A Lei de Moisés era Sombra – A Lei de Deus é Eterna

O texto deste estudo foi atualizado nesta data: 19/01/2013

Abriu-se o santuário de Deus que está no céu, e no seu santuário foi vista a arca do seu pacto; e houve relâmpagos, vozes e trovões, e terremoto e grande saraiva. Ap 11:19

Existe uma grande confusão em relação às leis. Alguns alegam que Jesus aboliu as leis, mas se tratando das leis divinas e leis de Moisés, não diferenciam que leis devem ser obedecidas depois de Cristo.

 O governo impõe leis que todos devem obedecer, independente de crença. E são tantas leis e estatutos que grande parte da nação não as conhecem realmente, como por exemplo, a lei do fisco, através da qual são cobrados os impostos, e mesmo assim todos devem ser fiéis a elas para manter sua liberdade. E também as leis do trânsito, as quais mudam constantemente a cada governo, e mesmo assim a nação tem que se adaptar. Assim era a lei de Moisés, que mudava a cada mudança no sacerdócio; toda vez que mudava o sacerdote, necessariamente eram feitas mudanças na lei (Hb 7:12).

 Veremos a seguir as diferenças entre a lei de Moisés e a Lei de Deus, os Dez Mandamentos.

 1-Leia Hb 10:1 e Lc 16-17 e responda: a lei de Moisés e a lei de Deus são a mesma?

 2-Onde foi guardado o livro da lei de Moisés, e as duas tábuas dos mandamentos de Deus? Dt 31:26. IICr 5:10.

 3-Em que Moisés escreveu sua lei, e onde foi posta? Dt 31:24-26.    

 4-Que material foi usado, e quem escreveu os dez mandamentos da lei de Deus? Ex 31:18. 24:12.

 5-Qual a lei que não justificava o homem diante de Deus? Gl 3:10-11. Lv 16:1-5,14-15.  

 6-Qual a lei que, se obedecida, justifica o pecado do homem diante de Deus? Rm 2:12-13. Ex 20:3-17.

 Os fariseus valorizavam mais as tradições dos homens e gostavam de serem vistos como os melhores crentes, cheios de fé, mas não guardavam os mandamentos de Deus: (Mc 7:7-8) Em vão, porém me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens, porque deixando o mandamento de Deus, retende a tradição dos homens. Em At 15:5 alguns da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram dizendo que era mister circuncidá-los e mandou que guardassem a lei de Moisés. Porém, Paulo disse que dava graças a Deus por Jesus Cristo, que ele mesmo com entendimento servia a lei de Deus (Rm 7-25).

 O servo fiel deve guardar os mandamentos da lei de Deus, a qual foi escrita por Ele, em tábuas de pedra. A lei de Moisés foi boa, porque conduziu Israel de Moisés à Cristo. Por ela o povo temia a Deus e guardava os seus mandamentos. A Lei de Deus diz: não adulterarás (Ex 20:14). A lei de Moisés condenava a morte quem adulterasse (Jo 8:3-5). Mas ela morreu quando Cristo disse: Ninguém te condenou? Depois disse: Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais (v.10up e v.11up). Aquela mulher adúltera saiu da lei de Moisés e recebeu a graça de Cristo, porém, condicional: Não peques mais, ou seja, “não quebre mais os mandamentos da Lei de Deus”.

7-O que disse Paulo aos crentes fariseus? Rm 2:23   

8 -O que disse Paulo aos que dizem ser filhos de Abraão pela fé, mas que por falta de fé anulam a lei de Deus? Rm 3:31.

O que Paulo diz aos judeus incrédulos? Tu que te glorias na lei (de Moisés), desonras a Deus pela transgressão da lei (de Deus) (Rm 2:23). Paulo falava aos judeus que tomavam a lei de Moisés como advogada, usando o poder dela para perseguir, prender, apedrejar e matar, e ainda se orgulhavam disso, quando na verdade estavam transgredindo a lei de Deus. Porque a Lei de Deus diz: Não dirás falso testemunho (Ex 20:16) e isso os judeus faziam contra Cristo e contra os apóstolos. A lei diz: Não matarás (Ex 20:13), e os judeus, depois que faziam falsas acusações, matavam. Paulo ainda fala: a circuncisão (lei de Moisés) é nada e a incircuncisão nada é, mas sim, a observância dos mandamentos de Deus (ICo 7:19).

9-O que disse Deus, pela boca do profeta Oséias, sobre o futuro do sábado da lei de Moisés? Oz 2:11. Lv 23:26-32                      

10-O que disse Deus por meio de seus profetas, sobre o futuro do sábado da sua Lei? Ex 31:14,18. Ez 20:20. 22:26. Lc 23:56. Rm 7:7. Ap 14:12. 22:19.

A lei de Moisés:… E disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o Senhor tinha ordenado a Israel (Ne 8:1). E Moisés escreveu esta lei, e a deu aos sacerdotes, filhos de Levi, que levaram a arca da aliança do Senhor, e a todos os anciãos de Israel (Dt 31:9). Este texto fala da lei de Moisés e quando cita a arca do concerto, se refere exatamente à lei dos Dez Mandamentos de Deus.

A Lei de Deus: Então disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim, ao monte e fica lá, e dar-te-ei tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito para os ensina,( Ex 24:12). A lei e ao testemunho. Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva (Is 8:20.

A lei de Moisés: Quem ferir alguém que morra, ele também certamente morrerá (Ex 21:12, 22-27). Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou e desta sorte é introduzido uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus (Hb 7:19).

A Lei de Deus: Disse o Senhor Jesus: Não cuideis que vim destruir a lei e os profetas, não vim ab-rogar, mas cumprir (Mt 5:17). E acrescenta: Porque em verdade vos digo que até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido (v.18). Obedecemos a lei de Deus porque até hoje o céu e a terra permanecem. E abriu-se no céu o templo de Deus e a arca do seu conserto foi vista no seu templo e houve relâmpagos e grande saraiva (Ap 11:19; IICr 5:10).

A lei de Moisés: Pelo que também lhes dei estatutos que não eram bons e juízos pelos quais não haviam de viver (Ez 20:25).

A Lei de Deus: E assim, a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom (Rm 7:12). Porque qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto, torna-se culpado de todos (Tg 2:8-10). Em Sl 111:9 o salmista diz que Deus enviou redenção ao Seu povo, ordenou a Sua aliança para sempre. Por isto, Paulo disse que a lei é espiritual (Rm 7:14). Disse ainda que tinha prazer na lei de Deus (Rm 7:22). Paulo jamais falaria isso com a lei citada em Ez. 20:25 e de Os. 2:11. Paulo se referia a Lei de Deus, de Êx 20:3-17. E sobre esta Paulo diz: Portanto a lei é santa, o mandamento santo, justo e bom (Rm 7:12). Paulo viveu como se estivesse sem lei, mas para ganhar os que viviam sem lei, se fez de fraco, mas não viveu sem a lei (ICo 9:20-22).

Somente através da oração é que conheceremos a verdade e a verdade há de nos libertar (Jo 8:32).

About these ads

Publicado em 23 de dezembro de 2005, em Estudos. Adicione o link aos favoritos. 32 Comentários.

  1. Como podemos ver, A Lei moral de Deus e A Graça SALVADORA DE Jesus Cristo andam juntas, O Deus de Israel seja louvado!

  2. SE ALQUEM FC SALVO PELA LEI,NAO PRECISAVA CRISTO TER VINDO AO MUNDO,QUANDO JESUS FALA,SE UM ANIMAL TEU,CAIR EM UM BURACO VC VAI DEIXAR O ANIMAL MORRER SO PORQUE E SABADO,JESUS DISSE QUE ELE E O SR ATE DO SABADO.PELA GRACA SOIS SALVO,ISTO NAO VEM DE VOS,E DOM DE DEUS.SE E PELA GRACA,NAO E PELA LEI. MT 5/17NA ULTIMA PARTE JESUS DISSE,EU NAO VIM MUDAR A LEI, E SIM CUMPRIR,ELE CRISTO FOI O UNICO QUE PODERIA CUMPRIR ALEI,ELE ESTAVA FALANDO DE SUA MORTE,CUMPRIR, UM TESTAMENTO SO TEM VALOR QUANTO O TESTADOR MORRE,

    • Olá CARLOS, obrigado pela visita. Se é que o Senhor Jesus veio abolir a lei de Deus (os dez mandamentos) segundo seus comentários, pergunto: 1-Quantos deuses você tem em sua igreja? 2-quantas imagens de escultura você tem e adora? 3-você chama o nome de Deus em vão? 4-você trabalha normalmente no sábado? 5-você desonra seu pai e sua mãe? 6-você comete assassinato? 7-vocês adultera? 8-Você furta? 9-você é falso testemunho? 10-você cobiça a mulher ou outros bens do seu próximo? Eis aí a Lei de Deus que você tem prazer de dizer em todos os seus comentários, que Cristo veio abolir. Em relação ao sábado, você lembrou bem: O Senhor Jesus disse: SE o teu animal cair em um buraco você não vai tirar? Ou se estiver sede, não vai dar água? Ou não vai orar por uma pessoa enferma por ser sábado? Lc 13:15-17. Tudo isto eu faço, o que eu não faço, é acusar o Senhor Jesus de ter trabalhado no sábado, como fizeram os fariseus, Lc 13:10-14, e como eles, vocês até hoje o fazem. E o que fez o Senhor? apenas orou por uma filha de Abraão e a libertado das garras de satanás no dia de sábados. Quem transgride esta Lei que você diz que acabou, esta desgraçadamente perdido. porque Cristo disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. DESTE DOIS MANDAMENTOS DEPENDEM TODA LEI E OS PROFETAS. Mateus 22:37-40. E disse mais: E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei. Lucas 16:17. Quem vai se salvar? Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Apocalipse 14:12. CARLOS, OBEDEÇA os mandamentos de Deus, e faça como fizeram as mulheres após a morte de Cristo: E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento. Lucas 23:56. Siga a BÍBLIA e não a homens.

    • SÓ OBEDECE A LEI QUEM AMA DEUS!

  3. complementando meu comentário anterior….

    A Observância da Lei faz parte da vida dos Salvos…

  4. 1 João 3:4 – Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.

    Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?
    De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
    Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
    De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
    Romanos 6

  5. Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente;
    Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas,
    Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina,
    Conforme o evangelho da glória de Deus bem-aventurado, que me foi confiado.
    1 Timóteo 1:8-11

  6. Hamilton Machado da Silva

    TODOS PODEM OBSERVAR QUE O VERDADEIRO CRISTÃO NASCIDO DE NOVO ENTENDE AS COISAS ESPIRITUALMENTE COM EQUILIBRIO NAO JULGANDO,E TAMBEM PRESERVANDO O VINCULO DA PAZ,PORQUE CADA PESSOA DEVERIA INDIVIDUALMENTE ACEITAR A FÉ EM CRISTO,LEMBRA CRISTO É O TEU ÚNICO,SUFICIENTE E PESSOAL SALVADOR,ENTAO PARECERES DIFERENTES SEM PASSAR POR ESTE PROCESSO É APENAS RELIGIAO E NÃO CONVERSÃO OK.

  7. Lendo o livro de Hebreus, gálatas e êxodo, conclui que o que foi abolido foi a lei cerimonial de moisés, que foi escrito em um livro, ela não era perfeita e portanto foi posta do lado de fora da arca da aliança, A lei moral ou a lei de Deus é considerada por Paulo como sendo uma lei SANTA, JUSTA E BOA. Romanos 7:12-16, enquanto que a cerimonial ou lei de Moisés o próprio Paulo a considerou MALDITA ou contra nós (Colossenses 2:14). A lei de Deus, que foi escrito pelo Próprio Deus e foi colocada dentro da arca da aliança continua valendo até os dias de hoje, pois se ela tivesse sido abolida matar e adulterar hoje seriam considerados coisas normais, mas não é bem assim!!! Outra coisa que é bem evidente sobre essas duas leis é a parte da história que conta sobre os dois filhos de Abraão, um da escrava e o outro de sua esposa, o primeiro nasceu de modo natural, enquanto o outro nasceu por causa da promessa, simbolicamente esses dois filhos representam as duas alianças, a primeira gera escravidão, e a segunda gera felicidade ao obedecer às leis de Deus, está escrito em gálatas 21:28 para quem quiser ler. Portanto, não estamos mais sob o jugo da escravidão da lei de moisés, pois foi na cruz do calvário que Jesus nos resgatou da morte para a vida, o que temos que observar hoje são os dez mandamentos da lei de Deus, temer a Deus e amÁ-lo, e amar os nossos irmãos como a nós mesmos.

  8. Td bem, nós cremos sim q a justificação vem pela fé e não pela lei, assim como paulo descreve em GALÁTAS 2, 16 !!
    Mas a lei moral( os dez mandamentos) não foi anulada. Como algo feito pelas mãos de Deus pode ser anulada?? Deus então mudou de ideia??
    “Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos”. Malaquias 3:6
    Cremos q a função da lei é coordenar e não salvar, nem redimir. Cremos q a lei é como um espelho q nos mostra se estamos em pecado, não saberiamos que matar é pecado se a lei dissesse não mataras.
    I JO 3,4 afirma q pecado é trangressão da lei.
    A lei é Santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom. Romanos 7:12. O que é perfeito não precisa de reparos, emendas e reajustes. Tudo o que Deus faz é perfeito, e o que é perfeito, não necessita de mudanças.
    Se opôr a essa Lei é se opôr a Deus, é querer viver a sua própria religião, é andar seguindo os seus próprios pensamentos (Isaias 65:2).

  9. SÓ DIGO UMA COISA,QUEM SEGUE A LEI E AS ORDENANÇAS DE MOISÉS,QUE DA GRAÇA TENDES CAÍDO,ESTÁ EM GALATAS,E COLOCA O VÉU NA SUA FACE DE NOVO.LEMBRE-SE O VÉU SE RASGOU COM A CRUZ DE JESUS.PARE DE VIVER DEBAIXO DE MALDIÇÃO.A PAZ A TODOS

    • Qual é a Lei de Moisés? Moisés não tem lei nenhuma, ele apenas escreveu o que foi orientado por Deus. O Problema aqui não tem nada a ver com a Lei de Moisés estamos falando dos Dez Mandamentos… Você acha que os Dez Mandamentos são a Lei de Moisés? Quando você fala que quem segue a Lei de Moisés decaiu da Graça, parece que tem um monte de gente degolando cordeiro e queimando no fogo! Até hoje eu nunca vi ninguém fazer isso… Onde está a Lei de Moisés então? aff!

    • De que maldição você está falando? Parece que você está misturando tudo numa panela! Existe uma diferença muito grande entre seguir os ritos do santuário hoje e a observação da Lei Escrito pelo dedo do próprio Deus. A Lei de Deus não tem nada a ver com as ordenanças que foram abolidas quando o verdadeiro cordeiro foi sacrificado. Se observar a Lei Moral de Deus que diz, não mate, não roube, não furte, não adultere, não minta, honre pai e mãe, e etc.. é viver debaixo da maldição então o que é a Graça? Fumar, matar, roubar, trair, mentir, bater, etc… Muito pelo contrário, seu comentário mostra sua completa descompreensão da Graça que pode ser entendida como: A vida de Deus, que foi manisfestada na vida de Jesus e que nós recebemos hoje pela Palavra. O verbo encarnado subiu ao céu e deixou conosco a Palavra Escrita, fechada é apenas papel e tinta, aberta são os pensamentos e os sentimentos do próprio Cristo. Isso é a graça, é viver a vida de Deus aqui na Terra, e procurar a santificação é ser santo. Os Dez Mandamentos me mostram o que Deus espera de mim. A Lei de Moisés não existe, ele apenas escreveu as orientação de Deus para os serviços e sacrifícios no santuário terrestre cópia do celestial. Então pergunto, o que é que e Lei Moral de Deus os Dez Mandamentos tem haver com as leis que orientavam os sacrifícios no santuário? Nada haver!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. lucimar freire da silva

    gostei muito dos esclarecimento a cima sobre a lei de DEUS E MOISES tirei minhas duvidas obrigado QUE O SENHOR ABENÇOE A TODOS

  11. A lei foi dada ao povo de Israel. não dvemos confundir Israel com a Igreja de Jesus Cristo.Paulo ia às sinagogas aos sábado não para "guardar o sábado" mas para ensinar a respeito de "Jesus"que os Judeus que frequentavam as sinagogas não acreditavam,e mesmo que a bíblia dissesse que ele ia "guardar o sábado", estava certo porque ele é Judeu.O certo é que no novo testamento que foi escrito pelos apóstolos que eram judeus, não mostra os dez mandamentos como mandamentos para a igreja. O que eles pregavam estyá no livro de Atos dos Apóstolos. veja 2: 38, Atos 8:12-16. Atos 10: 48, Atos 19:1-6. Não tem lá os dez mandamentos mas arrependimento, Batismo em Nome de Jesus (não da Trindade católica) e Batismo com O Espirito Santo. este é o mandamento para nós hoje. leia Atos 22:16. abraço fiquem com Deus.

    • Querido irmão, li sua resposta introduzida no comentário feito com respeito as duas Leis Bíblicas (Lei Moral e lei cerimônial). Achei bastante interessante e ao mesmo tempo confortadora, o Sr. irmão Valdemar me tirou um peso enorme dos ombros, pois se os Dez mandamentos foram abolidos por consequência da morte de nosso Senhor Jesus Cristo, isso que dizer que eu não preciso me preocupar mas por estar traindo minha esposa. muito obrigado! Certamente nos veremos no inferno…

    • Qual é princípio básico da lei de Deus? A Bíblia diz em Romanos 13:10 “O que ama ao seu próximo não lhe faz nenhum mal. Pois o amor é o cumprimento total da lei.”
      A lei de Deus resume-se em amor. A Bíblia diz em Mateus 22:37-40 “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”

      Jesus ajuda-nos a clarificar a nossa relação com a lei de Deus. A Bíblia diz em Mateus 5:17-18 “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.”

      A lei de Deus oferece direcção na vida, não justificação. A Bíblia diz em Gálatas 2:15-16 “Nós, judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios, sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada.”
      É nosso dever obedecer a lei de Deus. A Bíblia diz em Eclesiastes 12:13 “Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem.”

      Qual é a relação entre a lei e o pecado? A Bíblia diz em 1 João 3:4 “Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.”
      É necessário guardar todos os mandamentos? A Bíblia diz em Tiago 2:10-11 “Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos. Porque o mesmo que disse: Não adulterarás, também disse: Não matarás. Ora, se não cometes adultério, mas és homicida, te hás tornado transgressor da lei.”

      Podemos conhecer a Deus sem guardar os mandamentos? A Bíblia diz em 1 João 2:4-6 “Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele; aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou.”

      Qual é o propósito da lei? A Bíblia diz em Romanos 3:20 “Porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado.”

      Podemo-nos salvar observando a lei? A Bíblia diz em Romanos 3:27-31 “Onde está logo a jactância? Foi excluída. Por que lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé. Concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. É porventura Deus somente dos judeus? Não é também dos gentios? Também dos gentios, certamente, se é que Deus é um só, que pela fé há de justificar a circuncisão, e também por meio da fé a incircuncisão. Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum; antes estabelecemos a lei.”

    • Irmão Valdemar, mais vale obedecer a Deus do que aos homens. Se vc for a Bíblia achará a seguinte declaração: “Santificai os Meus sábados, pois servirão de SINAL entre Mim e vós, para que saibais que Eu sou o Senhor, vosso Deus” (Ezequiel 20:20). Você pode dizer: Ah,esse verso estava se referindo ao povo de Israel”. Mas não esta não. Se você analizar sem preconceito a Sagrada Escritura, descobrirá que, ao longo da historia humana, Deus teve sempre Sua Igreja. Esa Igreja esteve sempre formada pelos filhos de Deus que queriam OBEDECER à autoridade divina. Por outro lado, em todo momento, houve também homens que quiseram escoher seu próprio caminho, rejeitando a Voz de Deus. Foi assim desde o início. Caim e Abel receberam a ordem de oferecer um cordeiro como sacrifício a Deus. Abel obedeceu a ordem, e Caim decidiu fazer algo diferente: levou o fruto da terra. Perceba que Caim não foi contra Deus. Ele ofereceu o sacrifício, mas não o fez como Deus ORDENOU, porém, como ele achava que deveria ser. Isso é fundamental. No fim da história, os que receberão a marca da besta não estarão contra Deus. Eles pensarão que estão servindo a Deus. SÓ QUE NÃO O FARÃO COMO DEUS PEDIU, E SIM COMO ELES ACHAM QUE DEVE SER. A partir daquele incidente entre Caim e Abel, podemos distinguir a Igreja fiel a Deus. Veja como a Bíblia identifica no início: “Vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas…(Gênesis 6:2). Você vê? Aqui Deus identifica Sua Igreja como “os filhos de Deus” Sempre houve uma Igreja de Deus. Não havia estrutura organizada, mas havia uma Igreja de Deus formada por filhos dispostos a obedecer. Esse grupo de pessoas que estvam dispostas a serem fiéis a Deus e que acreditavam na salvação em Cristo, simbolizada no sacrifício do cordeiro, chegou com o tempo a ser o povo de Israel. Esse povo, além de ser o povo a Igreja de Deus, foi também um pais politicamente organizado : Tinha o sumo-sacerdiote, que era a autoridade espiritual, e o rei que era a autoridade politica A característica distintiva do cristianismo é aceitar a Jesus como Salvador e obedecer aos mandamentos de Deus. (Apocalipse 12:17; Apocalipse 14:12). E uma das chaves dessa obediência é o sábado como dia de repouso. Ezequiel diz que o sábado é o sinal, o selo, a identificação e a marca de Deus. Teria o sábado sido deixado só para Israel? Não, porque na criação, quando ainda não existia o povo de Israel, já fora estabelecido o sábado. O sábado era o sinal do povo de Deus.

      Mas alguém pode dizer: “Israel já foi rejeitado e, junto com ele, o sábado.” Isso não pode ser assim porque, em Apocalipse 7, João diz: “Então vi o número dos que foram selados, que era cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel.” (Apocalipse 7:4). Você vê? O remanescente espiritual de Israel é o cristianismo. São os que aceitaram a Jesus como Salvador e, por isso, “lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro”. E são também os que decidiram guardar os mandamentos de Deus, o que inclui a observância do sábado. É por isso que recebem o sinal de Deus na fronte

  12. Lembrando:Uns querem nos escravisar com lei de dízimos e outros com lei de sábados. Vamos parar com isso.

  13. O cara ai em cima é doutor em letras.Mas está escrito pelo mesmo Paulo:10 Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. 11 Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco. Quando fala-se de sábado é para lembrar o por vir. O fim das obras, o descanso eterno com Cristo. No mundo futuro.Aqui temos dias de descanso, que pode ser na segunda, não terça…

  14. No livro da Lei de Moisés fala que no dia de Sábado era proíbido caminhar mais de 1km ?

  15. O que jesus pede e o que está escrito na Biblia é que creiamos nele e em Deus.e Guardar os mandamentos etb o Santo Sábado,mas pelo que vejo,a única religião hj que guarda o Sabádo é Adventista.os judeus guardam tb,mas a diferença é que eles acham que o Messias ainda não veio á terra,a doutrina Adventista é muito bonita,pois se coaduna com a Bíblia,os restantes das outras igrejas guardam o Domingo,na qual foi mudada pela Lei PAPAl.ou seja pela igreja católica.Acredito piamente no que está escrito na Bíblia,pretendo ser uma seguidora de Jesus e me batizar da mesma forma q Jesus foi batizado e ser fiel aos ensinamentos que jesus nos deixou.passei anos de minha vida perdida e ligada ao mundo,estando em festas,em avareza etcc e hj tudo isto é passageiro, a Morte vem e quero estar preparada para a 1 ressurreição dos Mortos,pois a segunda ressurreição é para os Impios e desta eu nao quero participar não,vou me preparar espiritualmente,pois tudo o que os profetas escreveram não foi em vão,gente deixem de questionar a Biblia,pois há coisas que somente Deus poderia nos explicar! há muitos mistérios.pensem! viemos a este mundo pra nascer e morrer somente?há algo que nos espera além da morte,na outra vida espiritual,em que somente os vencedores(os que acreditaram em jesuscristo)herdarão um mundo sem pecado,sem a morte,sem os assassinos,enganadores etcc.é claro que poucos serão os escolhidos,pois o mundo está numa incredulidade tal qual houve em sodoma e gomorra,época de Noé….e por ai vai.

  16. Veja querido irmão o que vc mesmo escreveu :"E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos.,e isso foi em corinto ! em toda a Asia , havia judeos e gregos ! Também em toda a Grécia e Também em Roma !Judeus e grergos iam crendo em JESUS ,"Bem, então é de se aceitar que mesmo depois de Jesus ter subido aos céus, Paulo continuou com o costume de ir aos sábados na sinagoga ensinar a Lei de Deus; e se isso, por alguma razão houvésse sido abolido, não teria ele continuado com este procedimento do qual o próprio Jesus tinha por observância como poderás ver em Lucas 4:16Que dia de repouso observaram o Apóstolo Paulo e seus companheiros? Atos 13:14; 16:13; 17:12; 18:4Por favor poderia dar uma olhada nesse link:http://www.portalbatista.org.br/estudos-explicativos-para-voce-entender-/curso-biblico-discipulado-um-dia-especial-de-comunhao-com-5.htmlBom, então para nos abstermos de quaisquer indignação por parte de pessoas que levam este assunto como sendo de religião A ou religião B, e que por algum motivo sem explicação, se ofendem e transformam isso em ataques,e para Deus isso é abominação.Pois se Ele e a sua Lei é o que realmente importa, porquê temos que nos preocupar em criar conflitos dizendo:Ah, Ele veio e morreu, e nisso (na sua morte) aboliu a lei !(sendo que Ele mesmo disse que não veio abolir a Lei. S.Mateus 5:17 Então porque custa acreditar numa coisa tão clara?Fiquem com Deus e até mais!

  17. olá estou no Japaõ meu nome é luiz e sou de são paulo!quero ajudar com alguns pontos difíceis da palavra de entender!o que diz no salmo 119:4? e no salmo 119:80?o SNHOR ordenou os seus mandamentos para nos observarmos com (diligencia). obre a lei que quero falar.para quem que paulo escreve romanos?ou corinto?ou qualquer outra carta sua?se a resposta é para os gentios , só por que ele era apóstolo dos gentios esta ERRADO!vamos em RM 4.Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?se a carta é somente para os gentios convertidos de roma,por que paulo diz:nosso pai Abraão segundo a (carne)?os filhos de Abraão são os da fé e os da promessa!por que a palavra da promessa é:Isac !em 1 corintio 10 oque diz a escritura ? Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar. nossos páis????poracaso são nossos pais que , passaram pelo mar? não foram as 12 tribos de Israel ? vê que as cartas não são somente para os gentios convertidos como muitos pensão ! em Atos dos apostolos as escrituras ja prevê tudo !Atos 14:1 E aconteceu que em Icônico entraram juntos na sinagoga dos judeus, e falaram de tal modo que creu uma grande multidão, não só de judeus mas de gregos. onde a palavra diz que eles entraram ? e quais foram as pessoas que creram ? pois bem ! ja da pra perceber que , na época havia judeos e gregos na mesma sinagoga ne ? judeus e gentios ! vou citar mais um texto para comfirmar Atos 18 : 4E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos.e isso foi em corinto ! em toda a Asia , havia judeos e gregos ! Também em toda a Grécia e Também em Roma !Judeus e grergos iam crendo em JESUS , agora pode um (grego0 gentio que recebeu a JESUS viver como um Judeu que tem um chamado irrevogável ? ou pode um Judeu viver como um gentio que se converte ?? leia Atos (15) e acompanha até o 21….porque você vai entender melhor !em Atos 21 ja eram milhares de Judeus que haviam crido em JESUS , e todos eram zelosos da lei ! e paulo nunca pregou contra isso ou contra a lei (torá)………só que havim falsos Judeus que , queriam obrigar os gentios convertidos a viverem como judeu ! e não podia haver inimizade entre um judeu que pratica a torá e , e gentio que não tem a obrigacão de praticar a torá , por que DEUS quebrou essa parede de inimizade e fez dos dois povos um (EF 2 inteiro) destacando o verso 15.leia por favor EF 4 : 1–6 e entende o que Paulo quer ensinar ! temos que ter cuidado a o lermos as Epistlolas de Paulo por que são para ambos os povos que , aos olhos de DEUS ja eram um ! Tiago ja direciona a sua Epistolas aos Judus que creram em JESUS TG 1 : 1, porem , são nossos irmãos e um só corpo ! Pedro dirige as suas duas cartas a os gentios (estrangeiros) que , paulo ja Havia pregado o Evangélio PE 1 : 1…….e todas as Epistolas são para a Igreja de Cristo !por que somos um só corpo EF 4 . os gentios não estão obrigados a viverem praticando a lei , porem , se quiserem , guardar os sábados etc , não é maldicão como muitos pensam , e os que não guardam , não significa que , estão com a marca da besta como eu ja li , ouvi , e vi videos cheios de (doutrina de homens )ensinsndo o que não deve ! quero ser bem claro , (quem dera se , todos nos , conseguíssemos passar o sábado inteiro com DEUS , digo , lendo . orando , ajudando os irmãos , fazendo o que JESUS fazia nos sábados…….mas isso não é obrigacão ou motivo de criar uma doutrina de homens……..que DEUS abencoe e , lembrando que , não estou contra os que guardam sabados…ou , a favor dos que o guardam…..quem faz , faz para DEUS ! e quem não faz , não faz para DEUS ! e quem diz estar na luz e aborrece a seu irmão , até hoje esta nas trevas …..toda a lei se cumpre em uma só palavra……qual é ???? DEUS ABENCOE !

  18. Ora! Um texto um tanto desprovido de imparcialidade.Só pra ficar num único exemplo, no mesmo livro de neemias citado aqui, o autor do citado livro chama o livro da lei de moisés de livro da da lei de Deus, e o autor desse texto lógicamente esconde esse fato.Com esse tipo de exegesse realmente a única alternativa que resta para alguns é ser adventista mesmo.só posso lamentar e orar a favor da libertação dessas pessoas .

    • Estou na Igreja Adventista e fico até hoje impressionado de ver tanto fanatismo em cima de doutrinas humanas, por exemplo pergunte a um menbro Adventista se ele guarda o sabado por que está escrito na Biblia ou porque a senhora Ellen Withe teve a visão de que os salvos serão os que guardam o sabado, e como els dizem mais de 2000 visões. Fui enganado por pessoas que escondem a verdadeira intenção desta “Igreja” que é exaltar uma falta profetisa e anular o sacrificio de JESUS na CRUZ.

      • Mentira, essa não é a intenção da IASD… Pelo contrário “A mensagem da Igreja Adventista do Sétimo Dia está centralizada em Jesus. O evangelho eterno, a graça da salvação oferecida pelo extraordinário amor de Deus revelado na vida vitoriosa, morte vicária e ressurreição triunfante de Cristo.” Sobre EGW, existe sim admiração em excesso por parte de alguns (membros e alguns pastores) e desprezo por parte de outros, desprezo este reforçado pelos apologéticos! Isso não significa que sua mensagem deva ser desconsiderada, pelo contrário, é uma mensagem quase que particular, digo isso, porque não é comum a outras denominações! Mas o post aqui não tem por objetivo tratar religião e sim a importância do decálogo para nossos dias, pois ninguém observa a lei para se salvar.

    • Todas as Leis que Moisés escreveu vieram da parte de Deus, a Lei do Decálogo ele escreveu com seu própria dedo conforme exôdo 31:18. Logo seria a coisa mais normal para o autor se referir a mesma lei como sendo de moisés ou de Deus.

    • E tem mais para os desinformados! “Pentateuco é mais uma palavra de derivação grega cujo significado é “cinco rolos” ou ‘livros” e são os cincos que compõem a Bíblia judaica. Não sendo um Código Moderno será que seus ensinamentos servem para os dias atuais, visto que o Pentateuco é uma história de Israel que vai desde a criação do mundo até a morte de Moisés. Podemos afirmar que a autoria destes livros pode ser ou não de Moisés, pois ele narra a sua própria morte nos livros. Os livros do Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, constituem a maioria do Pentateuco. Por esta razão os judeus o chamam “Lei” Ou “Tora”, pois ‘a vontade de Deus’ exprime a exprime. Mas, temos que mostrar que o Pentateuco não é um Código moderno de leis, nem um manual de histórias do povo de Israel. A Lei não é uma simples expressão da vontade de um povo organizado, e sim o fruto da aliança, a expressão da vontade de Deus a respeito do povo que ele elegeu. Lembrem-se de que o povo elegido por Ele foi o de Israel. Teria Moisés recebido estas Leis no Monte Sinai (Êxodos, Levítico e Números de 1 a 10) e nas estepes de Moab (Números 26 a 36 e Deuteronômio). Por isso a autoria do Pentateuco foi atribuída pela tradição judaica a Moisés.

    • Sobre “o autor do citado livro chama o livro da lei de moisés de livro da da lei de Deus” isso não muda nada em relação ao fato de que o decálogo deve ser preservado, pois o que está em jogo aqui não é o pentateuco, mas a validade do decálogo escrito pelo dedo do próprio Deus.
      http://eciosf.blogspot.com/2012/01/lei-foi-abolida-na-cruz.html

    • AMEM QUERIDÃO, QUE DEUS POSSA TE ABENÇOAR MAIS E MAIS.

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 50 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: