OS IRMÃOS BIOLÓGICOS DE JESUS

   OS IRMÃOS BIOLÓGICOS DE JESUS

 A mulher legalmente casada ter relações íntimas com seu próprio marido não tira a santidade da mulher e nem do marido. Não foi o caso de Maria e José, pois eram casados, mas antes que coabitassem (ou seja, antes de terem relações íntimas como marido e mulher) achou-se grávida. (Mat. 1:18-19) Estes versículos provam que eles se conheciam, porém não tinham tido relações íntimas.

1- Que prova temos que José conheceu Maria como mulher após o nascimento do menino Jesus?

R: Mat. 1:25

A expressão: ‘mas não a conheceu até que ela deu a luz a um filho, e ele lhe pôs o nome Jesus’ prova que depois da dieta de Maria o casal viveu normalmente como qualquer outro casal, servos de Deus.

2- Onde se encontravam seus irmãos biológicos?

R: Mar. 6:2-3 / Mat. 13:55-57

Em Nazaré, sua terra natal. Essas pessoas admiraram e ficaram espantados com os ensinamentos de Jesus, porque em Nazaré ele não era mestre nem profeta e não tinha discípulo. Prova que Maria morava em Nazaré e que Tiago, José, Judas e Simão eram irmãos de sangue e não de fé.

3- O que disse seus irmãos a respeito dos milagres que Jesus fazia?

R: João 7:3-5

Não dá pra confundir os irmãos biológicos de Jesus com Seus discípulos. O v. 1 diz que na Judéia os judeus queriam matar Jesus e mesmo assim os irmãos de Jesus, ainda incrédulos, disseram a Jesus: “vai para a Judéia, para que os teus discípulos vejam os milagres que fazes”. Salmo 69:8 diz: Tenho me tornado como um estranho para os meus irmãos e como um desconhecido para os filhos de minha mãe. Essa profecia no Salmo de Davi já apontava um ligeiro desprezo dos irmãos de Jesus para com a Sua pessoa.

Alguns argumentam que Maria não seria pecadora para ter filhos, porém grandes homens bíblicos se casaram e suas mulheres tiveram filhos. Por exemplo, Abraão e Sara, amigos de Deus, pessoas santificadas e bem próximas de Deus. Aliás, todos os servos de Deus sempre receberam seus filhos como as maiores bênçãos de Deus e com Maria, mãe de Jesus, não poderia ser diferente. Foi bem-aventurada por ser mãe de Jesus e de tantos outros filhos que Deus lhe deu. Não é um filho que tira a pureza e a santidade da mulher, como também não tirou de Maria.

4- O mundo perseguia e odiava os irmãos de Jesus?

R: João 7:7

‘O mundo não vos pode odiar, mas me odeia’. E não só Jesus era perseguido (Luc. 13:31), mas também seus discípulos (Atos 23:1-2 / 12:1-3 / 7:57-58), porém apenas seus irmãos não eram perseguidos, porque eles também não acreditavam em Jesus (João 7:5).

5- Seus irmãos acompanhavam a trabalho do Mestre?

R: Mat. 12:46-47 / Mar. 3:31-32

Quando Jesus estava ensinando em uma certa casa, seus irmãos e sua mãe chegaram e ficaram de fora, e alguém avisou a Jesus que eles estavam ali e queriam falar com o Mestre. Então Jesus mostra aparentemente um desprezo a Sua mãe e Seus irmãos: “Minha mãe e meus irmãos são todos aqueles que fazem a vontade de meu Pai que está no céu” (Mat. 12:49-50). Jesus jamais desprezaria sua família, principalmente sua mãe (João 19:25-26), apenas quis deixar um exemplo que aquele que servir a Deus espiritualmente era e é sua família.

6- Os irmãos de Jesus também se converteram e passaram a ser discípulos de Jesus?

R: Atos 1:13-14

Após a morte de Jesus os discípulos ficaram reunidos em oração no cenáculo e junto deles ficaram a mãe e os irmãos de Jesus.

7- Paulo diferenciava o apóstolo irmão de Jesus dos demais apóstolos?

R: Gal. 1:18-20

Paulo afirma que foi a Jerusalém para ver a Pedro e não viu nenhum dos apóstolos, a não ser o apóstolo Tiago, irmão do Senhor, esse mesmo Tiago que antes da conversão não era seguidor de Jesus (Mat. 13:55).

8- Os irmãos de Jesus eram casados?

R: I Cor. 9:5

Paulo pergunta: “não temos direito de levar conosco uma mulher irmã ou uma esposa crente, como também os demais apóstolos e os irmãos do Senhor e Cefas?” Aqui fica claro mais de uma vez que quando se tratava de irmão de fé os apóstolos faziam distinção dos irmãos de sangue.

About these ads

Publicado em 23 de novembro de 2005, em Estudos. Adicione o link aos favoritos. 24 Comentários.

  1. FOI ÓTIMO AS INSTRUÇÕES, MAS EU QUERO, UM LIVRO QUE DÊ INSTRUÇÕES SOB BIOLOGIA BÍBLICA.

  2. Pr Luiz Gregório ! Parabéns pela bela e clara explicação deste artigo !!!
    Que Deus te ilumine mais e mais ! este artigo me ajudou muito

  3. queridos irmãos a respeito de maria simplesmente os catolicos idolatra maria mas e que na verdade eles sao cegos pq os mestres dele os enganas falando mentiras sao verdadeiramente lobos com peles de ovelhas na biblia fala que se um cego guia outro cego ambos os dois cairao num buraco agora que so a um mediado entre deus e os homens este e jesus cristo so ele e o caminho a verdade e a vida ninguem vem ao pai senao por mim

  4. Sylvio Sidinei Cestari

    E as irmãs de Jesus. De quem eram filhas? De Maria Santíssima? Das outras Marias? Por que só os irmãos de Jesus eram considerados seus primos e não também as suas irmãs (se os irmãos eram primos, então suas irmãs também o seriam, não é)? Será que todos os argumentos não são para fazerem as pessoas acreditarem que Maria era e se manteve virgem antes, durante e depois do nascimento de Jesus. Pensem nisso. Que Deus ilumine à todos. Amém.

  5. não sou muito de discutir assuntos dessa natureza,sou crente na pessoa de jesus cristo e acredito no poder de Deus.Devemos adorar só jesus cristo foi ele que morreu na cruz do calvario para nos dar vida eterna não devemos adorar maria nem outra criatura,só o criador do céu e da terra.deixo um versiculo para meditação.1 timotio cap.2vs,5,6….

  6. Pe. Lucas de Paula almeida, lendo seus arrotos de posições e conhecimentos, lembreime do Apóstolo Paulo, o qual tinha bem mais conhecimentos que os seus, e os considerou como esterco para ganhar a Cristo. Fl 3:8. Jogue fora esta bagajem e se converta das suas idolatrias Ex 20:4-5. Sl 115:4-8. Deixe as escamas caírem de seus olhos, e aceite ser batizado como foi Paulo. At 9:18.

  7. Aiume dos Santos

    Em que versículo bíblico se fala que Maria teve outros filhos ( em nenhum, podem procurar), nela se encontra passagens nas quais se cita os irmãos Dele que são: Tiago, José, Judas e Simão (Mc 6,3; Mt 13,55). Eu tenho dois irmãos, mas minha mãe só tem uma filha eu. Se Maria tivesse outros filhos a Bíblia nos revelaria isto. Como eu creio na Bíblia e lá em nenhum lugar diz que Maria teve outros filhos além de Jesus, pois só Jesus é chamado de filho de Maria é nisto que eu creio que só Jesus é filho de Maria e ela só teve um filho Jesus.

    • querido Aiume la em João cap 7 ver. 3 4 e 5 diz Disserem-lhe pois seus irmãos sai daqui e vai a judéia para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. 4 porque não ha ninguém que procure ser conhecido que faça coisa alguma em oculto se fazes estas coisas manifesta-te ao mundo. 5 porque nem mesmo seus irmãos criam nele.

      • Olá João, obrigado pela visita. Estes irmãos do senhor relatados em João 7:3-5, e Mateus 13:55, e Marcos 6:3, eram os irmãos biológicos do Senhor Jesus, e até este momentos eles não eram discípulos, porque o mundo odiava os discípulos de Cristo, João 15:18, mas não odiava seus irmãos biológicos, (João 7:7) que também eram filhos de maria. Mas logo após a morte e ressurreição de Cristo, nós vimos todos seus irmãos se ajuntarem aos apóstolos At 1:13-14. todos os discípulos eram seguidores e irmão na fé do Senhor Jesus, mas paulo sabia separar os discípulos do irmão biológico, veja: E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor. Gálatas 1:19. e todos nós sabemos que após o nascimento do menino Jesus, José se deitou com maria, Mateus 1:25, pois, eram casados legalmente, Mateus 1:16,19-20. Deus te abençoe.

    • Você precisa ler mais a Bíblia então, já que seus olhos foram vedados no que diz respeito aos demais filhos de Maria.

      “E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.”
      Gênesis 4:1

      “E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;
      E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.”
      Mateus 1:24-25

      Acho que não preciso dizer que “conhecer” diz respeito a ter conjunção carnal, né?

    • Antes do nascimento de Jesus, Maria e José não mantiveram relações íntimas. Nascido Jesus, e passado o período pós-parto, o casal passou a ter uma vida normal de marido e mulher e teve os seguintes filhos: Tiago, José, Simão, Judas e, no mínimo, duas filhas. Esta opinião está alicerçada nos textos abaixo:

      “Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? Não estão entre nós todas as suas irmãs?” (Mateus 13.55-56; Marcos 6.3).

  8. amados irmãos, creio que devamos sempre exaltar o nome do Sr. Jesus somente ,pois é atravez dele que vamos alcançar o reino de Deus, por isso vejo que no caso de Maria principalmente no seu cantico (LC1:47) ela clama a Deus seu salvador, vemos então que precisa tb de salvação, ela foi bem aventurada e achou graça aos olhos de Deus e esta no acampamento dos salvos sem duvidas, mas não devemos de maneira alguma adora-la ou direcionar orações a ela , foi mulher de carne e pecadora como todos os seres humanos(RM3:23). ore a Deus em nome do Sr. Jesus (JO14:6-13-14)Deus abençoe a todos e falemos sempre a verdade pq somos filhos da verdade. Amem

    • miqueias fernandes

      não tenho duvida, com relação aos irmãos de jesus de sangue , acredito que jesus foi o salvador até dos seus familiares, pois eram todos nesecitados de salvaçao.

  9. Amado irmão, mim chamo David Moreno, sou da cidade do Paulista/PE. Venho a alguns dias pesquisando alguns ESTUDOS BIBLICOS, muito interessante, mas um pouco sem EXEGESE. Faltando mas profundeza. Perdoe minha franqueza. Não vir pra desmerecer seus conhecimentos, e sim pra poder também ajuda-lo em PREGAR O EVANGELHO com sua vontade e dedicação, e isso não é fácil e difícil de encontrar pessoas que se dedique em criar estudos bíblicos e atualiza-los constantemente na Internet. Bem o assunto é muito simples de ser retificado:Tema – OS IRMÃOS BIOLÓGICOS DE JESUS…Nas primeiras linhas do texto você diz que Maria e José estavam casados. Seu texto: A mulher legalmente casada ter relações íntimas com seu próprio marido não tira a santidade da mulher e nem do marido. Não foi o caso de Maria e José, pois eram casados, mas antes que coabitassem (ou seja, antes de terem relações íntimas como marido e mulher) achou-se grávida. (Mat. 1:18-19) Estes versículos provam que eles se conheciam, porém não tinham tido relações íntimas.E, isso não confere. Infelizmente. O texto bíblico diz que eles estavam desposados (pronto para a cerimonial) para casarem. Vamos ao texto: Mateus 1: 18Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo.Em um texto em grego podemos ter esse fato, que eles estavam tudo certo pra casa-se, mas não tinha nada oficializado… Por isso José quis fugir, pra não difama-la perante a sociedade ou outros motivos culturais.Vamos ao texto Grego: Desposar Grego: μνηστευω [mnêsteuô] (Verbo). Prometer em matrimonio. Passivo: Estar prometido em matrimônio, estar compromissado. μνηστευω [mnêsteuô] aparece 3 vezes no NT:Vamos ao texto bíblico: Lucas 1: 27a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria. – εμνηστευμενην [emnêsteumenên] Perfeito Particípio Passivo, acus. sing. fem.Lucas 2: 5a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. – τη εμνηστευμενη [tê emnêsteumenê] Perfeito Particípio Passivo, dat. sing. fem.Minha intenção NÃO é que desvalorizar ou mi exaltar o conhecimento de outrem, mas querer nos unir pra vencer-mos o Diabo e não os irmãos em nome de Jesus o Cristo.Que A graça do Senhor Jesus esteja em nossos corações. Amem! P.S – Vamos tentar usar fontes de outros, tem muitas pessoas abençoadas na palavra de Deus que querem se juntar, não podemos só acha que sabemos e ter a oportunidade de ouvir e ler, o que outras pessoas tem a diz/escreve… o que vejo aqui é que o Estudo é muito singular, um escreve e outrem dar suas criticas ou elogios. Precisamos de fatos “frutos” temos que citar outros conhecimentos e não nos privar dos nossos.Sabemos que a Bíblia ao ser transliterado os textos para outras línguas, sofreram muitas modificações em algumas palavras, mas não no seus conteúdos…O que diz outras traduções:Bíblia: Tradução do Novo Mundo das Escrituras SagradasMateus 1:17-2417 Assim, todas as gerações, desde Abraão até Davi, foram quatorze gerações, e desde Davi até à deportação para Babilônia, quatorze gerações, e desde a deportação para Babilônia até ao Cristo, quatorze gerações. 18 Mas, o nascimento de Jesus Cristo deu-se da seguinte maneira: Durante o tempo em que a sua mãe Maria estava prometida em casamento a José, ela foi achada grávida por espírito santo, antes de se unirem. 19 No entanto, José, seu marido, porque era justo e não queria fazer dela um espetáculo público, pretendeu divorciar-se dela secretamente. 20 Mas, depois de ter cogitado estas coisas, eis que lhe apareceu em sonho um anjo de Jeová, dizendo: “José, filho de Davi, não tenhas medo de levar para casa Maria, tua esposa, pois aquilo que tem sido gerado nela é por espírito santo. 21 Ela dará à luz um filho, e terás de dar-lhe o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles.” 22 Tudo isso aconteceu realmente para que se cumprisse o que fora falado por Jeová por intermédio do seu profeta, dizendo: 23 “Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e dar-lhe-ão o nome de Emanuel”, que quer dizer, traduzido: “Conosco Está Deus.” 24 José, acordando do sono, fez conforme o anjo de Jeová lhe indicara e levou sua esposa para casa. 25 Mas não teve relações com ela até ela ter dado à luz um filho; e deu-lhe o nome de Jesus. Fonte: http://watchtower.org/t/biblia/mt/chapter_001.htmAdicione-se já: estudosbiblicos@gmail.com – coloque sua foto, é importante!Nessa sala vamos está estudando e aprendendo um com os outros, e não debatendo… Nossa guerra não é contra o homem, mas contra as influências de Satanás… Adicione-se já: estudosbiblicos@gmail.com Fontes: http://dicionariobiblico.blogspot.com/2007/12/desposar.htmlhttp://watchtower.org/t/biblia/mt/chapter_001.htm

    • Luis Fernando Santos

      Disse você que eles estavam prontos para casar, mas não haviam feito-o ainda, porém depois do nascimento de Jesus eles casaram-se e, muito provavelmente, tiveram filhos.

    • Como você bem citou: “José, acordando do sono, fez conforme o anjo de Jeová lhe indicara e levou sua esposa para casa. 25 Mas não teve relações com ela ATÉ ela ter dado à luz um filho; e deu-lhe o nome de Jesus. O que nos leva a entender que depois do nascimento de Jesus eles tiveram uma vida comum de marido e mulher o que levou Maria a gerar outros filhos.

  10. ANTONIO VERBERT. MEUS PARABÉNS, POIS O RESUMO APRESENTADO ESTÁ CORRETO À LUZ DAS SAGRADAS ESCRITURAS. OS COMENTÁRIOS FEITOS POR ALGUNS MOSTRAM A SUA INFANTILIDADE, POIS ESTES ACREDITAM APENAS NAQUILO QUE O PAPA E OS PADRES FALAM; É CEGO GUIANDO CEGO, JÁ ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA DE ABRIR OS OLHOS PARA OS ERROS COMETIDOS PELA IGREJA CATÓLICA E SER UM VERDADEIRO MARTINHO LUTERO, ESSE SIM VIU E TEVE A CORAGEM DE DENUNCIAR.

  11. IRMÃO TAMBÉM TEM OUTRA COISA, ESTUDE VOLTE PARA ESCOLA, SE ABASTEÇA, POIS MUITAS DAS OPINIÕES SÃO DE PESSOAS QUE NÃO NEM O ENSINO FUNDAMENTAL. TANTO OS PULITICOS QUANTO LIDERES DE IGREJAS, NÃO QUEREM QUE AS PESSOAS ESTUDEM. FIQUEM FECHADOS AOS ENSINOS DELES. QUANTO MENOS SOUBEREM, MELHOR. OLHEM AS BRIGAS QUE APAREÇEM NA MIDIA HOJE. AS COISAS DE DEUS NÃO O QUE EU ACHO, É O QUE É. VEJA O CANTICO DE MARIA EM LUCAS, VOCÊ ACHA QUE ALGUM PASTOR VAI LER ISSO EM SEU CULTO, CLARO QUE NÃO. SÓ VAI PREGAR O QUE LHE CONVEM. A VOLTA DE JESUS ESTÁ PRÓXIMA, FIQUEM ATENTOS.

    • Engraçado , eu só li isso hje depois de muito tempo que vc colocou , sou pastora e já li várias vezes o cantico de Maria , mulher de Deus , que eu admiro muito , por sua coragem em assumir uma gravidez , vinda do espirito em uma época tão terrivel para as mulheres que passavam por isso , ela correu o risco de ser apedrejada , e quem garantia a ela que José a aceitaria , não é verdade….
      Vcs irmãos católicos tbem são preconceituosos , julgam um Pr pelo comportamento deoutros . Cuidado com o julgamento irmão, sabe querido Maria por certo não se agradaria desse seu comportamento e por ser tão duro com o irmão que produziu o artigo! Jesus então nem se fala , rsrs amai-vos uns aos outros , Muitos de nós amamos Maria , nunca a desprezaremos , eu um dia creio que me encontrarei com ela na glória e farei questão de abraça-la , e dar a ela su merecido valor ! a unica coisa que pra mim não faz diferença é se ela teve outros filhos ou não , o importante foi que seu passo de fé atingiu minha vida , mas não oro pra que ela interceda , peço diretamente ao Filho , pois foi assim que Ele mesmo ensinou!” Tudo que pedires ao Pai em meu nome Ele assim o fará ” João 14 , nesse cap Jesus nos ensina como pedir ! leia todo se tiver tempo! fica na paz e vamos juntos nessa semana comemorar a festa cristã!!!

  12. 1º- SIMÃO TINHA IRMÃO, E ERA ANDRÉ. 2º – TIAGO TINHA IRMÃO, QUE ERA JOÃO E FILHOS DE ZEBEDEU.NÃO PODEMOS IR POR ACHISMOS E POR QUE PESSOAS NOS FALARAM. TEMOS QUE ESTUDAR A PALAVRA E A HISTÓRIA. NÃO EM UMA LEITURA QUE SE ESTUDA A BIBLIA É EM ANOS. EU ESTUDO A BIBLIA À 18 ANOS E NÃO SEI NADA AINDA.NÃO PODEMOS DIMINUIR MARIA, COLOCANDO COISAS AONDE HÁ. EM APOCALIPSE 12 FALA DO ÓDIO QUE O DIABO TEM DE MARIA. NÃO FAÇAMOS A VONTADE DELE MAS A DE DEUS. QUE DEUS ABENÇOE ATODOS.

    • Luis Fernando Santos

      Mas Simão e Tiago, irmãos do mestre, poderiam muito bem serem outros que não os doze originais, diz-se apostolo Tiago, irmão do senhor, mas este pode ser outro que não Tiago, menor, ou Tiago, maior, e sim um terceiro que substituiu um apostolo após a morte do apostolo, pois como é de comum conhecimento Judas Iscariotes foi, após a sua morte, substituído por outo apostolo.

  13. poxa tem de se ler mais a bíblia, pois os dois thiagos, um é irmão de joão filhos de zebedeu e o outro é irmão de judas tadeu filhos de alfeu, e ainda temos o thiago irmão de josé filhos de cleófas, agora leia a bíblia e descubra onde estão essas passagens, pois é lendo-a que a conheceremos não apenas um pastor ou um padre nos dizendo tal citação para alienadamente nos prendermos a ela.
    amém

  14. na lingua hebraica a designaçao de irmao significava todo aquele que conhecia ou nao,quando ate significa parentes proximos e primos como podemos conferir em (gen 11,27;13,8)numa altura em que cada pessoa faz e entende como quer a Santa Palavra e normal aparecerem alguns e nao poucos audazes e pequenos interpretadores que so querem estar entretidos com critica principalmente contra a Santa Igreja e contra os teologos que tanto estudam durante a vida e que acabam morrendo sem saber tudo.Nao defendo todos os teologos mas se aparecer um que nao conhece o tempo,cultura e costume do povo, lingua e barreira economica e pessoal  de ha 2000 atras vou ignorar,porque quando se quer aprender estuda-se e nao se inventa.

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 52 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: