SÁBADO: UM DOS MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS

SÁBADO: UM DOS MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS

Deus entregou a Moisés uma tábua de pedra e nela estava escrita a Lei de Deus, a lei composta por dez mandamentos, os quais servem como base para a vida do homem que escolhe ser servo de Deus.

Conhecendo o capítulo 19 de Êxodo, o homem aprende a valorizar e a obedecer aos dez mandamentos e a ensinar as pessoas que ainda não conhecem.

O que ouvimos dos líderes da maioria dos segmentos religiosos é que a lei e os mandamentos já não existem. Isto é uma estratégia para anular o sábado, pois ao serem questionados se a imagem de escultura, chamar o nome do Senhor em vão, ter outros deuses além do Deus Eterno, desonrar pai e mãe, matar o próximo, adulterar, furtar, ser falso testemunho e cobiçar são permitidos em suas igrejas, estes líderes logo se alteram e se esquivam dizendo que é impossível permitir tais coisas na igreja, quando na verdade trata-se de nove dos mandamentos da Lei. Apenas o sábado não foi citado e este é o quarto mandamento da Lei de Deus.

Muitos pastores tem a ousadia de dizer que não é mais necessário obedecer aos mandamentos, na tentativa de anular apenas o sábado, alegando que hoje se vive pela fé. Se guardarmos a Lei, junto dela o sábado, provamos que vivemos pela fé, até porque a Lei e a fé andam juntas no coração do verdadeiro cristão, ou devemos anular a Lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a Lei (Rom. 3:31).

1- Qual foi o dia de descanso de Deus?

R: Gen. 2:1-3

2- Quem mais repousou de suas obras, como Deus?

R: Heb. 4:10

Quando aos hebreus fala que ele mesmo descansou de suas obras, como deus das  suas, o escritor fala de Jesus, que veio fazer a obra do Pai (João 4:34 / João 6:38).

3- Que prova temos que Jesus também tinha o costume de congregar e ensinar no dia de sábado?

R: Luc. 4:16 e 31

Esse costume de Jesus estar aos sábados pregando e ensinando é uma prova que Ele também obedeceu a Deus com relação a guarda do sábado. Esse sábado, no qual Jesus costumava ensinar, era exatamente o sábado do Senhor e não os sábados dos judeus. Vimos em João 19:31 que era o dia da preparação dos judeus para que os corpos dos crucificados não ficassem na cruz durante o sábado, porque este sábado era um grande dia. Não era o sétimo dia e sim o sábado dos judeus.

Deus usava dizer sobre esse dia “os seus sábados” (Oz. 2:11) e em Levítico 23:24 Deus fala a Moisés para dizer aos filhos de Israel que no dia primeiro do mês sétimo tereis descanso memorial, o que também era chamado de sábado. No v. 25 Deus fala: “nenhuma obra servil fareis, mas ofereceis oferta ao Senhor”. Depois Deus volta e fala a Moisés: “Mas o dia dez deste sétimo mês será o dia da expiação, tereis santa convocação e naquele mesmo dia nenhuma obra fareis (v. 26-30). Então no v. 32 Deus fala: “sábado de descanso vos será, então afligireis as vossas almas no dia nove do mês a tarde a outra tarde (porque ai já é o dia dez), celebrando o vosso sábado”.

A diferença é que quando Deus se refere ao sétimo dia Deus fala “meus sábados” (Ez. 20:12 / Ex. 20:10 / Ex. 31:13 / Ez. 20:20). Já sobre os sábados que eram feriados apenas para os judeus Deus fala “seus sábados” (Oz. 2:11), vosso sábado (Lev. 23:32) e não dava valor aos sábados dos judeus (Is. 1:13 / Col. 2:16-17 / Oz. 2:11).

Além desse sábado, Deus disse a Moisés: “Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: quando tiverdes entrado na terra que eu vos dou, então a terra guardará um sábado ao Senhor. Seis anos semearás a tua terra e seis anos podarás a tua vinha e colherás a sua novidade. Porém, ao sétimo ano haverá sábado de descanso para a terra, um sábado ao Senhor (e não do Senhor)…” Era chamado de sábado da terra (Lev. 25:1-6).

E, além do sábado de sete em sete anos, tinha o jubileu que aconteceria de sete em sete semanas de anos. Ainda diz que as sete semanas de anos teriam quarenta e nove anos e então santificareis o ano qüinquagésimo. O ano qüinquagésimo vos será jubileu, não semearás, nem colherás… porque jubileu é, santo será para vós (Lev. 25:8-12).

Haveria muitos sábados, mas só um era o sábado do Senhor. Tanto é que  Deus se revoltava quando o sacerdote não dava o devido valor ao sábado santo, que o próprio Deus santificou (Ez. 22:26 / 44:24 / Ex. 31:15). Por isso que no dia de sábado os apóstolos se separavam para oração (Atos 16:13) e isto é o que a igreja deve continuar fazendo.

4- Paulo também aprendeu com Jesus a guardar,  congregar e a ensinar no sábado?

R: Atos 13:14, 42-44

5- Na cidade de Filipos Paulo continuava evangelizando e o que ele fez no sábado?

R: Atos 16: 12-13

6- O que Paulo fazia aos sábados em Tessalônica?

R: Atos 17:1-2

7- Qual era o costume de Paulo na cidade de Corinto?

R: Atos 18:1 e 4

8- Paulo fazia parte do povo de Moisés?

R: Atos 15:21

“Aqui Moisés tem em cada cidade (desde os tempos antigos) quem pregue e cada sábado é lido nas sinagogas”. Isto quer dizer que Cristo fazia parte desse povo que aos sábados ensinava ao povo a Palavra de Deus (Luc. 4:31-32), e do mesmo modo fazia também Paulo: todos os sábados discutia e ensinava a Palavra de Deus e convencia tanto os judeus como os gregos (Atos 18:4).

9- As mulheres seguidoras de Jesus também repousavam no sábado?

R: Luc. 23:55-56

10- Porque essas mulheres e a igreja guardavam o sábado?

R: Ez. 20:12 e 20

As mulheres seguidoras de Jesus faziam parte da igreja de Deus e guardavam o sábado em sinal de obediência a Deus porque Deus deixou o sábado como um sinal entre Ele e o Seu povo. Portanto, quem guarda o sábado se revela como servo de Deus e tem o sinal de Deus.

11- Se em Êxodo 31:14 Deus fala que aquele que fizer alguma obra no sábado morrerá e será extirpado do meio de Seu povo, como entender João 5:8-10, 16-17?

O trabalho ao qual Jesus se refere no v. 17 é obra espiritual e obra de salvação. Deus trabalha até agora salvando vidas e Jesus também, e nós igreja de Deus devemos fazer o mesmo. Seria inconveniente curar aquele aleijado que pedia esmola e deixar que permanecesse ali até a noite para então levar sua esteira sobre a qual repousava, por isso Jesus disse a ele que levasse sua cama. Por esta caridade Jesus foi acusado de trabalhar no sábado e assim os observadores do domingo fazem até hoje: acusam Jesus de ter trabalhado no sábado, quando na verdade Jesus prestou um favor que só Ele podia fazer. Se Jesus disse que tudo o que o Pai fez ele fazia igualmente (João 5:19), Jesus não anularia jamais a Palavra de Deus. Jesus disse: “Deus ordenou: honra seu pai e sua mãe. Quem maldisser seu pai e sua mãe é morto” (Mat. 15:4). E Deus disse: honra teu pai e a tua mãe e guarda os meus sábados (Lev. 19:3).

12- O que Jesus falou as pessoas religiosas que julgavam que Jesus veio anular a Lei de Deus?

R: Mat. 5:17-18 / apoc. 22:19

13- O que deve fazer o homem para se deleitar no Senhor e receber a herança eterna?

R: Isaias 58:13-14

Orar e guardar os mandamentos, principalmente o sábado. Desse modo Deus dará a herança eterna. A promessa de Deus é condicional: guarda o meu sábado e eu te darei a herança.

14- A recomendação para guardar o sábado ficou apenas para os judeus?

R: Isaias 56:6-7

Até o estrangeiro que se chegar a Deus, se honrar e guardar o sábado, poderá ser aceito por Deus. ‘Estrangeiro’ se refere a todas as nações, com exceção dos israelitas, até os confins da terra, o homem deve considerar que o sábado é realmente santo e do Senhor.

15- Qual é a principal causa pela qual o dragão se levanta contra o resto dos crentes?

R: Apoc. 12:17-18 / 14:12

O dragão não se levanta contra os crentes em forma de Satanás, mas usa os falsos profetas, falsos pastores para combater contra os crentes que ainda restam, que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho e a fé de Jesus. Isto quer dizer que o Diabo não se preocupa com os crentes que não defendem os mandamentos de Deus e insistem em dizer que os 10 mandamentos foram reduzidos em apenas dois: amar a Deus e ao próximo. Jesus disse que desses dois depende  toda lei e os profetas (Mat. 22:37-40), e Tiago disse que quem tropeça em um é culpado de todos (Tiago 2:10).

Então devemos ter muito cuidado ao falarmos dos mandamentos de Deus, principalmente do sábado, porque o que desvia os ouvidos de ouvir a Lei de Deus até a sua oração é abominável (Prov. 28:9). Os sacerdotes que desviam seus ouvidos de ouvir a Lei sente uma alegria imensa quando convence alguém a desobedecer e a profanar o santo sábado do Senhor (Ez. 22:26 / Sof. 3:4). A Bíblia é clara e não deixa dúvida de que o sábado é santo e quem são os falsos profetas que vivem pregando a até curando em nome de Deus, enganadores que vivem de aparência, mas no coração não aceitam a Palavra do Senhor, não honram ao Senhor (Isaias 29:13 / Mat. 15:6-8).

16- Quem criou, santificou e abençoou o sábado?

R: Gen. 2:3É uma contradição dizer que o sábado é criado por Moisés, uma vez que ele nasceu aproximadamente 1500 anos após Deus ter feito e abençoado o dia de sábado. O próprio Moisés disse que o sábado é do senhor e não dele (EX. 20:10 / deut. 5:14). O sábado é um sinal entre Deus e seu povo (EZ. 20:12) e não entre Moisés e o povo, por isso, descansar no sábado e santificá-lo ao Senhor é santo para nós mesmos (Ex. 31:14), porque assim estamos obedecendo a Deus e não aos homens. Deus fez o sábado, o abençoou e o santificou e Moisés disse: Lembra-te do dia de sábado para o santificar (Ex. 20:8), por isso Jesus escolhia o dia de sábado para ensinar a Palavra de Deus (Luc. 4:16 e 31). E você, o que faz no dia de sábado? (Ex. 31:15).

About these ads

Publicado em 23 de novembro de 2005, em Estudos. Adicione o link aos favoritos. 28 Comentários.

  1. Vaucilei Alves Rodrigues

    Nao sou adventista ,mas concordo com a guarda do sabado, pois é um mandamento de Deus,escrito por ele com o seu proprio dedo.Os mandamentos de Deus nao eram para um povo em especifico,mas sim para toda raça humana.Daqui um pouco os seres humanos irao querer riscar mais um mandamento,aonde iremos parar …

  2. Adventistas fiel não chama o Samu no sábado em caso de emergencia pois estão levando os mesmos a pecarem.kkkkkkk

    • Disse o Senhor Jesus: Respondeu-lhe, porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber?
      E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?
      E, dizendo ele isto, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por ele.Lucas 13:15-17. Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. João 5:8. E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento. Lucas 23:56. E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Mateus 19:17. Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Apocalipse 14:12. Devemos guarda o sábado com sabedoria para não nos igualarmos aos fariseus. E que Deus te ilumine.

  3. estou com uma duvida um pregador que esta me dando estudo biblico me disse que o batismo nas aguas tem que ser feito em nome de jesus .

    • Olá janete, o Senho jesus ordenou o batismo em nome do Pai (Deus Jeová) e do Filho (Senhor Jesus) e do Espírito Santo. (Espírito de Deus) Mateus 28:19. A Bíblia é soberana, o que os homens diz, não. fique com a Bíblia!! Nesse espaço, temos um estudo sobre o verdadeiro batismo. Deus te abençoe.

  4. Queridos está história de guardar o sábado é triste, o que se fala é, guarda o sábado ou não vai encontrar a salvação. os judeus perseguiram a jesus até crucifica-lo. será que vai ter crente perseguindo crente, o céu só existe um. jesus só existe um, a salvação é somente uma. Paulo fala aos irmãos de colossos o seguinte: cap. 02 ves. 16 da bíblia sagrada.
    Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa ou lua nova, ou SÁBADOS. irmãos sejam felizes, servir a Deus não é uma tarefa fácil, mas jesus disse: o meu fardo é leve. a igreja ou a religião que acrescentar algo a mais para sua salvação em jesus, que ela viva isto. sem tentar contaminar os outros. quem está debaixo da lei vai ser julgado por Deus debaixo da lei.Uma coisa é certa quem julga é deus e não os homens, quem salva é deus, quem cura é Deus quem muda o pecador é Deus, quem levanta o caído é Deus, ou é Lei que faz tudo isto, a Lei é sombra diante das maravilhas Deus. só estamos de pé porque a misericórdia Deus nos concede está dádiva.
    Que Deus abençoe todos os homens que estão buscando a salvação em cristo jesus.
    e sejam felizes nesta gloriosa caminhada.
    Obs. não sou pastor. sou a igual a Paulo.

    • Olá Luciano Covelo, obrigado pela visita. Você disse que é triste a história de guardar o sábado. Eu acredito que quem deveria estar triste com esta história era satanás, e não você, porque era exatamente neste dia que Cristo tinha por costume de congregar, Lc 4:16,31. E Ele mesmo diz aos caídos que estão transgredindo os mandamentos de seu pai: se queres ter vida, guarda os mandamentos, Mt 19:17. Então se levante e siga os costumes de Cristo: E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. Lucas 4:16. Siga também o exemplo da mãe do Senhor Jesus e das outras mulheres: E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.Lucas 23:56. Veja que foi mostrado a João os salvos. Quem são eles? Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Ap 14:12. João disse que só recebem a caridade de Deus, os que guardam os seus mandamentos, e disse mais: E eles não são pesados: I Jo 5:3. Você disse que não é pastor, é igual a Paulo. Mas pelo seu comentário, não vi nada em comum, entre você e ele. Porque Paulo congregava aos sábados Atos 13:14, 43-44. E por costume, estava todos os sábados na sinagoga (templo) Atos 18:4; 17:2. Ele disse também que a circuncisão (lei de Moisés) era nada, mas sim, a obediência aos mandamentos de Deus, I Co 7:19. Paulo teve também prazer na lei de Deus. Romanos 7:22. Disse também: E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. Romanos 7:12. Deu Graças a Deus por Jesus Cristo, por ter obedecido a lei de Deus. Romanos 7:25. Ele também te pergunta: Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei. Romanos 3:31. Porque é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei. Lucas 16:17. Pelo visto, você esta longe de ser igual a Paulo. Vejo também que você não esta separando as dua leis, a que foi escrita em um livro por moisés, e posta ao lado da arca, Dt 31:26, com a que foi escrita por Deus Ex 31:18, e colocada dentro da Arca II Crônica 5:10. Verifique também o que vai acontecer no Juízo final Isaías 66:15-17. E Deus te abençoe.

      • ninguem guarda o sabado como ele foi ordenado…o sabado nao é doutrina de salvaçao….no passado quem acusava o MESTRE por nao guardar o sabado era os fariseus…hoje esses mesmos fariseus estao dizendo que o sabado tem que ser guardado,,,,,,porventura os que guardam o sabado sao EUNUCOS ?? vela: Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.
        Mateus 19:12 agora veja Porque assim diz o Senhor a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança: Isaías 56:4……mas quando o filho de DEUS ressucitou ele disse..agora a mim foi dado todo poder..no ceu ,na terra e debaixo da terra,,,,,,,mas os sabatistas adoram adoram o sabado e desprezam JESUS CRISTO,,,, mesmo sabendo que somente em CRISTO há salvaçao….

      • Olá Regino. Se você não for judeu, pela Bíblia Sagrada é considerado estrangeiro. E em seu comentário, você disse bem dos eunucos em Isaías 56:4, e porque não quis falar de você no V 6? Leia e escute o que Deus te fala: E aos filhos dos estrangeiros, que se chegarem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança. Como você sendo estrangeiro quer se chegar ao Senhor, ser seu servo e continuar profanando o seu sábado? Ou você não sabe separar o sábado do Senhor dos sábados dos judeus? Reestude a matéria em questão, compare com a palavra de Deus e aprenda ser Cristão obedecendo a Deus e guardando os seu mandamentos, para que, segundo as Escrituras, ser conhecido como filho de Deus: Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados. 1 João 5:2-3. Porque segundo o Senhor Jesus: É mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei. Lucas 16:17. Aprenda a não confundir a Lei de Deus (os dez mandamentos) escrita em tábuas de pedra pelo seu próprio dedo. Ex 31:18. E posta dentro da arca, II Crônicas 5:10. 6:11. Com a lei cerimonial escrita em livros por moisés, e posta ao lado da arca do concerto. Deuteronômio 31:24-26. Deus te ilumine.

      • o nosso senhor e salvador JESUS CRISTO disse : eu sou o caminho, a verdade e a vida,ninguem vem ao pai senao por mim….e como é que alguem pode chegar ao pai contrariando a doutrina e os ensinamentos do MESTRE ….mas os fariseu modernos, que sao os mesmos antigos estao ensinado que se alguem nao guardar o sabado nao sera salvo,,o sabado nao é doutrina de salvaçao,,,por isso temos que guardar é JESUS CRISTO,, fazendo isso cumpriu toda a lei,,,

      • Deus fez o sábado, santificou, abençoo e nele descansou ha 2000 anos aproximadamente antes do nascimento de Moisés. Mas satanás, o pai da mentira usa os falsos profetas para dizerem que o sábado é de Moisés. Com isto tenta anular a Lei de Deus, os dez mandamentos. Você consegue guardar a Cristo, e ao mesmo tempo adorar outros deuses? e imagem de escultura? Chamando o nome de Deus em vão? quebrando o santo sábado do Senhor? desonrando seu pai e sua mãe? assassinando as pessoas? adulterando? roubando? sendo falso testemunho? cobiçando os bens e a mulher do seu próximo? Desculpa Regino! esta é a Lei de Deus. Êxodo 20:3-17. E não existe a lei do sábado, e sim, a Lei de Deus, e o sábado e apenas um dos mandamentos desta santa lei. Se você esta caído por tropeçar nela, a Graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo veio para levantar e salvar os caídos e perdidos, E o Senhor Jesus te diz: Eu não te condeno, vá e não peques mais! porque nestes últimos tempos, satanás esta guerreando somente contra o resto dos crentes que guardam os mandamentos de Deus e tem o testemunho do Senhor Jesus Cristo. Apocalipse 12:17. E só para te lembrar: os fariseus antigos e os modernos, eles não testemunhavam de Jesus e nem guardavam os mandamentos de Deus, mas honravam a Jesus, só com os lábios. Mt 15:6,8.

    • Luciano, vc citou no seu texto o que está escrito em oséias 2:11 e ainda citou algo que lembra outro texto falando de sombras futuras, meu amigo, tudo isso é sobre a lei cerimonial do povo de moisés, as cerimonias era sombra de coisas futuras na epoca, (jesus que viria) ele vindo e se sacrificando, acabou-se a lei de sacrificios de cordeiros e festas de suas luas novas e de seus sabados usados p realizar esses eventos, nada a ver com a lei moral e nem de MEUS SABADOS, seus sabados é SEUS, isso é, dos judeus da época

  5. O Que a Bíblia Diz?

    No Velho Testamento, Deus ordenou aos israelitas que santificassem o dia do sábado e não trabalhassem nesse dia. Deveriam os cristãos de hoje, também, descansar e adorar no dia do sábado? Muitos grupos religiosos (Adventistas do Sétimo Dia, por exemplo) ensinam que deveríamos. O que a Bíblia diz?

    Em Êxodo 20:8-11 Deus ordenou aos judeus que guardassem o dia do sábado (veja nota 1). No Novo Testamento, vemos que as leis do Velho Testamento eram para continuar somente até a morte de Cristo. (Nas passagens seguintes, a ênfase está acrescentada para esclarecer o sentido).

    Efésios 2:14-15
    “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derrubado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu na sua carne a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse em si mesmo um novo homen, fazendo a paz.” Esta passagem mostra que Cristo aboliu a “lei dos mandamentos”. Desde que a guarda do sábado era um destes mandamentos, e não foi incluída no Novo Testamento, não necessitamos guardar o sábado.

    Romanos 7:4-7
    “Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, e deste modo frutifiquemos para Deus. Porque, quando vivíamos segundo a carne, as paixões pecaminosas postas em realce pela lei, operavam em nossos membros a fim de frutificarem para a morte. Agora porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra. Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás.” Esta passagem claramente diz que morremos para a lei e estamos, portanto, “libertos da lei”. A lei de que Paulo falava incluía os dez mandamentos, porque no versículo 7 ele citou: “Não cobiçarás” como uma das leis. (Veja Nota 2).

    2 Coríntios 3:6-11
    “O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica. E se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de glória, a ponto de os filhos de Israel não poderem fitar a face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, ainda que desvanecente, como não será de maior glória o ministério do Espírito? Porque se o ministério da condenação foi glória, em muito maior proporção será glorioso o ministério da justiça. Porquanto, na verdade, o que outrora foi glorificado, neste respeito já não resplandece, diante da atual sobreexcelente glória. Porque, se o que se desvanecia teve sua glória, muito mais glória tem o que é permanente.” Aqui Paulo está comparando o ministério da morte e da condenação com o ministério do Espírito e da justiça. O ministério da morte estava desaparecendo, mas o ministério do Espírito estava continuando. Mas qual era o ministério da morte e da condenação que estava desaparecendo? Era o ministério “gravado com letras nas pedras”. Se cremos no Novo Testamento, temos que acreditar que a revelação escrita nas pedras, no Velho Testamento (os dez mandamentos), já morreu. Esta passagem afirma isso claramente.

    Gálatas 3:15-5:4
    Gálatas 3:19­ “Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador.” Se a lei foi acrescentada até que Cristo veio, então o domínio da lei parou quando Cristo veio.

    Gálatas 3:24-25­ “De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé. Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio.” A lei foi nosso instrutor, para levar-nos a Cristo, mas agora que Cristo veio, “já não permanecemos subordinados ao instrutor”.
    Gálatas 5:4­ “De Cristo vos desligastes vós que procurais justificar-vos na lei, da graça decaístes.” A conseqüência da volta para a lei é que decaímos da graça.

    Hebreus 7-10
    Hebreus 7:12­ “Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei.” A lei foi mudada.

    Hebreus 7:18-19­ “Portanto, por um lado, se revoga a anterior ordenança, por causa de sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nunca aperfeiçoou cousa alguma) e, por outro lado, se introduz esperança superior, pela qual nos chegamos a Deus.” A antiga aliança foi revogada.

    Hebreus 8:7-13­ “Porque, se aquela primeira aliança tivesse sido sem defeito, de maneira alguma estaria sendo buscado lugar para segunda. E, de fato, repreendendo-os, diz: Eis aí vêm dias, diz o Senhor, e firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá, não segundo a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os conduzir até fora da terra do Egito; pois eles não continuaram na minha aliança, e eu não atentei para eles, diz o Senhor. Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor. Nas suas mentes imprimirei as minhas leis, também sobre os seus corações as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. E não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior. Pois, para com as suas iniqüidades usarei de misericórdia, e dos seus pecados jamais me lembrarei. Quando ele diz Nova, torna antiquada a primeira. Ora, aquilo que se torna antiquado e envelhecido, está prestes a desaparecer.” Temos uma nova aliança. Por que voltar para a velha?

    Paz e graça da parte do senhor vós seja mutiplicada ….

    Cleir

    • Olá Cleir, obrigado pela visita. Em seu comentário na nota 1, você diz:No Novo Testamento, vemos que as leis do Velho Testamento eram para continuar somente até a morte de Cristo. Na sequencia você cita Ef 2:14-15. Este texto fala das leis dos mandamentos na forma de ordenanças que é a mesma de Hb 10:1. Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam. Aí esta se referindo as leis dos sacrifícios. Lei que Moisés escreveu, sobre esta lei o Sr Jesus disse: A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele. Lc 16:16. Essa lei foi abolida, e os profetas continuam na sua igreja?. Veja o que o Sr Jesus disse sobre a Lei de Deus: Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. Mt. 5:17-18. E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei. Lc. 16:17. Esta que o Senhor esta falando não é a mesma lei que terminou em João, porque o céu e a terra ainda não passaram. Em seguida você foi feliz em citar Rm 7:4-7. e infeliz por não entender, porque todo aquele que ouve a lei dizer: Isto é pecado, e obedece, este é liberto da lei, ou seja, jamais será punido por ela. A princípio, Paulo tinha seus pensamentos, veja o que ele disse: E o mandamento que era para vida, achei eu que me era para morte. Ro 7:10. Mas quando se encontrou com Cristo, entendeu o real valor dos Mandamentos da lei de Deus quando disse: E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. Ro 7:12. Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. V 25. Cleir, você precisa ler a Bíblia para obedece-la, e não para defender suas idéias ou sua igreja, o texto de IICo. 3:6-11, fala do ministério de moisés que foi glorioso, aponto da glória de Deus ter-se manifestado nele, sendo ele homem mortal, quanto mais o ministério de Cristo, que é permanente. Você ainda diz: no Velho Testamento (os dez mandamentos), já morreu. Neste caso, qual o deus que você serve? Porque o Deus pai de nosso Senhor e Salvador Jesus deu a todos nós, dez mandamentos:
      1- Não terás outros deuses diante de mim; Se esses mandamentos morreram, quantos deuses você tem?
      2- Não farás para ti imagem de escultura e nem se encurvarás a ela; quantas imagens você tem e adora?
      3- Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; você brinca com o nome de Deus?
      4- Lembra-te do dia de sábado para o santificar, seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; este mandamento você transgride?
      5- Honra o teu pai e a tua mãe para que se prolonguem os seus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá; você desonra seu pai e sua mãe?
      6- Não matarás; Você mata?
      7- Não adulterarás; você adultera?
      8- Não furtarás; você furta?
      9- Não dirás falso testemunho contra o teu próximo; você quebra este mandamento?
      10- Não cobiçarás a casa do teu próximo e nem a mulher do teu próximo. você faz isto?
      Ex. 20:3-17.
      Claro que não! porque Esta é Lei da qual o Sr Jesus disse: É mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei. Lc. 16:17, por acaso o céu já passou? ou a terra? Ou tudo isso você desconsidera? Devemos ter cuidado com o que ensinamos. Pelo que percebi em seu comentário, você não sabe separar a lei de Deus escrita pelo seu próprio dedo, e em tábuas de pedras. Ex 31:18, e posta dentro da arca. 2 Crônicas 5:10. Da lei escrita por Moisés em um livro. Dt 31:24. A qual foi posta fora da arca: V 26. A lei de Deus foi escrita por Ele, e é Eterna. Ap 11:19. A lei de Moisés são as ordenanças do antiga testamento, o qual era feito com sangue de animais para perdão dos pecados dos filhos de Israel, também mandava circuncidar o menino no oitavo dia de nascido. Mandava também castigar até com pena de morte os infratores dos dos mandamentos de Deus, esta lei do Testamento feito com sangue e morte de animais que dava aos judeus o perdão de seus pecados, foi substituída por um novo testamento, feito com o sangue e a morte de Cristo, o qual nos perdoa mediante o nosso arrependimento, e nos aconselha: Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Mt 19:17up. todos nós somos salvos pela graça que ha em Cristo, porque antes de encontrarmos com Ele quebrávamos os dez mandamentos da lei de Deus, como a mulher que quebrou o sétimo mandamento da lei de Deus Jo 8:3. E a lei de moisés mandou que ela foce apedrejada, V 5. Mas ao se encontrar com a graça, (Cristo) ela foi perdoada com uma condição: E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais. Jo 8:11. Ou seja: Não quebres mais os mandamentos de Meu Pai. O que significa testamento? Neste site tem um estudo com o tema: Bíblia: Antigo e Novo Testamento, ele esclarece qual a lei do Antigo testamento foi abolida, e o significado Testamento. Deus te abençoe e te ilumine.

  6. os povos de sadoma e gamorra e cidades vizinhas serão ressucitados para receber a condenação no ultimo julgamento,, uma vez q eles receberam a senteça do fogo eterno ,, o fogo lá é semelhante ao de apocalipse judas verso…7

  7. Eu percebo que guadar o “SABADO” é o mais facil dos dez mandamentos, mas pergunto: como estão lidando com, não adulterará, não terás outros deuses,não farás para ti imagens de escultura, não te encurvarás a elas nem as servirás, não tomaras o nome do Senhor teu DEUS em vão; porque o senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão, não adulterarás(lembrando do que Jesus disse sobre o adultério mt 5:27-30),não furtarás,não diras falso testemunho contra o teu próximo(lembrando que o proximo não é só os que concordam conosco), não cobiçaras a casa, a mulher, o servo, serva, boi, jumento, nem coisa alguma do próximo… Se alguém me perguntar: É facil guardar, por que não guarda? A resposta é facil : Não há necessidades!!! Prefiro crer, …”no Senhor Jesus e será salvo tu e tua casa”. A propósito; Jesus, Paulo e outros ensinavam no “SABADO”, pelo mesmo motivo que os professores do ensino secular dão aula durante ano letivo. Ou seja, não encontrarão os alunos em sala, fora desse tempo, qual seria o melhor lugar e dia para tal. DEUS abençoe. Marcos de Brito

    • Olá Marco de Brito, obrigado pela visita. O seu comentário é semelhante ao do jovem de Mt 19:16.E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E a resposta do Senhor Jesus tambem serve para você: E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Mateus 19:17. Só lembrando, como você, o jovem disse que conhecia todos os mandamentos. Mt 19:20. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?. E a ligação do Sábado com os demais mandamentos é, que ele foi escrito em táboas de pedra, e como os demais, pelo dedo de Deus. Êx 31:18. E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus. E pelo visto, você conhece todos os mandamentos. Como é considerado por Deus aqueles que diz que conhece e não guarda?. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Marcos de Brito, siga os costume do próprio Jesus: E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. Lucas 4:16. E os de sua mãe e das outras mulheres: E as mulheres, que tinham vindo com ele da Galiléia, seguiram também e viram o sepulcro, e como foi posto o seu corpo. E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento. Lucas 23:55-56. O que a Biblia nos pergunta? Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? Tiago 2:14. Porque? Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. Tiago 2:24. Veja o que a Bíblia diz aos que somente crer e não obedece: Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. Tiago 2:19. Deus te ilumine Marcos de Brito.

  8. sobre a pergunta do Josué a respeito do povo judeus, os que tinham que fazer ofertas pelos seus pecados, eram somente os que pecavam, os que guardavam os 10 mandamentos eram santos, imaculados sem pecados então não tinham que fazer ofertas, agora pergunto eu, será que existiu alguem assim alem de Jesus?

  9. Ola Josué, os judeus faziam ofertas porque cristo nao tinha ainda morrido na cruz, era essas cerimonias feitas com muito cuidado e seriedade, qualquer erro na maneira de fazer, implicava morte, como a biblia diz, essas coisas eram sombras das coisas futuras (Cristo que viria a ser morto na cruz no lugar de todos aqueles que aceitarem), já a lei moral que tem o sabado é sombra das coisas passadas, para lembrarmos da criação assim como Deus fez tambem no sabado, descansou, santificou e abençoou.

  10. ola Daniel, li o seu comentario e senti que voce é um estudioso e está quase chegando la no entender das coisas de Deus, consernentes a salvação, pois outras bilhões de coisas vamos entender na eternidade, quanto a vinda de Jesus, ele vem mesmo como vc relatou, os vivos fieis transformados num corpo glorioso e os mortos fieis ressucitados num corpo glorioso esta é a primeira ressureição, e os vivos infieis mortos pela presensa de cristo e os mortos inieis continuam mortos, e assim neste momento tosos os fieis vivos e infieis mortos, começa então neste momento o milenio, satanás preso simbolicamente pelas circunstancias, claro, nao tem o que fazer, pois os que pecam estão mortos, isto é, dormindos até passarem os mil anos, depois de mil anos cristo volta com os salvos e ressucitam os impios, satanas é solto, esta é a segunda ressureição, depois disso num tempo bem curto, Jesus põe fim nos impios juntamente com satanas, e continua a eternidade que neste momento completa o primeiro milenio, com uma viagenzinha conhecendo o universo, onde com certeza passamos por alguns planetas habitados e onde Elias, Moises e outros jutaram se a nós, tudo isso relatado em apocalipse e outos livros da biblia em perfeito sincronismo de relatos sem nenhuma sombra de contradição.
    Quanto a lei, percebi claramente que vc está misturando leis, leis para os Judeus em especial, é somente ao ato de adoração ao Senhor, pois eles viveram num tempo sem Cristo ter morrido, essas leis judaicas era sombra de cristo que no futuro havia de vir, isto é, sem cristo, mata-se um cordeiro e seus pecados serão perdoados, logicamente, quando cristo morreu, essas leis cerimoniais automaticamente deixaram de existir.
    lembre se que caim pecou ao matar abel, Deus descansou no setimo dia da criação, moises nem tinha nascido e nem judeus existiam, logo a lei ja existia e foi feita para os homens, como disse Jesus, o sabado foi feito para o homem, abraço

  11. gostei das suas mensagens, mande-me seu e-mail ou faceboock para falarmos

  12. As questões a respeito do sábado tem se propagado ao longo dos anos, virou assunto de muitos debates, uns contra e outros a favor, mas na minha opinião o que vale não é o que as pessoas falam e sim o que está escrito, Deus abençoou, santificou e guardou o sábado, e o colcou como o quarto mandamento de sua santa lei, e deixou esse mandamento para seu povo guardar,da mesma forma que os outros mandamentos.

    Deus disse que o sábado é santo, em várias partes da bíblia está escrito dessa forma como Isaias diz:

    Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,
    Isaías 58:13.

    A pessoa que que questiona contra esse mandamento está em contenda com Deus o criador, pois o sábado é do senhor, assim como todas as coisas que ele criou, e quem é o homem para questionar contra Deus?

    Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?
    Isaías 45:9.

    As palavras de Jesus para essas pessoas é a mesmo que disse a Saulo:

    :E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava, e em língua hebraica dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões.
    Atos 26:14.

  13. josé messias de carvalho

    Eu acho muito simples compreender a questão sábado na bíblia, é só ler a palavra que antecede a palavra SÁBADO, note bem que aparece MEU, MEUS e SEUS, isso em quase todas as palavras SÁBADO que aparece na bíblia, exemplo: (MEUS) em exodo 20: 8-11, ezequiel 20:20, (SEUS) em Oséias 2:11, onde é profetizado que iria ser abolido os seus sábados, isto é, os sábados do povo judeu que era usados para fazerem suas festas cerimoniais onde era sacrificados cordeiros no lugar de Jesus, este sábado era chamado tambem de sombras de coisas futuras, é óbvio, o futuro éra Jesus que iria vir e ser o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, automáticamente deixaria de existir essas festas e sacrificios, obviamente estes sábados seriam abolidos como disse o profeta Oséias, então amigos atentem bem para este detalhe, não foi atoa que Deus no quarto mandamento especificou qual era o seu sábado para ninguem fazer confusão com o outro, ele disse que o sábado dele é o sétimo dia da semana, se não existisse outro sábado além do santificado sétimo dia não seria escrito meu sábado e sim simplesmente sábado. abraço, josé Messias.

    • Então com esta sua afirmação , verdadeiramente jesus morreu na quarta feira , pois aquele sabado dito na biblia era um sabado judeu que antecedia o sabado dos 10 mandamentos ?

      • Deus não deu os 10 mandamentos para Moisés ou judeus, o correto dizer é: Deus tambem deu aos judeus a sua lei dos dez mandamentos, pois esta lei é sempre eterna, vigorou no ceus com os anjose vigora, tambem com adão e eva, com os antdeluvianos, caim, abel, etc, quanto ao dia que jesus morreu, leia em lucas narrando 70 anos apos a morte de cristo, quando maria e cia prepararam balsamos para o corpo de cristo, veja que foi no dia de preparação, que antecede o sabado. dia de preparação é e sempre foi sexta feira, naquele tempo, mesmo que algo começasse a acontecer no finzinho de um dia e terminasse no comecinho de outro, era contado 2 dias, então logo cristo passou morto 3 dias, mesmo morto descansou no sabado, abraço

  14. Ola Sr. Luiz Gregório Gomes, mais uma vez estou aqui pesquisando seus estudos, pois creio que o Sr. tbm caminha em busca da verdade assim como eu. Apesar de eu ser muito mais novo que o senhor, e isso não vem ao caso, tbm já relutei com muitos assuntos da Bíblia com os quais eu não encontrava a resposta, sem nunca deixar de buscá-la.Eu cresci ouvindo muitas histórias sobre heróis Bíblia, como foram criados todas as coisas, como o homem foi criado, o surgimento do pecado, a serpente, o diabo, satanás, todas essas histórias me forma contadas e muitas outras. Não estou dizendo que são mentiras nem que são verdades. O que estou dizendo é que eu ouvi cada uma delas e "aprendi", quero dizer elas fazem parte do que eu sei sobre a Bíblia. Mas cresci, aprendi a ler e tbm a questionar. E quando eu comecei a questionar algumas coisas percebi que o que sabia sobre determinado assunto não era totalmente a verdade. Não passava pelo teste do fogo, rsrsrsrs… Então comecei a estudar mais a Bíblia e questionar o que eu sabia, mas nunca havia questionado. foi assim que questionei sobre a sequência da vinda de Cristo, onde hoje sei que não existem dois adventos do Senhor, mas apenas um, que será determinador de tudo, o momento do Arrebatamento da Igreja e da Transformação do Santos, do nosso encontro com ele nos céus, após destruir todos os seus inimigos e entregar o reino a Deus, o Pai. sem o questionamento somos levados a acreditar em tudo que nos foi ensinados, enquanto crianças, adolescentes, jovens e até mesmo adultos, desde que não questionemos o que temos sido levados a acredtiar.Tenho sempre em mente o que aconteceu com Lutero, reformador da igreja, com um exemplar da Bíblia em suas mãos, pode começar a desfrutar dos estudos desse magnífico Livro, e ao questionar alguns assuntos, como a salvação, viu-se que a corrente majoritária de sua época não estavam ensinando a verdade. O que acontece em seguida, está registrado na história do mundo, mas eu me pergunto: Lutero deixou de ensinar que Maria era Mãe de Deus??? isso foi o que ele aprendeu durante toda sua vida na igreja, em seus estudos, era sua oração dia após dia, rogava a proteção da Mãe Divina. Creio que Lutero não questionou o que para ele era óbvio, que Maria era a Mãe de Deus, entre outras coisas que com certeza ele não questionou. Então me levo a pensar que em tudo que não questionamos, estamos sujeitos a errar e continuar pregando o erro.A questão do SÁBADO é uma dessas questões que merecem o questionamento, assim como o DÍZIMO, a CIRCUNCISÃO, e outros costumes narrados na Bíblia.Eu considero muito o seguinte raciocínio: O Velho Testamento é toda uma história dos Judeus e para os Judeus, a Lei é para os Judeus, assim como todo os costumes e ritos ali firmados. Considero tbm que o Velho Testamento se estende até a Morte de Cristo, e com ela se inicia o Novo Testamento. Eu vejo que ali, no encontro de Paulo com os demais Apóstolos, em Gálatas 1 e 2, existiam duas classes de Cristãos, os Cristãos Judeus e os Cristãos Gentios, pois desse encontro ficou certo, entre eles, que aos Gentios não se imputariam a Lei Gl 2:9-10 " E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão; Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência". Aos Gentios não foi imputado que se circuncidassem como era costumes dos judeus e o próprio Paulo era defensor de Graça Gl 2:21 "Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde". Não estou dizendo que a Lei acabou, como quer ensinar muitos Teólogos por ai, mas apenas que, para nós Genstios, ela nunca existiu. Lei é para os Judeus. Note que o que Paulo ensina é que viver sob os aspéctos da Lei não trará a real Justiça que todos esperavam, que as obras da Lei não podem justificar o Homem Gl 2:16 "Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada". Paulo tbm compreende que o homem não é fiel cumpreidor da Lei, e por isso mesmo ele repreende a Pedro Gl 2:14-15 " Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus? Nós somos judeus por natureza, e não pecadores dentre os gentios ". Veja que Paulo, não nega o que realmente ele é: um Judeu; mas nem por isso, ele prega a circuncisão, mesmo sendo circunciso. Ao resumir os 10 mandamentos, Jesus citou apenas dois mandamentos: "Amarás o Senhor Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo". Não invalidou com isso o Decálogo de Deus, mas sim demonstrou a verdaeira essência do Amor, onde o amor é a resposta para sermos pessoas melhores. Mas Jesus disse isso em respostas aos Judeus, lembre-se do que eu disse lá no início, que o Velho Testamento se estende até a morte de Cristo. Aqui ainda é o Velho Testamento, ou seja a história vivida sob o aspécto Judeu, não estendida aos gentios.Poderia citar outros fatos bíblicos deste meu entendimento, em ver nas histórias bíblicas Cristãos Judeus e Cristão Gentios, mas quem sabe outra hora e outra oportunidade.Para finalizar, quero agradecer por essa oportunidade de expressar meus pensamentos e dizer que estou muito contente por essa tua atuação em demonstrar assuntos tão importantes para o povo de Deus.Fique na Paz e até a próxima se Deus assim permitir!!!!

  15. SABADO e com certeza e o sinal do povo de DEUS,pois so o povo de DEUS guarda seus 10 mandamentos…DEUS seja louvado..amem..

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 48 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: