A expulsão de Satanás do céu e sua vinda a Terra

O texto deste estudo foi atualizado nesta data: 19/01/2013.

Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva, como foste lançado por terra tu que debilitava as nações. Is 14:12.

Quando se lê ou se ouve a palavra inferno as pessoas logo imaginam um lugar onde mora Satanás. Porém, sempre que Satanás se manifestou nunca afirmou ter vindo do inferno. Se existisse esse lugar (inferno, morada de Satanás), as pessoas na terra estariam mais livres da presença deste que tanto tem destruído as famílias.

1- Jesus expulsou os demônios de um homem gadareno (Mc 5:8-9). Para onde foram os demônios? Mc 5:10-12

 2-Em Lc 4:1 o Senhor Jesus foi guiado pelo Espírito Santo ao deserto. Quantos dias Ele sofreu tentação pelo diabo ali? Lc 4:2.

Quando a legião de demônios se encontrou com Jesus, eles estava na terra, na região dos gadarenos. Os demônios foram expulsos do corpo do homem por Jesus, mas entraram na manada de porcos e permaneceram na mesma região, não foram para o inferno. E ainda hoje continuam entre os humanos lutando para governar e destruir o mundo junto com ele.

Lc 4:1-13 diz que Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão (onde foi batizado) e foi levado ao deserto (v.2). Jesus foi tentado pelo diabo durante quarenta dias, porque assim como Satanás observou Jó, observou também Jesus, pois o Mestre estava se preparando para maior missão, que era ensinar, perdoar e salvar as pessoas da mão do inimigo que estava na terra, na região de Jerusalém, e não no lugar chamado inferno. O diabo diz a Jesus: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão. Ele ainda tenta enganar Jesus, mentindo e oferecendo os reinos do mundo, como disse: Tudo isso a mim foi entregue, dou a quem quero, basta me adorar e tudo será seu.

Entendemos que Satanás não veio do inferno para tentar a Jó e nem ao Senhor Jesus. Sua morada é a terra e ele vive observando a todos nós, assim como perseguiu a Cristo Jesus e a todos que fizeram a vontade de Deus. Jesus repreende o diabo, o qual deu prova de conhecimento das Sagradas Escrituras, citando o Sl 91:11-12, como fazem hoje os falsos profetas e pregadores: dão prova de conhecimento da Palavra de Deus, mas não obedecem, mas torcem, o que também é obra de Satanás, que desde que foi lançado por Deus à terra com seus anjos engana as pessoas.

Ap 12:9: Esse é o grande dragão, a antiga serpente, chamada Diabo e Satanás. Sabemos que o diabo atormenta o homem desde o primeiro casal na terra (Gn 3:12-13), e continuará atormentando até chegar o dia em que ele e seus enganadores, falsos profetas, serão lançados no fogo e queimados para sempre (Ap 20:10).

3-Onde se encontrava Satanás nos dias de Jó? Jó 1:7

Os filhos de Deus foram se apresentar a Ele; foi também Satanás. Então Deus pergunta: Donde vens? Satanás responde ao Senhor: De rodear a terra e passear por ela. Isso aconteceu por repetidas vezes (Jó 2:2). Enquanto existir seres humanos na terra, Satanás não deixará de tentá-los, principalmente os justos, retos e tementes a Deus, como era Jó (1:1; 2:3). Vale a pena não desistirmos de sermos honestos diante de Deus (Jó 42:10-14), pois a história de Jó é um exemplo.

4- Para onde foi Satanás depois de conversar com Deus? Jó 2:7

Jó morava em Uz e Satanás ao sair da presença de Deus, veio direto a terra e começou para destruir os bens e a família de Jó. Fica claro que o inimigo do bem mora e vive de rodear a terra e passear por ela. Portanto é mentiroso o testemunho das pessoas que dizem ter ido ao inferno, lugar do inimigo, uma vez que Deus fala: Põe acima dele um ímpio e Satanás estava a sua direita (Sl 109:6), confirmando a morada de Satanás aqui na terra.

5-Onde estava o diabo e quem ele usou quando o Senhor Jesus dizia que haveria de morrer e ressuscitar? Mt 16:21-23.

O diabo, está à nossa volta perseguindo homens e mulheres, principalmente os que temem a Deus e sabe muito bem enganar as pessoas. Somente pelo Espírito Santo o crente consegue escapar de suas ciladas. Em Mc 8:31-33 Jesus começou a falar que seria rejeitado pelos anciãos, pelos escribas e sacerdotes, que seria morto, mas depois de três dias ressuscitaria. Pedro não considerou, ou o diabo não permitiu que Pedro entendesse que Jesus ressuscitaria, somente que Jesus morreria, então o diabo, tomando ocasião disso começou a dizer que isso nunca deveria acontecer (Mt. 16:22), pois essa era a vontade de Satanás. Nesse momento Jesus percebeu que não era Pedro quem falava, e sim o diabo através dele. Então Jesus se voltou a Pedro e repreendeu o Diabo, o qual sempre esteve na terra e não no inferno.

6-Onde é o reino do diabo? Lc 4:5-7.

7- Onde o Diabo congrega? Ap 2: 9-10. 3:9

8-Contra quem é a nossa luta enquanto estivermos aqui na terra? Ef 6:11-12. Ap 12:17.

9-Em Lc. 10:1 Jesus mandou setenta discípulos para todas as cidades e lugares. Além de homens e mulheres quem mais os discípulos encontraram? Lc. 10:17-18

10-Em Ap 12:7-8 houve batalha no céu, Miguel e seus anjos, contra satanás e seus anjos e não mais se achou o seu lugar no céu. Para onde foi expulso satanás com seus anjos? Ap 12:9.

11-Is 14:12 afirma que o diabo caiu do céu e foi lançado por terra. Porque o diabo foi expulso do céu? Is 14:13-14.

12-Em Is 14:15 diz: Levado serás ao inferno (seól). A que está se referindo? Is 14:19-20.

13-Porque lamentou um anjo a situação dos habitantes da terra? Ap 12:12-13.

Os discípulos muito alegres falavam a Jesus que pelo Seu nome até os demônios eram sujeitos a eles. Isso quer dizer que onde existir seres humanos, ali eles estão, e não no inferno pois os discípulos andaram por muitas cidades e lugares. O Senhor Jesus respondeu aos discípulos dizendo que viu Satanás como raio cair do céu. Não existe lugar chamado inferno e consequentemente Satanás não foi enviado para lá, e sim para a terra. O Senhor disse a Simão: eis que Satanás vos pediu… Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça (Lc 22:31-32). Pedro, sabendo que Satanás fazia com que as pessoas pecassem, disse a Ananias, por ocasião de seu erro: Porque encheu Satanás o teu coração para que mentisses ao Espírito Santo? (At 5:3). Paulo alertava os discípulos a viverem e fazerem tudo na presença de Cristo para não serem vencidos por Satanás (IICo. 2:10). Isso é para que saibamos que o inimigo está ao nosso redor, tentando nos tragar, nos apanhar, assim como faz um leão (IPe. 5:8). O Diabo tem procurado derrubar as pessoas que se revelam servas de Deus e confessam que Jesus é o Salvador, mais que àqueles que se dizem judeus e não são, se dizem servos de Deus e são falsos. Estes abrigam Satanás e se tornam moradas dele. Um anjo disse que os que mentem são da sinagoga de Satanás, logo não há inferno em algum lugar no além para agregar o inimigo de nossas vidas. Na terra ele anda e congrega entre os dele.

O Senhor disse através do profeta Isaías (Is 14:12) que o Diabo caiu do céu e foi lançado na terra. Em Ap 12:12-13 o anjo diz a João: Ai dos que habitam na terra e no mar, porque o Diabo desceu a vós e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo. E quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera a luz o varão (Jesus). A bíblia é clara e não deixa dúvidas que o Diabo foi lançado a terra, e não ao inferno, lugar ignorado, pois segundo a Bíblia Sagrada, o inferno é a mesma sepultura, ou cova (Sl 16:9-10).

O profeta Ezequiel afirma (Ez 26:15; 19-20) diz: O Senhor Jeová fará com a cidade de Tiro: não tremerão as ilhas com o estrondo da tua queda… Quando eu tiver feito uma cidade assolada, como as cidades que se não habitam, quando fizer sobre ti um abismo e as muitas águas te cobrirem, então ti farei descer com os que descem a cova. Em Lc 10:14-15 Jesus diz a mesma cidade de Tiro e Cafarnaum que ela seria abatida até ao inferno; e o profeta Isaíias fala que o diabo foi lançado na terra (Is 14:12), assim como disse um anjo em Ap 12:9 e 12. Pedro fala que Deus não perdoou os anjos que pecaram, os lançou no inferno, que significa a parte inferior da terra (IIPe 2:4) IPe 3:19 diz que Cristo pregou aos espíritos em prisão. Muitos ensinam que Jesus foi ao inferno e lá pregou aos mortos, quando na verdade Jesus desceu a terra e pregou às pessoas que estavam aprisionadas pelo demônio. Noé construiu a arca; toda a humanidade estava aprisionada por Satanás e não aceitou a mensagem da salvação do dilúvio, exceto sua família, mas se corromperam perante o Senhor (Gn 6:11-12; IPe 3:20). Assim, como não há um lugar no além para Satanás morar, devemos vigiar e orar para não cairmos em tentação, pois o Diabo está aqui na terra tentando a todos, principalmente aos filhos de Deus.

Publicado em 23 de dezembro de 2005, em Estudos e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 21 Comentários.

  1. José Raimundo da R. Barros

    Olá, queridos pesquisadores da palavra de DEus,
    gostaria que ponderassem com muito cuidado , e oração sobre a informação abaixo:

    De fato satanás está na terra e não um local chamado inferno.
    A respeito da atuação de satanás na terra é obvio que desde a rebelião no Eden, porem a expulsão definitiva do céu , foi no tempo estabelecido por Deus, apocalipse cap 12,mostra que isso só veio a acorrer quando o reino de Deus começasse a agir, no poder de Cristo.
    Esse cap 12 de apocalipse mostra a perseguição ao menino da mulher (12:4), o comprova a inimizade profetizada em gn 3:15, quem é esse menino?
    Jesus.
    Ap 12:5 o menino depois de estar na terra é arrebatado para o trono de Deus, isso só se deu deposi do ministerio terrestre de Jesus, depois que jesus e arrebatado é que acorreu a guerra Ap 12:7
    Note no vs10 “Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo;Apocalipse 12:10, Deus tem tempo para agir, na sua divina sabedoria ele escolhe permitir certos acontecimentos, e intervir no momento apropriado.Aqui o tempo da salvação é a chegada do reino de Deus, que jesus ensinou a pedir “venha a nos vosso reino”, a chegada do reino e Jesus como rei desse reino, é o tempo da expulsão de satanás e seus anjos.
    vs 10,11 falam que no céu sátanas acusava os servos de Deus , que criam no sangue e no testemunho de Jesus.Quando se deu isso? Novamente , só depois da vinda de jesus a terra.(ver vs.17)

    As palavras ouvidas no céu por acasião da expulsão de satanás:
    Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais
    Apocalipse 12:12
    Não fica claro que por um período no céu ouve pertubações, pela presença de satanas e seus anjos?a expulsão causou alegria nos seres espirituais fieis.

    Importante que Ap 12:12 ainda fala do tempo da expulsão lemos que seria num periodo que satanas sábia que lhe restava “pouco tempo” na sua ira ele causaria dores na terra “ai da terra”
    Jesus predisse tempos de ais na terra, justamente como sinais do fim dos tempos(Mt 24:3-8,33, )

    • Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E respondeu Satanás ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. E disse o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa. Jó 2:2-3. Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. Jó 1:7. (Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo.)E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos. E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província. E andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos. E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles.
      Marcos 5:8-12.

  2. ,PERDOE ME VOÇÊ ESCREVEU: ENQUANTO TIVER SERES HUMANOS NA TERRA SERAO TENTADOS PELO DIABO. MAS NO GOVERNO MILENAR DE CRISTO ELE VAI ESTA PRESO POR TANTO NESTE TEMPO NÃO PODERÁ NOS TENTAR. AP 20.1,2,3

    • Na volta de Cristo os salvos subirão com Ele. I Ts 4:16-17. E irão viver por mil anos diante do Trono de Deus e de Cristo. Ap 7:9-11; Ap 19:1. E os vivos que não irão com Cristo ficarão e serão mortos e queimado. II Pedro 3:10-13. E os mortos ímpios só serão ressuscitados na segunda ressurreição depois que os mil anos se acabarem Ap 20:5. Porque bem aventurado os que tiverem parte na primeira ressurreição, v 6, a qual ocorrerá na vinda do Senhor Jesus. E durante o milênio não vai ficar cidade, homem e nem animais aqui na terra. Jeremias 4:23-28; Malaquias 4:1; Quem suportará o dia da vinda do Senhor? Ml 3:2. Somente satanás porque é espírito, este ficará amarrado porque ficará só e sem ninguém para tentar, após mil anos ele é solto, isto porque os ímpios serão ressuscitados, tomando ocasião disto ele vai sair a enganar as nações de pecadores já ressuscitados, então Deus manda fogo do céu e todos juntamente com satanás serão queimados. Ap 20:7-10. Essa é a segunda morte e o juízo final V 14.

  3. nossa maior preocupação tem que ser com a volta de jesus como nossa vida estará quando ele voltar.

  4. O diabo pode ganha a gurra mas nao vai ganha a batalha porque deus e maio e a vinda de deus esta perto!!!!!!!

    • Olá Vanessa, obrigado pela visita. o estudo é composto de 47 passagens Bíblicas, os quais comprovam o título. Reestude e Deus te abençoe.

  5. graça e paz que o senhor voz abençoe

  6. é isto mesmoo mundo jaz no poder do diabo.

  7. que sentido teria Deus fazer um lugar de tormento,em que satanas dominasse? a biblia é bem clara ao dizer que: o inferno foi criado para o diabo e seus anjos, nao para apenas se encontrarem la para planejar barbarias,mas como castigo para eles! o diabo na realidade tem pavor absoluto em 2 nomes: jesus e inferno! jesus é quem o vencera e o julgara,e o inferno é o local que ele ira cumprir a pena eterna junto com seres humanos que nao forem salvos.

    • Pra começar EZ. 28-13…, fala de um outro jardim do Edem antes de tudo pois satanas era ainda Querubin ungido, ele corrompeu a terça parte dos anjos e foi lançado dos céus. O inferno foi sim criado para ele e seus demonios, mas Jesus “tomou a chave do inferno”, segundo diz o livro de Mateus. Muitos dizem que o inferno nao existe, balela.
      Como disse, o segundo jardin do Edem que Deus criou para Adao cuidar em Gn. 2 aonde satanas se mostra já sendo mal,depois de ter criado homem e mulher como diz em Gn. 1-27.

      • Olá Sidney Campos, Obrigado pela visita. Em resposta a Vera você diz: Pra começar EZ. 28-13…, fala de um outro jardim do Éden antes de tudo pois satanás era ainda Querubin ungido, ele corrompeu a terça parte dos anjos e foi lançado dos céus. 1º. Este estudo não é sobre o jardim do Éden terrestre, nem sobre o Éden, jardim de Deus, onde habitava satanás com os anjos de Ez 28:13. O estudo ensina o lugar para onde foi satanás após a sua expulsão do céu. E você foi feliz quando disse que Satanás foi lançado do céu, e infeliz por não ter colocado os textos Bíblicos, mas vou te ajudar e você pode conferir: Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! COMO FOSTE LANÇADO POR TERRA, tu que debilitava as nações, Is 14:28. Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo. E, quando o dragão viu que FORA LANÇADO NA TERRA, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem. Apocalipse 12:12-13. Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. Jó 1:7. Sidney, cuidado, isto é a palavra de Deus! e não balela como você disse. Em seu comentário você afirma: O inferno foi sim criado para ele e seus demônios. Mais uma vez, você não colocar os textos bíblicos! Só para lembrar, aqui se trata de estudos Bíblicos. E quanto a palavra: inferno na Bíblia Sagrado, reestude o tema em questão, e tire suas conclusões. E Deus te ilumine.

  8. tudo o que voce argumentou sobre, satanas na terra, e sobre o seu agir tem referencias biblicas. mas estes demonios sao servos de um demonio lider (lucifer) foi ele que diz “serei semelhante ao altissimo” e lancado fora da morada do pai levou consigo a terca parte dos anjos.lucifer (lider)se encontra preso, mas a terca parte dos anjos, e o que opera na terra,esta a comando dele.

    • Daniel, Lúcifer não se encontra preso e sim solto na Terra. Você pode ler sobre a tentação de Jesus nos Evangelhos e você verá que Jesus foi tentado pelo Diabo no deserto e depois o Diabo o levou até a cidade de Jerusalém.

  9. O Inferno existe, porém Satanaz não está no inferno. Jesus na sua palavra disse que ele tem a chave da morte e do inferno. Quem domina o inferno é o próprio Deus, lá estão as pessoas que morreram sem Jesus e os demônios que foram aprisionados por Deus. Antes de Jesus nascer como homem aqui na terra o inferno tinha três divisões, em uma parte fica as almas perdidas na outra ficava as almas dos salvos e em outra chamada poço do abismo estão alguns demônios aprisionados. Quando Jesus ressucitou ele levou o local dos salvos que era chamado seio de Abraão ou Paraiso para as alturas, portanto na minha opinião o inferno atualmente só tem duas divisões. Portanto você pode perceber que quem manda no inferno não é o diabo e sim Deus, os demônios não podem entrar e sair a hora que eles bem quiserem.

  10. JESUS, venceu a morte e so ele tem o poder sobre nos… enfim o diabo é pobre e n tem poder.

  11. AH! JESUS É BOM PORQUE NOS ESCOLHEU E NOS TROUXE PARA LUZ."PORTANTO NENHUMA CONDENAÇÃO HA PARA AQUELES QUE NÃO ANDAM SEGUNDO A CARNE,MAS SEGUNDO O ESPIRITO" ALELUIA AO CORDEIRO QUE TIRA A MANCHA DO PECADO DO MUNDO!

  12. graca pastor,queria saber se o inferno existe ou nao? pra onde serao levados os impios quando vier o julgamento, e o proprio satanas para sera lancado?PAZ!

  13. so queria dizer que tudo esta correto menos quando vc diz que o diabo esta ao nosso redor apalavra de Deus diz que quem esta ao nosso redor sao os anjos o diabo esta ao nosso deredor obrigado .

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 52 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: