Falar em Línguas – Dom de Deus

A presença do Espírito Santo na vida do crente é muito importante, porque Ele ajuda, guia, consola, e até convence o homem do pecado (João 16:8-13). É como disse Salomão em Provérbios 1:23: Convertei-vos pela minha repreensão, abundantemente derramarei sobre vós o meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.

Falar em línguas estranhas é apenas uma de muitas obras que o Espírito Santo opera em favor da igreja. O Espírito Santo é mais que água fresca na boca de quem está com sede (Is. 44:3), por isso Jesus o chamou de consolador (João 14:16). Joel 2:28 diz: E há de ser que depois, derramarei o meu Espírito sobre toda carne. Essa colocação não diz que até os ímpios serão batizados com o Espírito Santo, até porque na parte final do versículo Deus aponta para a igreja, quando diz: e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, e vossos velhos terão sonhos e vossos mancebos terão visões.

Nem todos podiam se aproximar de Deus ( Ex.19:21). Esses eram considerados como ‘toda carne’, da qual fala o profeta Joel. Mas Deus fala através de Ezequiel (Ez. 39:29): Não esconderei mais a minha face deles, quando eu houver derramado o meu espírito sobre a casa de Israel, diz o Senhor Jeová. Porque, receber o Espírito do Senhor era um privilégio dos profetas e sacerdotes (Luc. 1:9-10), tanto é que Deus conclui em Joel 2:29: e também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias derramarei o meu Espírito. Isto se cumpriu em Atos 1:15 e 2:1-4, onde estavam reunidos os discípulos em oração. Em Atos 2:13 vemos que os ímpios incrédulos zombavam, mas Pedro diz nos v. 15-16: Esses homens não estão embriagados como vós pensais, mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel (Joel 2:28-29): E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos. E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas naqueles dias e profetizarão. E os que estavam reunidos naqueles dias eram somente os discípulos e os apóstolos, e não toda a carne no sentido generalizado.

Em João 14:17 e 26 Jesus nos faz entender o Espírito Santo como Consolador unicamente restrito a igreja, quando diz: O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque habita convosco e estará em vós.  E João batista disse: Eu vos batizo com água para o arrependimento, mas após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo (Mat. 3:11). João Batista se refere à igreja quando diz: E vos batizará, eu vos batizo. Não apontaria os fariseus que não tinham compromisso com os mandamentos de Deus (Mat. 15:3).

Dois batismos: na água para o arrependimento e no Espírito Santo falando em línguas estranhas

Atos 19:1-7: Paulo pergunta-lhes: Receberam o Espírito Santo quando crestes? Responderam eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo. Tornou-lhes ele: Em que fostes batizados, então? Responderam: No batismo de João. Paulo disse: Certamente João batizou com batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus. Impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo e falaram em línguas e profetizaram, ao todo eram uns doze homens. Esse texto separa o batismo nas águas do batismo com o Espírito Santo, quando Paulo pergunta se eles conheciam o Espírito Santo, e eles respondem que não. Então Paulo admirado pergunta em que batismo eles eram batizados e eles respondem que era no batismo de João para o arrependimento. Como muitos em nossos dias não conhecem o batismo com o Espírito Santo, aqueles homens também não conheciam. A diferença é que quando aqueles homens ouviram, creram e receberam e hoje muitos ouvem, mas não crêem nem aceitam e conseqüentemente não recebem.

 O dom do Espírito Santo não se compra com dinheiro

Atos 8:14-24 Filipi pregou em Samaria e muitos creram e foram batizados, inclusive um homem que era mágico, chamado Simão. Ouvindo os apóstolos que estavam em Jerusalém que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Quando chegaram, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo, porque sobre nenhum deles tinha descido ainda, mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus. Então lhes impuseram as mãos e receberam o Espírito Santo. Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, ofereceu-lhes dinheiro, dizendo: Dai-me também esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo. Pedro, porém, lhe disse: O teu dinheiro seja contigo para perdição, porque pensaste que o poder de Deus se alcança com dinheiro. Tu não tens parte nem sorte neste ministério.

Este texto é bastante esclarecedor e não deixa dúvida de que quem fala em línguas não aprende por homem e nem faculdade, mas é dom exclusivo de Deus, e só Ele é quem dá. Quem pensa em comprar com dinheiro este dom, desafia o próprio Deus, podendo ser até condenado. E quanto aos incrédulos, a estes não será concedido, porque Jesus disse: Quem crer e for batizado, será salvo, mas quem não crer será condenado. E estes sinais hão de seguir os que crerem: Em meu nome expulsarão demônios, falarão novas línguas e pegarão em serpente, e quando beberem alguma coisa mortífera não lhes fará mal algum, imporão as mãos sobre enfermos e os curarão (Mar. 16:16-18). Existe essa promessa aos crentes em Deus, que obedecem a Sua palavra (Atos 5:32 / Luc. 24:49).

As línguas dos homens e dos anjos

Em I Cor. 13:1 Paulo fala sobre as línguas dos homens e dos anjos. Quando Paulo fala das línguas dos homens se refere aos idiomas, o inglês, português, alemão, hebraico, casteliano, japonês… línguas faladas por nações terrestres, consideradas línguas dos homens. E quando Paulo se refere às línguas dos anjos, fala exatamente das línguas faladas pelos seres celestiais. E são exatamente através desses idiomas estranhos que o homem fala com Deus, e não aos homens (I Cor. 14:2) e Paulo completa: Ninguém o entende e em espírito fala em mistério.

O que profetiza é maior do que o que falta em línguas estranhas (I Cor. 14:5), porém Paulo recomenda: Portanto, irmãos, procurai com zelo profetizar, e não proibais o falar em línguas, mas faça-se tudo com decência e ordem (I Cor. 14:39-40. Paulo chamou o batismo nas águas de batismo de arrependimento (atos 19:4 / Mar. 1:4 / Luc. 3:3). e o falar línguas estranhas é o batismo com o Espírito Santo (João 1:33 / Atos 1:5Atos 2: 4 / Atos 10:44). Toda a nossa crença torna-se inútil se não cremos em toda a Palavra de Deus.

Publicado em 23 de dezembro de 2005, em Estudos. Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. cristyan dos santos

    APAZ DO SENHOR JESUS. Queria um estudo sobre batismo nas aguas?Eu agradeseria meu amado irmao eu quero me aprofundar no conhecimento de DEUS

    • O verdadeiro batismo
      SET 6
      Publicado por luizgregorio
      O texto deste estudo foi atualizado nesta data: 30/03/2013

      Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, toda a província adjacente ao Jordão; e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. Mt 3:5-6.

      1- Qual deve ser a primeira missão do missionário? R: Mat. 28:19 e 20

      2- O que o crente deve fazer para ser batizado? R: Mat. 3:2

      A palavra de Deus convida o homem ao arrependimento e ao batismo para remição dos pecados (At 2:38). Em Lc 3:3,10-14 o profeta João Batista pregava o batismo de arrependimento para remissão de pecados. A multidão, querendo ser batizada, perguntou a João Batista: O que faremos? Respondeu o profeta: Quem tiver roupas ou alimentos, reparta com quem não tem. Como hoje, o mais difícil é as pessoas dividirem seus bens com os mais pobres. Chegaram alguns publicanos (cobrador de imposto) também querendo ser batizados, e perguntaram: Mestre, o que devemos fazer? O profeta respondeu: Não peçais mais do que aquilo que vos é ordenado, o que quer dizer, não extorquir. Talvez este fosse o maior desafio para aqueles cobradores de impostos. Os soldados perguntaram: E nós, o que faremos? João batista respondeu: A ninguém trateis mal, nem defraudeis e contentai-vos com o vosso soldo. Em nossos dias existem policiais que maltratam, batem, machucam, e ainda cobram suborno. João disse aos soldados que se arrependessem de seus pecados, que contentassem com seus salários, e então fossem batizados.

      O homem deve renunciar seus costumes e a arrogância, porque impedem o arrependimento e consequentemente o batismo. É preciso crer, se arrepender e ser batizado para remição de seu pecados.

      3- O que deve fazer o homem arrependido? R: Mat. 3:6

      Confessar os pecados, ou seja, se revelar ao mundo como servo de Deus através de seus atos, de sua fala, de suas vestimentas, guardando os mandamentos de Deus. O mundo deve nos ver como exemplo (Mt 5:14-16).

      4- Onde o batismo deve ser efetuado? R: Mat. 3:16

      No rio de águas correntes, como o Rio Jordão. E esta foi a pergunta que Jesus fez aos moços que queriam lhe seguir: “Vocês podem ser batizados com o batismo que eu sou batizado?” (Mat. 20:21 e 22). De uma vez que Jesus foi batizado em águas correntes, assim também deve ser o nosso batismo para que possamos beber o cálice com Ele.

      5- O Senhor Jesus e o profeta João continuaram batizando em águas correntes? R: João 3:22 e 23

      Os discípulos de Jesus faziam batismo na Judéia e João em Enom, um rio próximo a Salim, onde havia muitas águas. A doutrina do batismo em águas correntes ficou exclusivamente para os seguidores do Senhor Jesus, e jamais deve ser esquecida.

      6- O Senhor Jesus foi até o Rio Jordão para ser batizado por João Batista. Mesmo sendo profeta, como João reagiu ao ouvir Jesus pedindo para ser batizado? R: Mat. 3: 13 e 14

      João Batista se sentiu pequeno diante de Jesus, mesmo sendo profeta enviado por Deus (Mat. 3:3). Com isso aprendemos que não devemos ser batizados por homem que não tem a doutrina do Senhor (I Cor. 15:29).

      7- Como foi efetuado o batismo de Jesus? R: Mat. 3:16

      O texto diz ‘Jesus saiu da água’, ficando provado que Ele foi imerso, mergulhado. Isto torna evidente que Jesus nos deixou o exemplo. Quando o homem é sepultado nas águas, ao sair deve sair com novo propósito, uma nova criatura, como que nascida de novo.

      8- Em Marcos 16:15 lemos que quem crer e for batizado será salvo. Em nome de quem deve ser pregado o arrependimento que leva o homem ao batismo? R: Luc. 24: 46 e 47

      Os ouvintes arrependidos perguntaram a Pedro o que eles deveriam fazer. Pedro respondeu: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”(Atos 2:37 e 38). Quando Jesus fala: “Ide e batizai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mat. 28:19) é porque o filho Jesus é mesmo que Deus Conosco. Isaias fala que Ele é Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz (Isaias 9:6). Logo, o batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo também o é em nome de Jesus, quando se refere ao filho. Pedro começou uma mensagem em Atos 10:28, onde entendemos que aquele povo a quem Pedro ensinava já conhecia a Deus como Pai, mas não conhecia Jesus como Filho de Deus. Ao tomarem conhecimento, logo aceitaram o batismo em nome de Jesus, e não somente em nome do Pai.

      9- O batismo pode ser feito por pastores que não são vivos na doutrina e na Lei de Deus? R:I Cor. 15:29

      Se os mortos não saem da sepultura para batizar as pessoas, Paulo se referia a pessoas que são mortas na fé, sem lei e sem doutrina. E se essas pessoas não ressuscitam para a glória eterna, que recompensa terá quem é batizado por pessoas que não serão salvas, que não tem doutrina? A doutrina não se resume apenas em vestimentas decentes. A doutrina é um conjunto de princípios indiscutíveis, que servem com,o base para a igreja de Deus, e os dez mandamentos, sem dúvida, estão incluídos.

      Jesus disse: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (João 8:32). Se o indivíduo não tiver esse princípio, não tem a vida em Cristo, e não tendo a vida em Cristo, logo está morto, ou seja, não está autorizado a batizar quem quer que seja. Primeiro o homem deve aprender o caminho do Senhor e investigar se o pastor defende e prega os dez mandamentos de Deus, se não se contamina com alimentos impuros e se é verdadeiro. Sendo assim, pode solicitar o batismo e servir a Deus.

  2. eu tenho uma duvida….como sei que realmente é DEUS QUE ESTA ME USANDO?…EU MESMO RESPONDO…SUAS ATITUDES TE DIRÃO SE ÉS DEUS OU SE ÉS DIABO…QUE FALA POR TUA BOCA….PROCURE SER INTEGRO E FUGIR DO PECADO,,,,POIS O DIABO ENFRENTAMOS MAI O PECADO DEVEMOS FUGIR DELE…

  3. isaias rodrigues vidal

    Verdadeiramente o batismo de joão era para arrependimento dos pecado, mas não poderia nos selar com o Espirito Santo, pois Jesus ainda não tinha consumado a obra. Após a morte e ressureição de Jesus, quando somos batizados, não somos batizados com o batismo de joão, e sim em nome do Pai do Filho e do Espirito Santo. A manifistação de todos o don do Espirito Santo, creio que depende de como vivemos diante de Deus.

  4. Paz do Senhor
    tenho umas duvias em corintios
    pq o apostolo paulo mandou q todos estivesse calados
    se não houvesse interpretes de linguas?
    e por que q deveria haver interpretes
    se o falar em linguas é para nossa edificaçao?

  5. ANTES DE TUDO GLORIA A DEUS,AO FILHO EO ESPIRITO SANTO. LOUVO A DEUS POR TER ENVIADO O CONSOLADOR EM NOME DE JESUS,PORQUE SEI QUE ELE FICARA CONOSCO ATE A CONSULMAÇAO DOS SECULOS!!!

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 50 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: