que decide viver fora dessas diretrizes insulta a Deus, e profana as coisas santas que Deus fez, porque a Lei é santa, o mandamento santo, justo e bom  (Rom. 7:12).

Não podemos anular a Lei pela fé (Rom. 3:31), até porque uma depende da outra: se obedeço a Lei é porque tenho fé, se tenho fé guardo a Lei (Tiago 2:17-18).

1- O que disse o salmista Davi em relação a Lei do Senhor?

R: Salmo 19:7 “A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices.”

Davi era um homem reto e temente a Deus e reconheceu que a Lei de Deus era perfeita. Disse ainda que a Lei de Deus refrigera a alma. Salmo 37:30-31 diz que o justo fala da sabedoria e sua língua fala do que é reto, porque a Lei do seu Deus está em seu coração. Dizer que a Lei de Deus não tem mais valor não é sinal de sabedoria e sim de tolice, porque o próprio Davi fala com a alma: deleito-me em fazer a Tua vontade, ó Deus meu, a Tua Lei está dentro do meu coração (Sal. 40:8).

2- Nós já sabemos que a lei é perfeita, mas o que é necessário para o homem ver as maravilhas da Lei de Deus?

R: Salmo 119:18

Existem inúmeros pregadores que se dizem servos de Deus, mas não guardam, não defendem e nem concordam com os mandamentos de Deus. Davi dizia o contrário: “desvenda os meus olhos para que veja as maravilhas da Tua Lei”. No v. 19 Davi diz: “Não escondas de mim os Teus mandamentos” e no v. 174 Davi vai mais além: “Tenho desejado a Tua salvação, ó Senhor, a Tua Lei é todo o meu prazer”.

3- Existe um tempo determinado para se encerrar a Lei de Deus?

R: Salmo 148:6

Assim como o salmista, Jesus também sabia que a Lei era para sempre e em tempo nenhum ela passaria ou deixaria de existir, até porque Jesus confirma: “Não cuideis que vim destruir a Lei e os profetas, não vim ab-rogar, mas cumprir” (Mat. 5:17). Jesus diz ainda: “Até que os céus e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido (v. 18 Luc. 16:17). Neste caso, a existência do céu e da terra anuncia que a Lei do Senhor permanece para sempre.

4- Nos últimos dias existirá alguém interessado em ouvir e aprender a Lei de Deus?

R: Miq. 4:1-2 / Isaias 2:3

5- Porque o povo deve procurar a ensinar e a falar da Lei?

R: Isaias 8:20

Nos últimos dias as pessoas irão sentir sede da Palavra de Deus, então irão a Deus, porque saberão que de Sião sairá a Lei, a Palavra do Senhor de Jerusalém. Essa foi a profecia de Miquéias para os últimos dias. E Isaias fala: “À Lei e ao testemunho, se eles não falarem segundo estas palavras nunca verão a alva”. Entendemos que essa mensagem jamais deve ser esquecida.

6- Em Mateus 24:29-31 e Isaias 50:6 Deus fala da vinda do Senhor. A quem Deus está falando?

R: Isaias 51:7 / Malaquias 2:6

Deus fala a um povo reto que tem em seu coração a Lei do Senhor, a um povo que realmente é servo, e servo é aquele que serve e obedece, que se lembra, que observa e que guarda a Lei e os mandamentos do Senhor (Sal. 119:55-56).

7- Qual é o grande mandamento da Lei de Deus?

R: Mat. 22:37-40 / Mar. 12:28-30

Muitos pregadores, se baseando nessas citações, pregam e ensinam que os dez mandamentos foram reduzidos em dois: amar a Deus e amar ao próximo. Porém, é impossível amar a Deus e não considerar, observar e guardar os quatro primeiros mandamentos (Ex. 20:3-11):

1º  Não terás outros deuses diante de mim;

2º Não farás para ti imagem de esculturas e nem se encurvarás a ela;

3º Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão;

4º Lembra-te do dia de sábado para o santificar, seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus.

Esses quatro mandamentos se resumem em apenas um: amarás ao Senhor teu Deus com toda a tua força e de todo o teu coração.

O segundo, semelhante a este, é: amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Também é impossível amar o próximo e não observar os seis últimos mandamentos (Ex. 20:12-17):

5º Honra a teu pai e a tua mãe para que se prolonguem os seus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá (até porque os pais são as pessoas mais próximas que Deus nos deu);

6º Não matarás (o próximo);

7º Não adulterarás (o próximo)

8º Não furtarás (o próximo);

9º Não dirás falso testemunho contra o teu próximo;

10º Não cobiçarás a casa do teu próximo e nem a mulher do teu próximo.

Os seis últimos mandamentos se resumem em um: amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Por esta razão Jesus disse: “Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas (Mat. 22:40). É o mesmo que Deus recomendou: “honra tua mãe e teu pai e guardas os meus sábados” (Lev. 19:3).

É enganosa, falsa e sem base bíblica a pregação de que Cristo veio abolir a Lei de Deus.

8- Quem trocou os mandamentos de Deus por suas próprias tradições?

R: Mat. 15:1-36-9 / Marcos 7:6-9 / Isaias 29:13

É comum ouvir líderes religiosos dizerem que se alcança a salvação somente pela fé, e não pela obediência a Lei, porém se alguém quebra apenas um dos mandamentos, por exemplo o 7º, este é expulso e eliminado da comunidade. Por isso, Jesus os classifica como hipócritas e fariseus, que pregam uma coisa e vivem outra.

9- O que disse Jesus ser o mandamento?

R: João 12:50 “E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito.”

10- Quem nos mostra o pecado que cometemos?

R: Rom. 7:7

Jesus disse que o mandamento é a vida eterna e Paulo fala que a Lei não é pecado, porque ele só conheceu o pecado porque a Lei disse “Não cobiçarás” (10º mandamento).

11- Podemos crer em Jesus e desacreditar na Lei de Deus que Moisés escreveu?

R: Deut. 5:7-21 João 5:45-47

Também é comum ouvir de líderes religiosos que a Lei é de Moisés e que não deve ser obedecida, que o importante agora é viver somente pela fé em Jesus e o próprio Jesus diz: “Se cressem em Moisés também acreditariam em mim, pois Moisés escreveu a meu respeito, mas se não credes nos escritos de Moisés, como creríeis nas minhas palavras?” Logo, Jesus não aceita que alguém despreze a Lei de Deus escrita por Moisés e diga que crê em Seu nome. João fala que aquele que diz que conhece a Deus e não guarda os Seus mandamentos é mentiroso e nele não está a verdade (I João 2:3). Apocalipse 14:12 diz que os santos serão conhecidos porque guardam os mandamentos de Deus e têm a fé em Jesus. Provérbios 28:9 diz que os que desviam seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração é abominável, por esta razão Paulo insistia em dizer que a Lei é santo, o mandamento santo, justo e bom (Rom. 7:12).

12- A fé é superior a Lei?

R: Rom. 3:31 7:25

13- Paulo também creu em tudo que estava na Lei?

R: Atos 24:14

14- João também ensinou os mandamentos?

R: I João 2:7

15- Com quem o diabo está irado?

R: Apoc. 12:17

16- Devemos guardar a Lei parcialmente?

R: Tiago 2:10

17- Vale a pena o homem viver sem a Lei e não dar ouvidos ao tomar conhecimento dela?

R: Rom. 2:12-13 / Heb. 10:26 II Ped. 2: 21-22 / Tiago 1:22

18- Paulo se preocupava com os crentes que estavam sem Lei?

R: I Cor. 9:20-21

19- Os mandamentos de Deus são pesados?

R:I João 5:3

20- Os sacerdotes que profanam a Lei e o sábado já existiam no tempo de Ezequiel?

R: Ez. 22:26 23:38

Por esta razão não devemos crer no que ensinam os sacerdotes, mas examinar se os seus ensinamentos estão de acordo com a Palavra de Deus, porque a Lei é que nos diz o que é pecado (Rom. 7:7). É obedecendo a Lei de Deus que podemos alcançar a graça da salvação por Jesus Cristo (Rom. 7:25).

E é fácil descobrir quais segmentos não têm a verdade: aqueles cujos sacerdotes transgridem a Lei e o sábado (Ez. 22:26) e se levantam contra o resto da semente dos que guardam os mandamentos de Deus (Apoc. 12:17) – esses são os falsos profetas. Para um deles Paulo, cheio do Espírito Santo, disse: “Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?” (Atos 13:6, 9-10).

Há muito tempo os falsos profetas e profanos vêm enganando a todos, principalmente o povo de Deus (Ez. 13:9-10), mas Jesus avisa: “Acautelai-vos que ninguém vos engane (Mat. 24:4-5 / Mar. 13:4-5). E em Mateus 24:24 Jesus acrescenta: “Surgirão falsos cristãos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos”. Por isso, Paulo alerta: “Ninguém vos engane com palavras vãs, pois por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência, mas não sejais participantes com eles” (Ef. 5:6-7). Antes diremos o que Paulo disse: “Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo a Lei de Deus…” (Rom. 7:25).

Publicado em 23 de novembro de 2005, em Estudos. Adicione o link aos favoritos. 15 Comentários.

  1. PARA ENTENDER-MOS SOBRE A LEI DE DEUS NÃO TEMOS QUE FICAR SÓ NO SUPERFICIAL.TEMOS QUE TER CONHECIMENTO BIBLICO.A LEI DE DEUS É SUB-DIVIDIDA EM 3 PARTES: LEI SACRIFICIAL OU SACERDOTAL, LEI CIVIL E LEI MORAL.AS DUAS PRIMEIRAS FORAM ABOLIDAS QUANDO O VÉU SE RASGOU DE CIMA PARA BAIXO NO MOMENTO DA MORTE DE NOSSO SENHOR.HOJE NÃO PRECISAMOS MAIS DE SACERDOTES PARA ENTRAR NO SANTO DOS SANTOS.POIS TODOS QUE ACEITAM A CRISTO TEM LIVRE ASSESSO AO PAI POR MEIO DA FÉ.A LEI CIVIL DO OLHO POR OLHO DENTE POR DENTE.,PECADORES SENDO APEDREJADOS AGORA SÃO PERDOADOS.(VIDE JOÃO 8),PESSOAS COM SANGRAMENTOS NA CARNE ERAM TIDAS COMO IMUNDAS…E TANTAS OUTRAS, ESTAS FORAM ABOLIDAS NA MORTE E RESSUREIÇÃO DE NOSSO SENHOR.AGORA EM EX:20 TEMOS A LEI MORAL. EM MARCOS 10;19 O JOVEM RICO TIM UMA VIDA MORAL EXEMPLAR POIS RESPONDEU AO MESTRE QUE SABIA DOS MANDAMENTOS DESDE DA SUA MOCIDADE.POIS BEM ESSES 10 MANDAMENTOS SE RESUMEM EM APENAS 2.DAVI QUANDO PECOU .COBIÇANDO. ADULTERANDO,MINTINDO E MATANDO(SABIA QUE SEGUNDO A LEI TERIA QUE SER APEDREJADO.MATOU URIAS COLOCANDO-O NA FRENTE DE BATALHA ,BATE-SEBA FICOU VIUVA E ASSIM DAVI A TOMOU COMO MULHER LEGITIMA,ESCAPANDO ASSIM DE SER MORTO POR APEDREJAMENTO,QUANDO NATAN O CONFRONTOU DOS SEUS PECADOS ELE DISSE: PEQUEI CONTRA DEUS.ENTÃO QUERIDOS, QUEM AMA A DEUS E AO PROXIMO NÃO PECA..SE EU AMO MEU IRMAO COM A MIM MESMO,NÃO VOU MATA-LO,COBIÇAR SUA MULHER,MENTIR PARA ELE.NÃO VOU DEFRALDA-LONEM FAZER COM ELE AS OUTRAS COISAS QUE FALA EX:20.EU NÃO FAZENDO ISSO CONTRA MEU PROXIMO ESTOU CUMPRINDO OS MANDAMENTOS DO MEU DEUS…..Em cristo com amor….Ev. Nelio Faria

    • Nelio Faria, Obrigado pelo comentário, você tem razão em dizer que os dez mandamentos se resume apenas em dois, porque quem ama seu próximo, guarda os seis últimos mandamentos de Ex 20, e quem ama a Deus acima de todas as coisas, guarda os quatros primeiros mandamentos de Ex 20, por isto é que O Senhor Jesus disse: Dsses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mt 22:37-40.

  2. A lei e boa porque regula a maneira em que uma sociedade deve viver.
    Em Africa,existe algo inexplicavel ou dificil de entender por ex: Todos os Domingos na liturgia da-se a conhecer os dez mandamentos mas nada muda na vida das pessoas.Hoje em dia ama-se mais o bem material do que o Criador, Deus. e descabido, um cristao dizer que so vou a Igreja para que tenha alguem para me enterrar.temos que trabalhar muito meus irmaos para que as pessoas saibam que somente jesus e o:caminho, a verdade e a vida. o pricipio e fim.
    Amen

  3. O DEUS TODO PODEROSO NOS QUER AO SEU LADO POR ISSO DEVEMOS OBEDECER AOS SEUS MANDAMENTOS QUE SÃO SANTOS E DURA PARA TODO E SEMPRE COMO O PRÓRIO DEUS. AMEI ESSES BENTIDOS ENSINAMENTOS, SÃO ATRAVÉS DELES QUE MUITOS CONHECERÃO A VERDADEIRA ESSÊNCIA DA PALAVRA DE DEUS, CONTINUE SEMPRE COM JESUS POIS ELE É CAMINHO, A VERDADE E A VIDA E NINGUÉM CHEGA AO PAI SE NÃO POR ELE.

  4. GOSTEI DA EXPLICAÇÃO,PRINCIPALMENTE O 4ºM, EU SÓ GOSTARIA DE VÊ OS LOUVORES AO VIVO,QUE DIMINUAM OS SONS MECANICOS NOS TEMPLOS, PRINCIPALMENTE AOS DOMINGOS A NAITE.SOU MÚSICO E APRECEIO MUITO O SON ACUSTICO.

  5. É muito bom usar este canal (internet),para esclarecer mais sobre a palavra de Deus.Com certeza os 10 mandamentos,não são pesados,pois quando tomados,por uma decisão consciente de viver em Cristo,tudo se resume em amá-lo.Quando amamos uma pessoa,procuramos fazer a vontade desta pessoa;isso é prático em nossa vida,quando nos interessamos profundamente por alguém,nos casamos,etc.Procuramos fazer as vontades de quem amamos,por saber que isso reforçará a aliança e que agradará a ela.De forma que,se estamos em Cristo,o amamos,e quem ama prova seu amor por suas atitudes,e não meramente com lindas palavras.E Deus se agrada em ver nossos esforços em sermos obedientes,e caminhando dentro dos seus mandamentos,guardando sua palavra,para não pecar,vigiando e orando.Consequentemente não precisamos provar quem somos,pois a todos será observado,que quem procura agradá-lo,é um homem ou mulher de Deus,e automaticamente ganhador de muitas vidas.Um grande abraço,continue com esta unção!

  6. AMIGO UMA COISA E CERTA VOCE E EU PRECISAMOS NOS PREPARAR PARA O ENCONTRO COM O SENHOR JESUS QUE EM BREVE VOLTARA PARA BUSCAR TODOS OS QUE SE PREPARARAM E ACEITARAM JESUS COMO SALVADOR DE SUA VIDA E VIVERAM UMA VIDA DE OBEDIENCIA A SUA PALAVRA. E POR AMOR ASSIM GUARDANDO SEUS DEZ MANDAMENTOS QUE ELE DEU PARA OS HOMENS GUARDAREM :ECLESIASTES 12:13-14 Erivaldo

  7. voce naõ vai guarda os mandamentos de DEUS para se salvar mais porque JESUS ja te salvou e por isto precisamos viver uma vida de obediencia.e o quarto mandameto da lei sabado noa domingo nei honrar pai e mae exodo 20:8-1112 abril 2010 Erivaldo escreveu

  8. boa tarde os adventista fala que o quarto mandamento e para guardar o sabado mas..Os 10 Mandamentos da Lei de Deus são: 1. Amar a Deus sobre todas as coisas.2. Não tomar Seu santo nome em vão.3. Guardar domingos e festas.4. Honrar pai e mãe.5. Não matar.6. Não pecar contra a castidade.7. Não furtar.8. Não levantar falso testemunho.9. Não desejar a mulher do próximo.10. Não cobiçar as coisas alheias. oque vc me diz.

  9. Boa Tarde!!!!Parabéns pela explicação…..obrigado.

  10. BOM É AMAR A LEI DO SENHOR!!!!!!!!!O JUSTO RESPLANDECERA COMO SOL NO REINO DE SEU PAI.MAS A MALDIÇÃO DO SENHOR HABITA NA CASA DO ÍMPIO. PREPAREM-SE,JESUS ESTA VOLTANDO PARA NOS BUSCAR!

  11. Parabéns!!! Que DEUS seja glorificado por estes ensinamentos. O mundo atual está entorpecido com uma infinidade de mentiras, enganos e meias verdades; "nosso povo pereçe por falta de conhecimento"; mas creio que todo aquele que procura conhecer a verdade a encontrará, pois Jesus assim falou. Glória a DEUS. Que Jesus volte logo. Deus te abençoe. Amém!

  12. a paz do senhor, gostei, queria saber mais detalhes sobre os dez mandamentos que muita gente não sabe como por ex. lascivia e o mesmo que adultério, ódio como assasinato, etc.

  13. parabens, aqui estão explicadas todas as dúvida em relação a verdadeira lei de DeusVamos todos caminhar de mãos dadas e aguardar a vinda do Mestre e enfim viver com ele eternamente…

  14. Amei exclareceu todas as minhas dívidas!! ta ótima a explicação!!!vou aproveitar e e pedir para minha lider de célula falar sobre A lei de Deus!!!10000…% ótimo bye bye ajudou bastante!!!

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 40 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: