Trindade: um só Deus em três pessoas distintas

Pai, Filho e Espírito Santo são três pessoas distintas, separadas, mas que em poder e glória são iguais, são infinitas, eternas e trabalham com um mesmo objetivo, salvar o homem das mãos de Satanás.

O relacionamento de Deus com Seu Filho ficou notório desde o batismo de Jesus e a pessoa do Espírito Santo que também se fez presente no momento (Mat. 3:16-17 / Luc. 3:21-22): “E aconteceu que como todo povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando Ele, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Ele e ouviu-se uma vós do céu que dizia: Tu és meu Filho amado, em ti tenho prazer”.

A Bíblia é clara. Nesse texto aparece o Espírito santo descendo sobre Jesus em forma corpórea de uma pomba (ai estão as duas pessoas distintas), então Deus fala do céu: tu és meu Filho amado (logo, aparecem as três pessoas: uma nas águas do Rio Jordão, outra descendo e pousando sobre os ombros de Jesus em forma de uma pomba e outra falando do céu).

Filipe pede a Jesus que lhe mostre o Pai, ao que Jesus responde: “Estou a tanto tempo convosco e não me tendes conhecido, Felipe? Quem me vê a mim, vê o Pai, como dizes tu: mostra-nos o Pai?” (João 14:8-9). Para entender melhor, basta observar a oração de Jesus quando Ele falava com o Pai: “Eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para Ti, Pai Santo, guarda em teu nome aqueles que me deste para que sejam um, assim como nós” (João 17:11). No v. 21 Jesus continua: “Para que todos sejam um, assim como Tu, ó Pai, o és em mim, e eu em Ti. Que também eles sejam um em nós”.

Jesus pediu ao Pai que ajudasse seus seguidores serem um na fé, na esperança, no conhecimento, na santidade e na obediência a Deus, do mesmo modo que Deus e Jesus são um em glória e me poder. Jamais Jesus pediria a Deus que fizesse com que toda a Sua igreja se transformasse em um só corpo como dizem ser Deus, Jesus e o Espírito Santo, ate porque a Bíblia não dá espaço para esse tipo de doutrina.

1- O que acontece com aqueles que negam a Jesus?

R: Mat. 10:33

R: Será negado por Jesus diante de Seu Pai. Jesus separa a Sua pessoa da pessoa do Pai: Quem me negar diante dos homens, eu o negarei diante de Meu Pai. Em Mateus 24:36 Jesus diz: “Daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, unicamente o Pai”.

 2- Na angústia da morte, o que Jesus pediu a Deus (Seu Pai)?

R: Mat. 27:46

Jesus não recorreria a Ele mesmo, mas como Filho rogou a Seu Pai que não o desamparasse naquela hora, até porque desde a hora sexta, ou seja, meio-dia, houve trevas sobre a terra até a hora nona (quinze horas). Foi aí que Jesus disse: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Dizer que Jesus é o mesmo Pai é torcer toda a Bíblia Sagrada.

 3- Como Paulo usava o nome de Deus para ensinar a Palavra de Deus?

R: Rom. 8:31-34

Paulo usava o nome de Deus e de Jesus como duas pessoas distintas. Paulo falava que Deus não poupou nem o Seu próprio Filho, antes o entregou por todos nós. No final do v. 34 Paulo vai mais além: Ele (Cristo) esta à direita de Deus e também intercede por nós.

 4- Quem mais afirma que Jesus está à direita de Deus?

R: Atos 7:55-56

O Espírito Santo abriu os olhos de Estevão e Ele viu o céu aberto e viu a glória de Deus e Jesus que estava à direita de Deus. Então Estevão não se segurou e gritou em alta voz: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem que esta em pé a mão direita de Deus. Essa mensagem pareceu pesada aos ouvidos dos incrédulos a ponto de fecharem os ouvidos e gritarem. Expulsaram Estevão da cidade, o apedrejaram e o mataram (v. 57-60). E até hoje muitos não suportam, não querem ouvir dizer que Jesus está à direita de Deus, até porque a frase aponta os dois como pessoas distintas, e não querem ouvir a pessoa do Espírito Santo. Ser unicista é negar a Deus, ou a Cristo, porém corre o risco de ser negado por Cristo diante de Deus (Mat. 10:33). O correto é concordar com o apóstolo João, quando diz em II João v.3: Graça, misericórdia, paz da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo. Aí ele acrescenta: O Filho do pai seja convosco, na verdade e caridade ou amor.

 5- Onde Jesus deixa evidente o Espírito Santo como uma pessoa distinta?

R: João 16:13-15 / I João 2:27

Jesus deixou claro na colocação de Suas palavras quando falava daquele que seria enviado depois dEle. A saber: “Ele vos guiará em toda a verdade” (trata-se de outra pessoa); “Ele não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos ensinará o que há de vir”. Jesus foi taxativo: trata-se de outra pessoa, pois ‘ele falará’, também ouve e depois anuncia. No v. 15 Jesus inclui o Pai quando diz: “Tudo o que o Pai tem é meu (o que é lógico entre as famílias), por isso eu vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo a de anunciar”. Nesse caso Jesus apenas confirma, o Espírito Santo recebe e anuncia, logo é também uma pessoa como Jesus Cristo. Ainda em João 16:14 o Espírito Santo também glorifica.

 6- Que proposta fez Jesus para as pessoas que recebem o espírito Santo como consolador?

R: João 14:15-17

“Se me amardes, guardareis os meus (Jesus) mandamentos. E eu rogarei ao Pai (Jeová) e Ele vos dará outro consolador (Espírito Santo) para que fique convosco para sempre”. Esse texto esclarece qualquer dúvida, pois mostra as três pessoas distintamente, que trabalham em favor da humanidade. O v. 17 diz: O Espírito de verdade que o mundo não pode receber porque não o vê nem o conhece (pessoas incrédulas, que são do mundo), mas vós (servos de Deus) conheceis.

 7- Quais as funções do Espírito Santo como pessoa na igreja de Deus?

R: Rom. 8:26-27

Uma das funções do Espírito Santo é a de ajudar. Às vezes as pessoas não sabem pedir o que realmente precisam da maneira correta, então o Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. É Ele que alem de nos examinar, intercede pelos santos, segundo Deus. Nesse texto aparece o Espírito Santo, parte de suas funções e Deus testemunhando seu trabalho. Rejeitar e desprezar a ajuda do Espírito Santo é rejeitar a promessa da graça de Deus e rejeitar a salvação por Jesus Cristo, pois é Ele quem nos ensina e nos guia.

 8- No batismo de Jesus os dois se apresentaram: o Espírito Santo em forma de uma pomba e Deus através de Sua fala penetrante desde os céus (Mar. 1:10-11). Qual a recomendação de Jesus para todos os outros batismos?

R: Mat. 28:19

Ide e ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai (Jeová), e do Filho (Jesus) e do Espírito Santo. Jesus considerou necessário o nome dos três no ato batismal, porque os dois se fizeram presentes em seu batismo e em outros batismos Jesus também se incluiu (Pai, Filho e Espírito Santo).

 9- O que mais o Espírito Santo faz na igreja de Deus?

R: I Cor. 2:13

Paulo diz que não falava com sabedoria humana, mas com palavras que o Espírito Santo ensinava. Logo, o Espírito Santo também ensina.

 10- Quem falou a Pedro para ir à casa de Cornélio e de nada duvidando?

R: Atos 10:19 / 11:12

O Espírito Santo sabia que uma grande multidão esperava a palavra de Pedro na casa de Cornélio (10:27) e nos v. 44-48 o próprio Espírito Santo mostrou a Pedro o resultado de sua ida a Cesaréia, com o número de pessoas que receberam o Espírito Santo e a verdade e foram batizados.

 11- Um anjo disse a Filipe: Levanta-te e vai para a banda do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza (Atos 8:26). E quem disse para ele se aproximar do carro que passava (v. 29)?

E disse o Espírito Santo a Filipe: Chega-te e ajunta-te a este carro. No começo do estudo foi citado que o trabalho do Pai, do Filho e do Espírito Santo era e é em prol da salvação do homem e nesse texto o Espírito Santo aparece trabalhando na vida de um homem chamado eunuco, o qual posteriormente foi batizado por Filipe (v. 36-39).

 12- O Espírito Santo também ajuda na administração da igreja?

R: Atos 13:2-4

O Espírito Santo viu que Saulo e Barnabé serviam ao Senhor, então disse: “Aparta estes dois para a obra que eu tenho chamado” e depois enviou. O Espírito Santo separou, chamou e enviou homens para a obra do Senhor. Lemos no capítulo 15:28 que pareceu bem ao Espírito Santo não pôr mais encargo algum e pediu para a igreja se abster das coisas sacrificadas aos ídolos. Em Atos 16:6 entendemos que, em alguns casos, o Espírito Santo determina onde deve ser anunciado o evangelho. Esse trabalho do Espírito Santo como pessoa divina até hoje tem contribuído e continuará contribuindo para o desenvolvimento e crescimento do número de pessoas que conhecem a verdade. Em I Ped. 1:12, Pedro diz que eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, pregaram o evangelho. Nesse texto se cumprem as palavras de Jesus: mas aquele consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito (João 14:26). Quem despreza o Espírito Santo despreza a Deus, porque assim como Deus nos deu Jesus (João 12:44) também nos deu o Espírito Santo (I Tess. 4:8). Mas segundo o profeta Isaias (63:10) esse povo incrédulo entristeceu o Espírito Santo não crendo nas promessas e nas maravilhas que Deus tem operado no meio do Seu povo.

Eu particularmente acredito na pessoa do Espírito Santo e dou graças a Deus por  ser seu servo e servo de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, pelo conhecimento que a mim foi dado. Não posso mentir, porque não agradaria a homem nenhum e nem ao Espírito Santo (Atos 5:3-5). Espero que a graça do Senhor Jesus Cristo e o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos (II Cor. 13:13), principalmente com os que crêem e obedecem a Palavra de Deus.

Publicado em 23 de dezembro de 2005, em Estudos. Adicione o link aos favoritos. 34 Comentários.

  1. Edson socorro da silva

    A paz do senhor, quero de antemão agradecer a Deus por ter falado comigo poderosamente através desta palavra , agradecer ao amado pastor que inspirado pelo próprio Espirito santo ,deixou ser usado por Deus e por seu Espirito para nos trazer uma palavra do céu aos nossos corações.que o nosso Deus em Cristo Jesus vos abencoe..

  2. Li todos os pontos de vista dos que me antecederam neste espaço e dou graças à Deus que assim seja para que se saiba o que o homem e cada um pensa e da forma como entende as Escrituras Sagradas. Quanto amim, cuido dizer o seguinte:Quando conheci (ainda na escola como estudante) que a ÁGUA pode ser encontrada na natureza em 3 estados físicos distintos, (LIQUIDO, SOLIDO E GASOSO) sendo contudo na sua essência a mesma água, minha compreensão e entendimento sobre a TRINDADE DIVINA (DEUS-PAI, DEUS-FILHO E DEUS-ESPIRITO SANTO) se consumaram e hoje não tenho qualquer dúvida sobre o assunto. Que Deus nos abençoe à todos.

  3. afonso esequiel webery

    joao3;16 diz porque Deus amou mundo de tal maneira que deu seu filho unigenito para que todo o que nele cre nao pereça mas tenha a vida eterna creia em Deus creia tambem em mim disse jesus abraços continuem estudando a biblia ela e a busola para nossas vidas de esequiel webery

  4. miriam frança de araujo

    Olá eu trabalho com um grupo de doze pessoas que decidimos estudar a Bíblia. Esta semana estaremos iniciando uma série de estudos sobre a Trindade Santa. Li em um dos comentários que a Bíblia não se refere à Trindade. confesso que isso me trouxe uma angústia muito grande, uma vez que existem vários textos referindo-se ao PAI, o FILHO e o ESPÍRITO SANTO de formas distintas. O fato da Bíblia ter sido traduzida por padres para o português creio que não tira a sua veracidade sendo Deus soberano usa quem ele quer.
    Termino dizendo que o cristianismo é uma questão de fé. Que a paz do Senhor esteja contigo.

    • Olá Miriam, Obrigado pela visita. Continue estudando a Bíblia, pois a verdade não esta nesta ou naquela igreja, e sim na palavra de Deus. Muitos estudam a Bíblia com Objetivo de defender a todo custo, a doutrina da igreja que frequenta, e não a verdade da palavra de Deus. Deus te ilumine e te abençoe.

  5. Nos sabemos que a nossa bíblia foi traduzida da vulgata latina, que foi traduzida por um Padre é claro. A minha opinião é a seguinte: Se nos os Protestantes criticamos os católicos por causa de sua doutrina em especial a idolatria, como eu posso confiar em uma tradução feita por eles? A questão é que nos os PROTESTANTES não damos ouvidos aos JUDEUS, tendo em vista que em nenhum concilio que foi realizado, se fomos pesquisar não Havia nem um JUDEU envolvido nas decisões tomadas, sendo que em Gênesis 12:3 vemos “… que nele Seria benditas todas as famílias da Terra”. uma promessa dada a Abraão no qual deu a origem ao povo Judeu. Êxodo 19:6 diz ” E vos me sereis reino sacerdotal e povo santo”. O sacerdote tem por finalidade Representar a Deus, Ensinar a Palavra e é responsável em levar as suplicas do povo para Deus. Bom vou direto ao ponto, o judaísmo hoje não prega e não acredita em TRINDADE. Porque Apostolo Paulo escreve em sua carta aos Romanos … aos JUDEUS foram confiadas as próprias palavra de DEUS. (Rm 3:2). Então a questão é devo acreditar em alguns Bispos ou Papas ou sei lá o que, que vieram de uma tradição pagã ou devo acreditar em um povo no qual foi dado os mistérios da palavra?

    • Olá Rone, a maioria dos dos judeu não acreditam na trindade e nem em Cristo. por isto não devemos acreditar em bispos, papas e muito menos em judeus. E sim, no Deus Eterno, o qual nos deu a sua palavra para obedecermos, na qual contem os dez mandamentos Mateus 22:37-40. Lucas 16:17. inclusive o sábado Lucas 23:56. E tem também o Senhor Jesus que se por ventura quebrarmos alguns dos seu Mandamentos, ele é fiel para (condicionalmente) nos perdoar. E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais. João 8:10-11. Esta mulher haveria quebrado apenas um dos dez Mandamentos de Deus. mas teve a felicidade de se arrepender e de encontrar com a Graça de Cristo, seus pecados foram perdoados. Porem, vai-te e não peques mais.

      • Olá Luiz, a questão aqui não é o perdão ou a Salvação mas a Trindade. Eu concordo que existe judeus que não acreditam em Jesus mas não são todos:”Porque o Senhor derramou sobre vós um espírito de profundo sono, e fechou os vossos olhos, os profetas; e vendou as vossas cabeças, os videntes”.Isaías 29:10. “como está escrito: Deus lhes deu um espírito entorpecido, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até o dia de hoje.”
        Romanos 11:8. então eu não posso generalizar. Assim como vc eu acreditei em tudo em que me ensinaram, hoje estudo hebraico e tenho acesso aos manuscritos originais e eu posso te garantir que não aparece versículos apontando para a trindade. busque outras fontes, amplie seu horizonte. Eu não duvido que Deus não ira salvar os que acreditam na trindade por que afinal Deus sonda a intenção do nosso coração, mas as doutrinas em que os apóstolos nos ensinaram são distorcido por erros de traduções e que isso influenciou no relacionamento e ajudou nas divisões que temos hoje no protestantismo.

        Shalom

      • Concordo que a palavra Trindade não exista na Bíblia, mas o seu significado: Três pessoas distinta em um só Deus. E os três aparece em Mc 1:10-11 E, logo que saiu da água, viu os céus abertos, e o ESPÍRITO, que como pomba descia sobre ele. E ouviu-se uma VOZ DOS CÉUS, que dizia: Tu és o MEU FILHO amado em quem me comprazo. E em Mt 28:19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Também em II Co 13:14 A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém. E em Atos 7:55 Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus. E o próprio Senhor Jesus falou dos três em Jo 14:26: Mas aquele Consolador, o ESPÍRITO SANTO, que o PAI enviará EM MEU NOME, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. Então Rone, se todos estes textos e tantos outros foram distorcidos, para nos no Brasil, qual a bíblia é realmente a palavra de Deus? Quanto aos judeus, se você prestar atenção no meu comentário, vai ver que não generalizei, mas sim a maioria. Creio plenamente nas grandes e ricas promessas que Deus tem para os filhos de Abraão.

  6. Adercy Arantes Petrisin

    Creio na Trindade mas não consigo entendê-la, sempre ficam dúvidas.

    • Olá Adercy, em Marcos 1:10-11 diz: o Espírito que como pomba descia sobre Ele. esta se referindo ao Espírito Santo e ao Senhor Jesus. E a voz que se ouviu do céu, era exatamente, a voz de Jeová. E em Mateus 28:19 diz: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai,(JEOVÁ) e do Filho, (JESUS) e do Espírito Santo; (ESPÍRITO DE DEUS). E em 2 Coríntios 13:14 Paulo nos-apresenta os três quando diz: A graça do SENHOR JESUS CRISTO, e o amor de DEUS, e a comunhão do ESPÍRITO SANTO seja com todos vós. Amém. E em Ato 7:55, o Espírito Santo abriu os olhos de Estevão, e ele viu Cristo ao lado direito de Deus em sua glória.

  7. a trindade existe msm pois se lemos 1 genises no verso 2 diz assim;e a terra era sem forma e fazia;e havia trevas sobre a face do abismo;e o espirito de Deus movia sobre a face das aguas.
    então ai ta falando q Deus tem espirito sendo a 3 pessoa da trindade. e falando da pessoa d jesus cristo,quero q leia em salmos 68.18 ‘tu subiste ao alto,levaste cativo o cativeiro,recebeste dons para os homens e ate para os rebeldes,para que o senhor DEUS habitasse entre eles e depois lemos o efesios 4.7.8 masa a graça foi dada a cada um de nos segundo a medida do dom de cristo pelo quis diz subiste……….e lemos o verso 6 do msm
    lemos um so DEUS…… então entendemos q jesus cristo e o proprio deus em forma de homem e o espirito e o espirito santo ,mas outra forma d DEUS A QUAL O HOMEM NUNCA FIU ENTÃO EXISTE TRINDADE SIM

  8. Izaque Ferreira Sousa

    Acredito nas três pessoas destita da trindade um estudo muito bom

  9. Frankmar Da Silva Corrêa

    Eu tenho crença Cristã e Creio que existe um só Deus que é O Pai,O Filho e O Espírito Santo .
    A Doutrina da Trindade é uma das crenças principais da Igreja Cristã e Doutrina da Trindade é baseada totalmente na Bíblia Sagrada.
    Nos escritos cristãos dos Apologistas do Seculo II, Jesus Cristo é chamado de Deus e o Primeiro Cristão a usa a Palavra Trindade foi Teofilo da Antioquia que viveu na Siria no Seculo II.

    • Gilberto Rodrigues

      Qual seria o seu comentário acerca da resposta do Filho acerca de adoração?
      ” Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e SÓ a ele servirás.”
      E
      ” Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.”
      Fique na paz.

      • Olá Gilberto Rodrigues, obrigado pela visita. O meu humilde comentário no momento, é este: O Senhor Jesus se fez carne e habitou entre nós, Jo 1:14, e o diabo tomando proveito disso, quis ser adorado por Ele, Lc 4:7. então o próprio Cristo disse a satanás: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o SENHOR teu Deus, e só a ELE servirás. Lc 4:8. Este Senhor Deus, é aquele que apresentou seu Filho Jesus ao mundo quando disse: Este é o MEU Filho amado, em quem me comprazo. Mt 3:17. É aquele ao qual o Senhor Jesus clamando com grande voz, disse: PAI, nas TUAS mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou. Lc 23:46. Que Deus te ilumine.

  10. Nada do que existe foi criado sem o entremedio do Pai,filho e Espirito santo.
    A um grau de superioridade em relação ao Deus pai. Porque Deus Filho chama ele Pai em Mt 24.36 diz que o dia ninguem sabe somente o Pai então endica o recolhecimento e superioridade

  11. vc tem o livro Deus em tres pessoas ?

  12. Muito bom. adorei esta exlanação era tudo q recisava para resonder alguns ereticos

  13. muito massa essa descurção so que vcs deveriam ser mas claros naquilo que vcs escrevem
    cuidado que quem estuda de mais fica besta com desculpa da palavra este dias na rit tinha dois
    pastores falando mal de um hino por nele falava que era apaixonado por jesus que queria dormi no colo dele e isso foi descultido e melhor um jovem falar que ama Deus ou Jesus do que falar que ama as drogas Deus disse:amaras somente aou seu Deus e so a ele daras culto nao falam coisa que nao saiba

  14. É impressionante o poder que o diabo tem de enganar pessoas.

    A trindade é ensinamento Bíblico?
    Resposta clara – NÃO.

    Qual é a origem do mito?
    “Poderia dar-se a impressão de que o dogma da Trindade é, em última análise, uma invenção do final do quarto século. Em certo sentido, isso é verdade . . . A formulação de ‘um só Deus em três pessoas’ não foi solidamente estabelecida, por certo não plenamente assimilada na vida cristã e na sua profissão de fé, antes do fim do quarto século.” — New Catholic Encyclopedia (Nova Enciclopédia Católica, 1967), volume 14, página 299.
    “O Concílio de Nicéia se reuniu em 20 de maio de 325 [EC]. O próprio Constantino presidiu, ativamente orientando as discussões, e ele propôs pessoalmente . . . o preceito crucial, que expressa a relação de Cristo para com Deus no credo instituído pelo concílio, ‘de uma só substância com o Pai’. . . . Intimidados diante do imperador, os bispos, com apenas duas exceções, assinaram o credo, muitos deles bem contra a sua inclinação pessoal.” — Encyclopædia Britannica (1970), volume 6, página 386.
    O que a Bíblia diz? “Estêvão, porém, repleto do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus, e Jesus, de pé, à direita de Deus. E disse: ‘Eu vejo os céus abertos, e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus.’” — Atos 7:55, 56, Bíblia de Jerusalém.
    O que essa visão revela? Cheio da força ativa de Deus, Estevão viu Jesus “de pé, à direita de Deus”. Assim, fica claro que após ter sido ressuscitado e ido para o céu, Jesus não se tornou Deus, mas sim uma pessoa espiritual distinta. Esse relato não menciona uma terceira pessoa ao lado de Deus. Apesar de alguns tentarem achar passagens nas Escrituras para apoiar a doutrina da Trindade, o padre dominicano Marie-Émile Boismard escreveu o seguinte em seu livro À l’aube du christianisme—La naissance des dogmes (Na Aurora do Cristianismo — o Nascimento dos Dogmas): “A declaração de que há três pessoas em um só Deus . . . não pode ser encontrada em lugar nenhum do Novo Testamento.”
    O dogma promovido por Constantino tinha por objetivo pôr fim às divergências na Igreja do quarto século. No entanto, acabou por levantar outra questão: Será que Maria, a mulher que deu à luz a Jesus, é “a Mãe de Deus”?
    Veja estes versículos bíblicos: Mateus 26:39; João 14:28; 1 Coríntios 15:27, 28; Colossenses 1:15, 16

    FATO: A doutrina da Trindade é uma invenção do fim do quarto século

    • Izaque Ferreira Sousa

      Meu amigo vc e jogador de ponk que paga pra ver cuidado com a blasfemia contra o espírito santo e para no inferno pare de ler inciclopedia leia mais a bíblia vc e um anafabiblia

  15. Henrique - Buriti - To

    Existe somente um Deus verdadeiro, que se revelou como tendo somente uma
    essência, e que existe eternamente em três pessoas – Pai, Filho e Espírito
    Santo. Essas três pessoas são, cada uma delas, plenamente Deus em cada
    aspecto, existindo co-igual, co-substancial e co-eternamente dentro da única
    essência divina. Cada uma delas merece adoração e obediência. Todavia, essas
    três pessoas são apenas um Deus.

    Uma pessoa da Trindade pode ser subordinada por um tempo a
    outra, de forma que uma tarefa particular possa ser realizada. Por exemplo, o
    Filho se submeteu ao Pai quando o Pai o enviou do céu para ser o Salvador
    do mundo (cf. 1 João 4:14). Na presente era, o Espírito Santo conduz um
    ministério que, entre outras coisas, glorifica o Filho (João 16:14). Contudo,
    essas diferenças em função não equivalem a uma diferença em essência. Cada
    pessoa é plenamente Deus, tendo uma obra particular para cumprir, sem
    violar a essência única que o constitui como Deus.

    • nao existe uma trindade de pessoas caso existisse entao seria tres pessoas este e um dogma catolico nada contra os catolicos mas o ensinamento que nao confere com a biblia, dogma esse levantado no concilio de niceia no ano 325 … mas o que existe e uma trindade de manifestação ou de oficios de um Deus …….Deus se manifestou na coluna de fogo para israel e ali era Deus sobre nos , quer dizer( pai,) senhor … aquele mesmo Deus se manifestou em um corpo chamado Jesus (filho) isaias 9 -6 e entao chamado Deus conosco .. aquele mesmo Deus manifestou no pentecoste em f orma de fogo ( Espirito santo) então é Deus em nos ….por isso que e o Senhor Jesus Cristo deu a ordem em são Mateus 28-19 e Pedro cumpriu a ordem em Atos 2-38 e Pedro e os demais Apostolos estavam cheios do Espirito Santo. e Deus e espirito quando Jesus disse eu e o Pai somos um …eu pessoa. ..carne . o Pai o espirito que habita em mim Então Pai quer dizer Senhor , Filho quer dizer Jesus ,, Espirito SAnto quer dizer Cristo. Senhor Jesus Cristo que é Pai Filho Espirito Santo ….joseevaristo.55@hotmail.com

      • EU NÃO CONSIGO CONCORDAR A EXPLICAÇÃO AINDA NÃO ME CONVENCEU CONTRADIZ CONTRA AS PALAVRAS DA BIBLIA QUE É A PALAVRA DE DEUS,A PRIMEIRA EXPLICAÇÃO TEM MAIS LÓGICA COM A PALAVRA DE DEUS,MAIS GOSTARIA DE TER A CERTEZA DA VERDADE E TENHO PEDIDO AO ESPIRITO SANTO SABEDORIA A PAZ

      • ola . oque voçe me dis. da palavra .deus q. esta no plural.que no original é . elorin .q. tamben -esta no plural . q. seguinifica mais de um ser . . mais um deus . só. pai o filho e o espirito santo.tres seres mais um só deus.a divina trindade!

  16. graca pastor,e\’ mais do que provado que Deus manifestou-se ao mundo na pessoa de Jesus como filho. jesus dizia sempre meu Pai e unico Deus, etc… 1TIMOTEO 3:16lembramo-nos de que ele e\’ que e\’ o caminho, a veradade e a vida e ninguem vai ao Pai se nao por ele. tudo quanto jesus disse e o exemplo que ele nos deus com a sua vida com Deus e\’ exatamente para que nos seguissemos as suas pisadas. O proprio Deus nos ensinou como viver nele atraves da pessoa de Cristo.grande e\’ esse misterio. sim, A TRINDADE… O PAI, O FILHO, O ESPIRITO SANTO SAO UM SO. Qando jesus dizia que Deus-Pai e\’ maior do que ele, e\’ exatamente o proprio Deus a ensinar-nos que e\’ assim que devemos ter em mente. jesus e\’ o professor… Deus ensinando-nos atraves dele.PAZ!

  17. O Celso continua usando a equivoca tradução de Charles T. Russel. para afirmar que o texto de João cap.1 vs1. descreve o Alfa e Omega, o Deus todo poderoso descrito em Apocalipse, como. sendo um mero deus, ora sera q ele ñ vai considerar q todos os deuses ou deus, com letra minusculas refere-se a demonios?? por acaso Jesus seria mais um?? nehuma passagem biblica referida a um anjo, arcajo, querubim ou msm serafim o destaca como "deus". o q Jesus eh então??? LEMBRE-SE O PROPIO JESUS DISSE: SÓ AO SENHOR ADORARAS E SÓ A ELE PRESTARAS CULTO. E JESUS EM TODA BIBLIA FOI ADORADO ATÉ MESMO EM UMA MANJEDOURA!

  18. As afirmações da biblia nos diz que existe um Unico Deus, destaca somente o Pai como o tal, vejamos em João 17:03 o proprio Jesus afirma que o Pai: " É o unico Deus Verdadeiro." Mas tambem chama Jesus de deus em João 1:1, será que existe contradições na Biblia? Lógico que não! Porquer em Deut. 10:17 afirma que "O Senhor é o Deus dos deuses." Então existe outros deuses só que eles não são iguais ao Pai que é o Senhor, ninguem é igual ao pai, nem mesmo Jesus, pois ele afirma :" O Pai é maior do que EU."João 14:28; concordando com a afirmação de Deut. 10:17 Jesus afirma:" Subo para Meu Pai e vosso Pai, para MEU DEUS E VOSSO DEUS. É realmente verdadeira essa afirmação que O PAI É O ÚNICO DEUS VERDADEIRO, Pois ninguem é igual a ele, Está escrito, O PAI É: 1) " O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo." Efésios 1:17. 2) "Um SÓ DEUS". 1Corintios 8:6. 3) "A CABEÇA DE CRISTO. 1Corintios 11:3. Para acabar de uma vez sobre as duvidas que fazem a respeito de Deus e de Jesus Cristo, em Apocalipse 3:12, Jesus continua chamando o Pai de Deus dele, apesar de ter subido ao Ceu e ter recebido toda a autoridade de Deus, ele afirma: A quem vencer, eu farei coluna no templo de MEU DEUS… E escreverei sobre ele o nome MEU DEUS, e o mome da cidade do MEU DEUS, a nova jerusalem,que desce do ceu, DO MEU DEUS." Portanto DEUS NÃO É TRES E NÃO É TRINDADE, DEUS É UM SÓ, O PAI, QUE É O DEUS DE TODOS OS DEUSES, O PAI É O DEUS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

    • concordo essas explicações me convencem,mais gostaria de saber o porque existe tantas duvidas sobre isso tudo,sobre jesus e deus altissimo,onde começou essa doutrina,quem começou que religião começou ensinar a trindade?

  19. Fala sobre a trindade é confiavél leia…

    • E O QUE PODEMOS DIZER DE 1JOÃO 19-20? NÃO NEGUEMOS A TRINDADE, POIS ELA É VERDADEIRA

      • apalavra -deus esta no plural. é no orgjinal é. elorin q -esta no plural .. . e para anjo no .original .é -seraf-. e para anjos é serafin q. esta no plural . e por isso q. é a trindade. deus é elorin. os dois no plural . tres seres en um so deus pai .filho-e espirito santo . um so deus

Comentar

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 54 outros seguidores

