A Santa Ceia

O texto deste estudo foi atualizado nesta data: 30/03/2013

PÁSCOA

 E disse-lhes: desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça; E tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós. Lc 22:15,17

 SANTA CEIA

 E tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim, Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento do meu sangue, que é derramado por vós. Lc 22:19-20.

 Em Ex 12:20 e Lc 22:7 lemos sobre pães ázimos, que quer dizer pães sem mistura, sem levedo, sem fermento, o qual era usado na páscoa, pois apontava para Cristo, por isso deveria ser puro. Assim deve ser o pão e o vinho da Santa Ceia, sem nenhuma mistura, porque disse o Senhor Jesus: este pão é o meu corpo que é partido por vós, disse também: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, fazei isto todas as vezes que beberdes em memória de mim (ICo 11:23-26).

 Assim, exige zelo e cuidados especiais: A água deve ser da fonte, ou mineral; a farinha de trigo especial; o azeite de oliva deve ser cem por cento puro (Sl 104:15); o vinho da uva de igual modo deve ser cem por cento puro e natural. O pão deve ser feito exclusivamente para ser oferecido na cerimônia de Santa Ceia e pelas mãos de um consagrado da igreja, ou por um membro autorizado pelo pastor do campo (ICo 10:16-17; Mt 26:26; Mc 14:22-24).

 1-Quando profanamos o altar do Senhor? Ml 1:7

 2-O sacerdote que não tem a doutrina pode oferecer pão sagrado ao Senhor? Lv. 22:25

Quando oferecemos a Santa Ceia com pão imundo ou com fermento profanamos o altar do Senhor. Alguns sacerdotes fazem ou compram pão contaminado para celebrar a Santa Ceia do Senhor; outros colocam fermento e sal, assim contaminam o pão da Santa Ceia, e desta forma a ceia não é santa nem consagrada a Deus. O sacerdote que administra, deve viver e ensinar os dez mandamentos de Deus, se abster-se das carnes imundas, ser batizado em águas correntes, ser casado, ser consagrado ao diaconato, depois ao presbiterado e ter as qualidades citadas ITm 3:2-7.

 3-Como devemos oferecer o pão da Santa Ceia? Ex. 34:25

 Porque disse o Senhor a Paulo: Este pão é o meu corpo que é partido por vós (ICo 11: 24-25; Mt 26:26). Assim como o corpo de Cristo é puro, também o pão deve ser puro. Semelhantemente o vinho, sem mistura química e sem fermento, para que seja tomado como o sangue de Cristo, que pela sua pureza nos purifica de todo o pecado (IJo 1:7).

 4-Quando celebramos a Santa Ceia com pão ázimo, o que deve ser feito com o que sobrar? Ex 23:18

Não devemos deixar o restante para outro dia. A sobra deve ser sepultada  assim como o Senhor Jesus foi sepultado no mesmo dia em que foi sacrificado.

 5-Quais as recomendações do Senhor Jesus ao celebrar a primeira Santa Ceia? Lc 22:19-20

Que do mesmo modo que Ele fez, a igreja continuasse fazendo em memória dEle. Logo, se houver levedo no pão ou no vinho, deixa de ser em memória de Cristo.

 6-Qual era a certeza dos sacerdotes e dos escribas quando o Senhor Jesus vivia aqui na Terra? Mc 14:1-2

O Senhor Jesus não deixaria de celebrar a festa dos Pães Ázimos, a Páscoa, tanto é que Jesus disse aos Seus discípulos: Desejei muito comer convosco esta páscoa antes que padeça (L c 22:15).

7-O que Paulo aprendeu de Jesus e se empenhou em nos ensinar? ICo 11:24

Paulo aprendeu a celebrar e participar da Santa Ceia. Ele ainda alerta que devemos anunciar a morte do Senhor até que venha (ICo 11:26). Somente em comunhão com Deus e com Cristo é que devemos tomar a Santa Ceia (v.29). Estar em comunhão com Deus é aceitar a Sua palavra, ser abstinente, como Ele pediu (Is 66:17), guardar os Seus mandamentos (Ap 14:12) e ser defensor de toda a Sua palavra (IITim 3:16).

About these ads

Publicado em 6 de setembro de 2006, em Estudos. Adicione o link aos favoritos. 13 Comentários.

  1. amado irmão em cristo,que Deus vos abençoe abundantemente o seu ministério, esse comentario é muito rico, principalmente quando se refere a santidade de cada um que se diz crente na pessoa do senhor Jesus, pois sabemos que para morar no céu é preciso ser santo, e muitos já não estão mais nem um pouquinho preocupados com isso, estão deturpando a santa palavra de Deus,muitas vezes por não ter o discernimento da palavra procuram exatamente os pontos que para eles servem de desculpas para esconder a sua verdadeira indentidade de farizeu; amados por favor? vamos procurar viver a palavra de Deus como ela nos manda; pois assim como escreveu o apostolo paulo a igreja de corintos no cap 11 e vs31 , 32 que diz que se nós nos julgassemos a nós mesmos, não seriamos julgados, más quando somos jugados somos repreendidos pelo senhor, para não sermos condenados com o mundo. que Deus em cristo vos abençoe!

  2. Olá,
    bom, eu estou estudando sobre a ceia do Senhor porque eu e alguns irmão estamos, diante do Senhor, com a proposta de iniciar o anuncio da morte do Senhor até o momento em que o Senhor Jesus Cristo descerá do céu.

    1) Bom, entendo que deve ser sem fermento como se diz em 1 Coríntios 5:8…acredito na literalidade na ceia do Senhor e no batismo. Mas, em contra ponto, não temos referencia do sal, mesmo porque em Levítico 2 mostra que não podia faltar sal nas ofertas de alimentos e lá tem a definição do que é a oferta de alimentos.

    2) Também vejo de forma um pouco clara que a ceia era celebrada com o vinho, já que o irmão Paulo fala que havia quem se embriagava 1 Coríntios 11:21 obs: o vinho, sofre processo de fermentação, mas depois não tem mais fermento em si.

    3) Não consegui entender o segundo ponto, sobre o sacerdote… bom, sabemos que todos nós, irmãos em Cristo Jesus somos sacerdotes reais, nação santa, graças ao nosso Senhor Jesus Cristo.

    4) Sobre os tópicos 4 e 6 também não ficaram muito claros, se não for abuso, gostaria de entender melhor.

    5) A orientação que vejo na palavra é que, nos avaliamos e nos julgamos para não sermos julgados por Deus e para discernir o corpo de Cristo. Mas não existe nenhuma referencia bíblica para não participar da ceia do Senhor. Não podemos nos apartar da mesa e sim, devemos suplicar ao Senhor para nos apartamos do pecado.

    Acho que já escrevi em demasia. Espero que, nada que tenha escrito soe como arrogante ou presunçoso da minha parte. Longe de mim querer ofender aos que, assim como eu, corremos a carreira que nos está proposta.

    A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com nós. Amém.

    • Olá Bruno, obrigado pela visita, e continue estudando a Palavra de Deus e aprenda a obedece-la e a defende-la, mesmo que sofra perseguições. Pois bem, em seu comentário você diz: em contra ponto, não temos referencia do sal, mesmo porque em Levítico 2 mostra que não podia faltar sal nas ofertas de alimentos e lá tem a definição do que é a oferta de alimentos. Bruno, este cp 2 de Lv, esta se referindo a festa das ofertas de manjares, era uma oferta dedicada a Deus pelos frutos colhidos do trabalho da pessoa, e o que sobrasse desta oferta era dada para Arão e seus filhos. V 3 e 10. Nm 18:19. Por isto que se poderia usar sal. Já em Ex 12 a páscoa tinha por objetivo de lembrar ao povo de Israel a sua libertação através do extraordinário poder e amor de Deus pelo seu povo. O sangue do sacrifício era passado nas umbreiras das portas das casas dos filhos de Israel: E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão. Êxodo 12:7-8. Veja: O cordeiro apontava para Cristo, ervas amargas, para o seu sofrimento, e o pão asmos para o seu corpo partido por nós. Resposta a 4º questão: E pelo fato do corpo do Sr Jesus não ter sido velado e nem sepultado no outro dia, também o que sobrasse da páscoa não poderia ficar para o dia seguinte. Ex 12:10. 23:18. 34:25. Dt 16:4. Em Ex 12:20 diz: Nenhuma coisa levedada comereis. Porque não pode ser usado sal? em nossos dias os ingrediente do sal são: cloreto, sódio, iodato e potássio, todos são produtos químicos e ácido. Veja que o Sr Jesus tomou o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós. Lucas 22:19-20. Se o pão é o corpo de Cristo e o vinho o sangue, veja o que Pedro disse: Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado 1 Pedro 1:19. Por esta razão ´não podemos usar o sal no pão da Santa ceia. Veja os ingredientes: Farinha pura de trigo, o azeite de oliva 100% puro, e água da fonte ou mineral, assim o pão é ázimo. Sobre o vinho usado na Santa Ceia, neste site tem um estudo com o tema: O PERIGO DA BEBIDA FORTE E DO VINHO. Ele separa o vinho fermentado do mosto, o qual é o vinho antes da fermentação, este era usado na mesa do sacerdote, Dt 18:3-4. E também na na Santa Ceia. Sobre a 2º questão. Quando um sacerdote busca o pão, as vezes até fermentado da mão do estranho (pessoas que não serve a Deus) e oferece a Deus, não sera aceito. Isto para Deus é iniquidade. por isto que no juízo muitos irão ser surpreendido: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Mt 7:21-23. Essas pessoas fazem tudo isto, mas são desconhecidas de Cristo porque não ensinam a palavra de Deus como ela é. Veja um exemplo, a maioria diz que segue somente o novo testamento, mas cobram os dízimos, o qual Deus deixou para os filhos de Israel. Lv 27:30-34. E não aceitam e nem ensinam o mandamento do Sr Jesus em João 13:4-17. Isto Ele fez para nos deixar de exemplo, momentos antes da Santa Ceia. Vs 26-27. devemos devolver o dízimo porque somos filhos de Abraão pela fé e é Bíblico, devemos lavar os pés do irmão antes da Santa Ceia porque somos seguidores de Cristo e é Bíblico. Sobre a 6º questão, é que os sacerdotes tinham certeza da fé do Sr Jesus, e que Ele não perderia uma páscoa, então para eles era um momento oportuno para prenderem a Cristo, não sabendo eles que estariam prendendo o cordeiro de Deus. Continuem estudando a Bíblia, e Deus que vos abençoe.

  3. Amados, existe situações que devem ser lido e examinado, Se fosse mandamento de fazer na íntegra o ritual da ceia, Tanto o Sr. Jesus como o apostolo paulo deveria ser mais explícito no que diz a respeito do pão e como vinho, para não deixar esta confusão que o srs. estão fazendo. O importante é realizar e ensinar o povo a responsábilidade que tem de participar, O pão depois de consagrado, continua pão, e suco de uva, no qual deveria ser vinho, continua sendo suco. O importante é celebrar. E a forma é individual de cada igreja como realizar este lindo trabalho através da obediência.

    • Amigo Maurinês da Silva, obrigado pelo comentário, mas se a Bíblia diz que o pão da Santa Ceia tem que ser ázimo, você foi feliz em dizer que a forma de cada igreja realizar este lindo trabalho através da OBIDIÊNCIA. Neste caso, o importante não é apenas selebrar como fez Caim. Gn 4:3,11. E nem fazer segundo os nossos pensamentos, Is 65:2. E sim, obedecer a palavra de Deus. Só para lembrar. O dicionário explica o significado da palavra: ÀZIMO. Deus te abençoi.

  4. Meu querido, sua colocação é a mais pura verdade, será que todas as igrejas oferecem a santa ceia com pão limpo e o vinho sem qualquer química fermentada, ou se oferecem o pão e o vinho puro, como jesus é puro. Hoje em dia muitas igrejas não liga ou não sabe desta importância na santa ceia…. meus parabéns e continue com esta visão de águia que Deus continuará abençoando você.

    Gostaria que você falasse um pouco também sobre Lascívia, idolatria, pudor, modéstia, homossexualismo. sem medo de errar… Fica na Santa Paz de Jesus Cristo.

  5. gostei muito desta colocaçao estou iniciando minha chamada como pastor estou aprendendo muito estou muito feliz com o meu deus?

  6. Graça e paz. Amados temos que tomar muito cuidado, com o espírito de religiosidade, legalismo e engano dentro dás igrejas. No que diz respeito a CEIA DO SENHOR, O PÃO (seja ele, francês, crioulo, bolachão, baiano ou de qualquer outro tipo) é detalhe. Uma vez apresentado em oração é consagrado, e passa a representar o corpo de nosso Senhor Jesus Cristo, da mesma forma O SUCO de UVA, uma vez apresentado em oração. Representa o seu sangue que foi derramado por nós lá na cruz. E o resto é balela. Voltemos a simplicidade do Evangelho e cuidemos para não ERRAR o ALVO e nem PERDER O FOCO. Vamos pregar o Evangelho da reconciliação e apressar a volta de Jesus. Deixemos o Judaismo e vivamos a nova Aliança. Avivamento e Unidade, envolvem renuncia, amor e misericordia. E que a paz que excede todo entendimento humano reine em nossos corações.

    • Carlos Lira, obrigado pela visita, mas seu comentário não tem cunho Bíblico, e seus pensamentos se comungam com os de Caim, o qual foi rejeitado e amaldiçoado por Deus. Gn 4:3-5,11.

  7. Ao caríssimo irmão em Cristo : Graça e paz !
    Por revelação do Senhor Jesus, tenho vivido estes momentos maravilhosos na celebração da Ceia do Senhor, há 33 anos, completando-a com o lava-pés, tendo as irmãs em suas vestmentas a decência e pudor, no meio da perna, com seus cabelos compridos, sem vaidades. pois o nosso Deus, requer corpo, alma e espírito, integros e irrepreenssíveis, para a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo.
    Amei seus ensinos, pois condizem com o que estamos vivendo e pregando na graça de Deus. Que o Senhor continue usando -lhe grandemente

  8. Antonio Pinheiro

    muito interesante sua colocação e interpretação, concordo que haja uma banalização da ceia do SENHOR em algumas igrejas, mas, dentro disso podemos fazer uma indagação, por que? estamos vivendo nos ultimos dias o modismo de pastor e apostolos como tambem bispos, todos são, há uma enchorrada de apostolos e maioria dessa lideranças sem qualquer qualificação ou mesmo compriensão do seja apostolo, é só uma opinião, queridão não tenho intenção de mudar o mundo. continue assim, que prosperi muito sua vida e que vc contribua ainda mais para o evangelho contuar crescendo.
    Pr. Antonio Pinheiro -Manaus- Amazonas

  9. eu tenho uma panificadorasanta ceia

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 50 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: