LINHAGEM DE CONSAGRAÇÃO

O texto deste estudo foi atualizado nesta data: 30/03/2013

OS CONSAGRADOS DO SENHOR:

DIÁCONOS E PRESBÍTEROS

 Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram a Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Pármenas, e Nicolau, prosélito de Antioquia, e os apresentaram antes os apóstolos, estes, orando, lhes impuseram as mãos. At 6:3-6

SACERDOTES

 E vestirás a Arão as vestes santas, e o ungirás, e o santificarás, para que me administre o sacerdócio. Também farás chegar seus filhos e os vestirás de túnicas, e os ungirás como ungiste a seu pai, para que me administrem o sacerdócio, e a sua unção lhes será por sacerdócio perpétuo nas suas gerações. Ex 40:13-15.

 A linhagem de consagração na igreja de Deus formou a administração eclesiástica e é ela que liga o pastor as suas funções na igreja de Deus, a qual ele serve e lidera. O pastor deve ter uma visão voltada ao espiritual e social para apascentar o rebanho que Deus lhe confiou. Uma das principais funções do pastor é formar e treinar líderes para a obra do Senhor. Moisés ficava todo o dia, de manhã à tarde, falando a uma grande multidão, conforme Êx 18:13-25, até que Jetro, seu sogro, lhe aconselhou para formar líderes de mil, cem, cinqüenta e de dez, os quais resolveriam os problemas de seu grupo, e somente os casos mais graves trariam a Moisés. Isso facilitou a vida de Moisés e a de todo o povo. O trabalho do Senhor é grande e é necessário que mais homens sejam enviados a obra. O próprio Senhor disse através do profeta Isaías: A quem enviarei e quem há de ir por nós? (Is 6:8). Mais tarde o Senhor Jesus chamou setenta discípulos e disse-lhes: Grande é em verdade a seara, mas os obreiros são poucos. Rogai, pois ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara. Ide, eis que vos mando como cordeiros no meio de lobos (Lc 10:1-3).

 DEUS: O PASTOR DIVINO

 1-Como o Pastor dos pastores apascenta o seu rebanho? Is 40:10-11.  

 Asafe diz em sua oração: Tu, que és pastor de Israel, dá ouvidos; tu, que guias a José como a um rebanho; tu, que te assentas entre os querubins, resplandece (Sl 80:1). O profeta Isaias considera Deus como um pastor, O qual tem feito, faz e fará de tudo para amparar e proteger Seu rebanho. Deus enviou Seu próprio filho ao meio de lobos para buscar e salvar as suas ovelhas que se haviam perdido (Mt 15:24). Sabendo disso, Davi disse: O Senhor é o meu pastor e nada me faltará (Sl 23:1).

 SENHOR JESUS: PASTOR DOS PASTORES

 2-Como pastor, o que foi capaz de fazer o Senhor Jesus por suas ovelhas? Jo 10:11, 14-15.

 3-Em IPe 2:4 diz que o Senhor Jesus é uma pedra viva. Leia o v.25 e responda: Como Pedro apresentou o Senhor Jesus?

 4-Que outro cargo o Filho de Deus exerceu aqui na terra? Hb 4:14-15.

 O profeta Jeremias já havia dito que o Senhor congrega e guarda o Seu povo como o pastor ao seu rebanho (Jr. 31:10). Aos Hb 13:20 diz: O Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande Pastor das ovelhas. I Pe 2:25 diz: o Senhor Jesus é o pastor e Bispo de nossas almas; e no cp. 5:4  diz: O Senhor Jesus é o sumo pastor. Bem-aventurado o homem e a mulher que tem o Senhor Jesus como Pastor, até porque esse pastor apascenta perdoando pecado, curando os enfermos e salvando o Seu rebanho da condenação eterna. Do único excelentíssimo Pastor, deste devemos ser servos e adoradores. Visto que temos um grande sumo Sacerdote, o Senhor Jesus Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão (Sl 110:4).

 Em Hb. 5:6 Jurou o Senhor, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque. Hb 10:19-21 diz que Jesus é o grande Sacerdote sobre a casa de Deus. Hb 9:11: Mas, vindo Cristo, o sumo Sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação. Ap 7:17: Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima. Hb 8:1: Ora, a soma do que temos dito é que temos um sumo Sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da Majestade.

 Os textos são claros: Jesus é o sumo pastor, o Sacerdote Eterno, o Salvador de nossas almas. O que não podemos ensinar é que na igreja de Deus não haja instituição de pastores, pois esta prática vem desde o Antigo Testamento e como vemos, continua no Novo, pois o próprio Jesus instituiu pastor para Sua igreja.

 A CONSAGRAÇÃO NO NOVO TESTAMENTO

 5-O que motivou os apóstolos à instituição de diáconos na Igreja do Senhor Jesus? At 6:1-2.

 6-Quais qualidades devem ter o casal separado para o diaconato? ITm 3:8-13; At 6:3. 

 7-Que método os apóstolos usaram para consagração de diácono e Presbítero? At 6:3-6. ITm 4:14. IITm 1:6.  

 A igreja foi criticada pelos gregos, pois as viúvas eram desprezadas no cotidiano da igreja. Logo os apóstolos tomaram conhecimento das críticas e resolveram instituir diáconos para auxiliar a igreja, os quais devem ter uma conduta irrepreensível, sua esposa deve ser honesta, não maldizente, sóbria e fiel em tudo. Paulo recomenda: Saiba como deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna da verdade (ITm 3:15). A consagração do diácono a presbítero ou bispo deve ser pela imposição das mãos de outro presbítero (ITm 4:14; IITm 1:6). Isto é doutrina da igreja de Deus, de Cristo e dos apóstolos. Diácono é consagrado para auxiliar o presbítero na igreja de Deus, e se trabalhar com amor poderá chegar ao episcopado (ITm 3:1) ou bispado (At 1:20).

HOMEM: PASTOR E SACERDOTE

8-Que recomendação o escritor aos Hebreus fez à igreja, em relação aos pastores? Hb 13:7,17

Estes textos desmentem e derrubam o ensinamento de que o Senhor Jesus proibiu o homem ser pastor em Sua igreja, pois o próprio Paulo diz que foi Jesus quem deu este cargo e muitos outros aos homens consagrados de Sua igreja. Aos Hebreus diz obedecei aos vossos pastores, e outra vez diz lembrai-vos dos vossos pastores. Somente aos lobos Deus não deixou pastores, mas às suas ovelhas sim, para que as guiassem pelo o certo caminho e as ensinassem a palavra de salvação, tanto é que Deus aconselha: Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o Senhor; porque eu vos desposarei e vos tomarei a um de uma cidade, e a dois de uma nação, e vos levarei a Sião e vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com ciência e com inteligência (Jr. 3:14-15).

Deus ainda diz: E levarei sobre elas pastores que as apascentem e nunca mais temerão, nem se assombrarão e nenhuma delas faltará, diz o Senhor (Jr. 23:4). É mentirosa e falsa a mensagem que Deus não aceita pastores na sua igreja. O que Deus não aceita é falsos pastores, falsos profetas, falsos sacerdotes e falsos anciãos que pregam mentiras, inclusive que não há pastor na igreja de Deus. Em Ez 34:23 entendemos que a Israel Deus deu Davi como único pastor que apascentava, porque Davi era pastor e rei ao mesmo tempo, sendo assim só ele dava ordem a todos seus liderados, como também Deus deu Jesus, Seu filho, como Pastor Onipresente e Príncipe da Paz, capaz de dar dons aos Seus servos pastores, profetas, evangelistas e ao Seu rebanho (Hb 8:3. Ef. 4:11).

O sacerdote recebe dons de Deus para ensinar e dar ao povo o conhecimento da Sua lei (IICr 15:3). O pastor deve ser o exemplo, deve ser um homem consagrado e ungido do Senhor, porque pastor é um cargo, uma função elevadíssima na igreja de Deus, porque enquanto o presbítero ou bispo ocupar o cargo de pastor, ele está responsável por cuidar de si mesmo, da doutrina e de apascentar o rebanho das ovelhas de Deus (ITm 4:16).

BISPO OU PRESBÍTERO

9-Qual a consagração de Pedro e de seus companheiros, e que função eles exerciam na igreja de Cristo? IPe 5:1-2.

10-Que recompensa o presbítero pastor espera do Senhor Jesus? IPe 5:4.

11-Que recomendação Pedro deixou para os jovens que desejam trabalhar na igreja de Cristo? IPe 5:5.

12-Que recomendação o Apóstolo Paulo deixou para a direção da igreja de Deus, e qual deve ser as qualidades do Presbítero? ITm 3:1-7. Tt 1:7-9.

13-Que recomendação Paulo deixou para a igreja de Deus, sobre os presbíteros que trabalham na obra, cuidando do rebanho e da doutrina? ITm 5:17-19. ICo 9:13-14.

Paulo fala: Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina. O presbítero que trabalha na palavra é exatamente aquele que tem o cargo de pastor. Ambos devem ser considerados, mas principalmente os que trabalham na obra. Paulo acrescenta: Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas, porque fazendo isto te salvarás, tanto a ti mesmo quanto aos que te ouvem (ITim 4:16). Estas recomendações também foram feitas aos diáconos: Da mesma sorte os diáconos, sejam honestos, não de língua dobre, não dado a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância… o diácono seja marido de uma mulher, e governe bem seus filhos e sua própria casa. (ITm. 3:8)

A CONSAGRAÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO

14-A linhagem de consagração terminaria em Cristo Jesus, ou seria irrevogável? Ex 40:13-15. 28:41-42.

Sacerdote= bispo; Levita = diácono

No Antigo Testamento os levitas sempre estavam ao lado dos sacerdotes (Nee 10:38). Da mesma forma no Novo Testamento os diáconos sempre estavam ao lado dos presbíteros ou bispo (Fl 1:1). O sacerdote, no Antigo Testamento, purificava as pessoas com azeite (Lv 14:28). No Novo Testamento o presbítero ora e unge com óleo para curar os enfermos (Tg 5:14).

Aos Hb 13:7 diz: Lembrai-vos de vossos pastores… E no v.17 diz: Obedecei aos vossos pastores… Em ICo 4:1 lemos ainda que os homens considerem os pastores como ministros de Cristo. Is 61:6 esclarece: Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor e vos chamarão ministros de nosso Deus. Por isso, devemos respeitar os presbíteros, pastores que ensinam a doutrina e cuidam do rebanho de Deus. O que não podemos é desconsiderar essa linhagem de consagração (Presbítero e diácono) por causa de pastores que erram e ensinam mentiras, principalmente aqueles sacerdotes que transgridem a lei do Senhor. Disse Deus: Os seus sacerdotes transgridem as minhas leis e profanam as minhas coisas santas, entre o santo e o profano não fazem diferença, não discernem o imundo do puro e de meus sábados escondem seus olhos e assim sou profanado no meio deles (Ez 22:26). Para estes tais pastores e anciãos não devemos dar ouvidos, mas seguir os conselhos de Paulo aos gálatas em Gl 1:8-9 e não nos esquecermos da profecia do Senhor Jesus citada em Mt 24:24. Até porque em Mq 3:11 diz: Os seus chefes dão as sentenças por presente e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e seus profetas adivinham por dinheiro e ainda se encostam ao Senhor dizendo: Não está o Senhor no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá. Porém a Palavra de Deus fala para não darmos ouvidos as palavras dos profetas que profetizam ensinando a vaidade, falam do seu próprio coração e não da vontade de Deus (Jr 23:16). Mas sobre pastores que nos ensinam a Palavra de Deus e tem cuidado com seu rebanho Deus recomenda: Obedecei aos vossos pastores e sujeitai-vos a eles (Hb 13:7,17).

Devemos todo respeito aos presbíteros que seguem as orientações e recomendações de Paulo em ITm 3:1-7. Da mesma forma aos diáconos que seguem e cumprem o que Paulo pediu em I Tm 3:8-13, que tenham os requisitos que os apóstolos pediram em At 6:3. Essa linhagem de consagração, diácono e presbítero (ITm 3:13) jamais deve ser interrompida: Porque os que servem bem como diácono adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

Assim, há apenas duas consagrações na igreja de Deus: 1º diácono, 2º presbítero. Os demais são cargos. Por exemplo: um presbítero que apascenta é pastor, um diácono que trabalha na tesouraria é tesoureiro, um presbítero que lidera uma região é presidente ou diretor regional, um diácono que trabalha auxiliando o pastor na direção do evangelismo é missionário ou obreiro. Se um membro se destaca  como auxiliar na sua igreja (sendo casado), poderá chegar ao diaconato. Se trabalhar bem como diácono poderá chegar ao presbiterado ou episcopado, o que é a consagração máxima dentro da igreja de Deus.

A FUNÇÃO DO PRESBÍTERO

1-Orar e ungir enfermos com óleo;

2-Celebrar casamento;

3-Ministrar batismos;

4-Apresentar crianças;

5-Dirigir cerimônia de consagração;

6-Despedir com bênção apostólica ou sacerdotal;    

7-Celebrar Santa Ceia etc.

 Estas sagrações são de exclusiva competência do presbítero.

 A FUNÇÃO DO DIÁCONO

 Auxiliar nas atividades filantrópicas, dando assistência aos órfãos, às viúvas da igreja e aos necessitados, entre outros.

 É de bom grado que o diácono esteja acompanhado de sua esposa quando estiver visitando os necessitados e principalmente as viúvas. Por isso Paulo recomenda: Da mesma sorte as mulheres, sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo. Os diáconos sejam maridos de uma mulher e governe bem os seus filhos e sua própria casa (ITm 3:11-12.

Não encontramos nenhum registro na bíblia em que a mulher seja bispa ou presbítera e jamais pastora.

O diácono e o bispo devem ler muito a bíblia e estudar muito a doutrina para exortar e ensinar a Palavra de Deus com sabedoria (ITm 4:13).

Publicado em 10 de outubro de 2006, em Estudos. Adicione o link aos favoritos. 12 Comentários.

  1. Amem Deus te abençoé
    em nome de Jesus

  2. Pastor Silvio Gomes

    Deus te capacite cada vez mais, Nobre Pastor, de seu Irmão em Cristo, Pr. Silvio Gomes Vice Presidente da Obra em Curitiba.. oabsilviogomes@hotmail.com / Feicce

  3. Irmão , é muito abençoado ó estudo mais quando cheguei ao final do estudo mé assustei um pouco conheço muitas pastoras abençoadas , é o senhor me -chamou como uma pastora , o meu pai foi desenganado dos medicos com uma infermidade incuravel foi atraves da vida de uma pastora muito abençoada por DEUS que ele recebeu a cura …..
    Vou deixar para meditaçao do irmao para que o senhor continua te usando na palavra mais sem essa diferença entre homens e mulheres se encontra em gênesis 29 vr 9 Raquel era pastora e o senhor á de levantar muitas pastoras .. QUE DEUS DE ABENÇOE A PAZ DO SENHOR

    • Obrigado Geisa pelo seu comentário, Meditei em Gn 29:9 como você pediu, e entendi que Raquel era pastora das ovelhas (animais) de seu pai. Gostaria de pelo menos um texto Bíblico, onde diz que uma mulhre foi pastora das ovelhas (homens e mulheres) de Deus. Veja como os apóstolos administrava a igreja de Cristo: ICoríntios 14:34-38. ITm 2:12-15. Ef 5:22-23. Quem deve orar e ungir enfermo? Tg 5:14. Porqur? ICo 11:3,7. Gn 3:17. Essa é a palvra de Deus, as vezes dói, mas é a palavra de Deus. E quem curou sua mãe foi o Senhos Jesus através da oração de uma mulher, e neste caso, Deus ouve e atende a oração de quem realmente crer. Mc 16:17-18. Seja ele homem, mulher ou criança. Deus te abençoi e seja sempre feliz com Cristo.

  4. ja queline rodrigues soare da silva

    A paz do senhor jesus! sou Pastora e Deus tem abençoado muito.o ministerio a qual ele me concedeu a fazer a obra dele tem crescido.pois o senhor procura os vedadeiros adoradores que o adorem em espirito e em verdade;com o dom maior e unico sem ecepção de pessoas que é amar o próximo como Deus amou! Debora foi uma grande guerreira,lider e otmista pelo poder de DEUS!muitos pastores estão cheios de si e vazios de DEUS.estão de qualquer maneira. DEUS LHE ABENÇOE!!!!!!!!!!!!

    • Olá pastora Ja queline, obrigado pela visita. Como você tem notado, aqui se trata de estudos Bíblico, por isto reconhecemos o trabalho e a luta de Débora, inclusive, como profetisa, Juízes 4:4. E como ela mesmo profetizou que Deus tinha dado a Síria nas mãos de BARAQUE, e ainda o encorajou dizendo que Deus já tinha saído em sua frente, Juízes 4:14. Gostaria que você postasse outro comentário com textos Bíblico relatando a separação de Débora ao sacerdócio da igreja em Israel, ou de quaisquer outras mulheres separadas para sacerdotisas, bispas ou presbíteras, pastoras e diaconisas. Quero lembrar que os meus estudos são repleto de textos Bíblico, e não cheio de mim mesmo, Também não sou contra o seu cargo de pastora, até porque não sou membro de sua igreja, mas examine a Bíblia Sagrada, e veja se encontra nela uma mulher que Deus a separou e a consagrou para apascentar o seu povo, se encontrar, continue no seu cargo, se não, você precisa se converter e se encurvar diante da palavra de Deus para salvação Eterna. Deus te abençoe e te ilumine.

  5. A Paz do Senhor! Gostaria de saber com bases na Biblia(Versiculos de apoio) se é biblico ou nao consagrar alguém que não é casado mas vive com alguém e tem filhos. Vivem como marido e mulher mas não são casados.

    Também gostaria de saber quando é que alguém é conciderado marido ou mulher de alguém com bases na biblia. É que muita gente tem feito confusão considerando-se marido ou mulher só porque vivem mas nunca contrariaram o matrimonio. Será que esses são sonsiderados marido e mulher, Esposo e Esposa, um em dois.

    Desde já agradeço o tempo disponibilizado.

    Fiquem na Paz do Senhor

    Délcio da Costa

  6. Irmão Deus não faz distição de pessoa.Voce e sua esposa são uma só carne.Raquel era pastora e Teca acompanhava Paulo. Porque Jesus apareceu peimeiro para as mulheres???? Na Igreja primitiva as mulheres eram mais usadas.Tertuliano no Consilio de Niceia foi o causador da referida descriminação. A paz do Senhor.

  7. muito bom esse estudo sou pastora presidente de um ministerio muito abençõadoonde o SENHOR JESUS tem feitos coisas trementaestou servindo o reino a 25 anose DEUS tem sido fiel fui consagrada a pastora a 3 anos chamada para pastoriar as ovelhas do meu PAI e ele tem me honrado DEUS te abençõei grandementeA PAZ DO SENHOR JESUS

  8. OI Desculpa mas eclui sua pagina  na minha pois ta muito linda  passa la ok Deus te abençõe.

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 56 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: