ALMA MORTAL

 ALMA MORTAL  

A alma morre e ressuscita para a vida ou para a morte eterna.

É comum ouvir mensagens que dizem que a alma do homem bom, assim que morre, vai imediatamente para o céu. Segundo as Escrituras os bons ficarão dormindo após a morte, aguardando o dia da ressurreição dos mortos.

1- Quando os servos de Deus receberão a sua recompensa?

R: Lucas 14:14

A expressão: recompensado serás na ressurreição dos justos’, nos faz entender que haverá um dia em que todos os justos hão de ressuscitar.

2-     O que Paulo entendeu do ensinamento de Jesus a respeito da ressurreição?

R: I Tessalonicenses 4:16

Paulo entendeu que os que morrerem fazendo a vontade de Deus não irão de imediato para o céu (logo anula o ensinamento de que quando o homem morre sua alma vai logo para o céu), mas ficarão na sepultura aguardando o Senhor descer do céu com grande brado, a voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus. Só então os que morreram em Cristo ressurgirão, ressuscitarão primeiro. Se os mortos em Cristo estivessem na glória não haveria ressurreição para os servos de Deus ou não era necessário Jesus vir buscar quem já estaria com Ele no céu. A verdade é que Jesus voltará outra vez a este mundo para ressuscitar os que morreram fazendo a vontade de Deus, logo é falsa, enganosa e sem fundamento a mensagem de que a alma dos que dormem em Cristo subirá ao céu logo após a morte, até porque todos os que morreram estão aguardando a ressurreição. Os que praticaram o bem sairão para a ressurreição da vida e os que praticaram o mal sairão para a ressurreição da condenação (João 5:28-29).

3-     Assim como Paulo, quem mais esperava a vinda do Senhor para então ver a Deus?

R: Jó 19: 25-27

Paulo disse que o Senhor desceria para levar os que teriam morrido em Cristo e Jó fala que o Senhor se levantará sobre a terra, e mesmo que Jó estivesse com a pele e a carne consumidos, seus próprios olhos veriam a Deus. Davi diz em sua oração que quando ele se acordar ficará satisfeito em ser semelhante ao Senhor – falando do sono da morte – e que na ressurreição, ou seja, quando acordar, ficará contente em ser como os anjos (Mat. 22:30).

4-     Salmo 146:4: “Sai-lhe o espírito e eles tornam-se em pó, ou em terra…” Que espírito sai do homem, levando-o a morte?

R: Gen. 2:7 / 7:15 e 22 / Luc. 23:46

Deus, ao fazer o homem, soprou em suas narinas, dando ao homem o fôlego de vida, que é o mesmo espírito de vida. Jesus clamou dizendo: “em tuas mãos entrego o meu espírito”, ou a minha vida e expirou, ou seja, o fôlego de vida saiu de seus pulmões e ele morreu, o que também acontece com todos os homens.

5- Por que o homem após a morte e antes da ressurreição não pode louvar a Deus?

R: Ecles. 9:5

Porque ainda está morto e enquanto não ressuscitar a sua memória está no esquecimento, ou seja, está dormindo, e a sua alma que é o sangue foi derramada (Lev. 17:14) e o fôlego que é o espírito de vida também foi tirado, logo, neste estado o homem não pode louvar ao Senhor. Os vivos hão de louvar ao Senhor (Sal. 115:17-18), ou somente após a ressurreição (I Tess. 4:16 / Apoc. 19:1).

6-     Quem mais afirma que os mortos não louvarão a Deus e sim os vivos?

R: Isaias 38:18-19

Os mortos não louvarão a Deus, os vivos sim, estes te louvarão, como hoje faço (Jó 34:14-15). Para louvar a Deus devemos esperar o dia da nossa mudança que é da sepultura para a ressurreição da vida (jó 14:14-15).

7-     Que outra prova temos de que quem dorme no senhor está literalmente morto?

R: João 11:11-14 / Ez. 37:9 / 18:4

8-     Qual é a esperança dos crentes que estiverem vivos na vinda de Cristo?

R: I Cor. 15:51-52Os mortos serão ressuscitados e nós, que estivermos vivos, seremos transformados. Não é correto afirmar que após a morte o crente vai direto para o céu, pois a Palavra de Deus é clara quando diz que na volta de Jesus tanto os que morreram servindo a deus como os que estiverem vivos receberão o galardão (I Tess. 4:16-17).

Anúncios

Publicado em 23 de novembro de 2005, em Estudos. Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. cristyan dos santos

    Pastor APAZ do SENHOR JESUS gosto desse estudo . Eu queria saber oque significa a alma e o espirito?

    • Olá Cristyan dos santos, a paz do Senhor Jesus, e obrigado pela visita. Você quer saber o significado de alma e espírito, então vamos ver o que diz Bíblia sobre alma: Porquanto a alma de toda a carne é o seu sangue; por isso tenho dito aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a alma de TODA A CARNE é o seu sangue; qualquer que o comer será extirpado.
      Levítico 17:14. Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto DERRAMOU A SUS ALMA (sangue) NA MORTE, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores. Isaías 53:12. E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que por muitos é derramado. Marcos 14:24. Lemos aí que o sangue é a alma, tanto dos homens, como dos animais.
      E o que a Bíblia diz ser o espírito do homem? E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gênesis 2:7. Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu. Gênesis 7:22. E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou. Lucas 23:46. E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo. Ezequiel 37:9-10. Os textos a cima diz que o espírito é o fôlego, e o sangue é a alma. Enquanto estivermos sangue e fôlego, somos alma viventes Atos 2:41. Se morrermos servindo a Deus, voltaremos a vida no dia da volta de Cristo: Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 1 Tessalonicenses 4:15-16. Deus te abençoe.

  2. Cara Rose,“Quando os livros da Bíblia foram escritos, não existiam nem a divisão das palavras, nem os sinais de pontuação. Por meados do Século III d.C., Ammonio de Alexandria dividiu os evangelhos em seções curtas, para comparar as passagens paralelas ou parecidas.”“A divisão atual de todos os livros da Bíblia em capítulos foi feita pelo cardeal Hugo de Sancher, em meados do Século XIII d.C. O Novo Testamento foi dividido em versículos no Século IX d.C., por Roberto Estiene, em sua edição grega desta segunda parte da Bíblia.”“Deveria ser observado que a vírgula entre as palavras ‘te’ e ‘hoje’ foi intercalada pelos tradutores. O texto grego original, que não tem pontuação nem divisão de palavras, diz: ‘amem soi legõ sêmeron met emou esê en tõ paradisõ’literalmente:‘em verdade a-ti Eu digo hoje comigo tu-estarás no paraíso’“O advérbio sêmeron, ‘hoje’, encontra-se entre os verbos legô, ‘eu digo’, e esê, ‘tu estarás’, e pode com propriedade aplicar-se tanto a um como a outro. Sua posição imediatamente seguinte ao verbo legô, ‘eu digo’, pode implicar numa relação gramatical mais íntima com este verbo do que com o verbo seguinte, esê, ‘estarás’. Portanto, qualquer tradutor, com a maior sinceridade, fará uma pontuação que coadune com sua fé a respeito. Por isso que não podemos aceitar tenha Dimas, o ladrão que foi transformado pela presença de Jesus, ido imediatamente ao Céu gozar a bem-aventurança, após sua morte.A exegese bíblica demonstra cabalmente que o galardão do justo só lhe será conferido quando do regresso de Jesus. Com isso concordam os patriarcas, profetas e apóstolos.Todos de igual modo, esperavam sua recompensa não imediatamente após a morte, mas quando Jesus voltasse. Há para confirmar este fato centenas de textos bíblicos; apenas mencionarei três, para você sedimentar sua fé.Jó 19: 25-26“Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim Se levantará sobre a Terra; e depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus.” (Jó tinha absoluta certeza que seria recompensado, galardoado, na vinda de Jesus).Salmo 17: 15“Quanto a mim, contemplarei a Tua face na justiça; satisfar-me-ei da Tua semelhança quando acordar.” (Davi, o amado de Deus, esperava seu galardão quando acordasse, isto é, na ressurreição, e essa só se dará na volta de Jesus).II Timóteo 4: 8“Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas também a todos que amarem a Sua vinda.”

  3. Olá, Luiz. Estou fazendo uma pesquisa e gostei muito do seu estudo, mas gostaria de saber seu comentário a respeito do versículo Lc 23:42,43. Um forte abraço, Rose.

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: