A oração no Templo

O texto deste estudo foi atualizado nesta data: 19/01/2013

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu. o pão nosso de cada dia nos dá hoje. e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos induzas a tentação, mas livra-nos do mal; Porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre, Amém! Mt 6:13

A oração é o meio através do qual o homem fala com Deus; é também uma forma de discurso público. A igreja entende como sendo a melhor forma dos servos de Deus falar com Ele. O próprio Jesus orou e ensinou a orar (Lc 11:2-4; Mt 6:9-13). Porém, muitos não seguem esse exemplo. Normalmente se baseiam no dia do Pentecostes (At 2:1), então gritam, pulam e até caem por terra, no entanto, o episódio ocorrido nos dias dos apóstolos, conhecido como Pentecostes (At 2), não dá esse direito. Os v. 3-4 dizem: E viram línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. Todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. O que acontece hoje na maioria das igrejas é diferente do que acontecia na igreja dos apóstolos, onde os dons de línguas, profecias e outros existiam, mas com decência e ordem. Cremos em Jesus e nas promessas de Seus dons.

1-Quando alguém fala em línguas estranhas, biblicamente, com quem está falando? ICo 14:2.

Paulo diz: quem fala em línguas estranhas não fala ao homem senão a Deus. Isso não equivale a gritar, pular e até cair; isso é realmente estranho. Paulo diz que quando os irmãos se ajuntarem, cada um tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação, faça-se tudo para edificação. E se alguém falar em línguas estranhas faça-se isso por dois ou quando muito três, e por sua vez, que haja intérprete (ICo 14:26-27). Nos v.37-40 Paulo fala: as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. Se alguém ignora isto, que ignore. Portanto irmãos procurai com zelo profetizar, e não proibais falar línguas, mas faça-se tudo decentemente e com ordem. Os dons espirituais são muito importantes; através deles o Espírito Santo opera na igreja (ICo 12:7-11) quando a igreja recebe com decência e ordem.

2-Como Deus considerou a oração que vinte e cinco homens faziam entre o pórtico e o altar do templo? Ez 8:16-18.

Muitos crentes quando oram viram as costas para o altar da casa de Deus. Afirmamos que esta postura é abominação aos olhos de Deus.

3-Como considerou o Senhor Jesus, o crente que ora em pé? Mt 6:5.

Só Resta aceitarmos o pedido de Deus e de Cristo: não oramos com as costas para o altar nem em pé na igreja, ou continuar orando ao vento, como disse Deus pelo profeta Jeremias em Jr 2:27: Dizem ao pau: Tu és meu pai e a pedra, tu me geraste, eles me viram a costa e não o rosto.

4- Qual a postura do Senhor Jesus quando orava? Lc 22:41.

Essa forma de orar ajoelhado é exemplo deixado pelo próprio Jesus para todos que desejam serem seus discípulos.

5- Qual a postura de Paulo quando orava a Deus? Ef 3:14-15. 

6- Que convite fez Davi a igreja de Deus? Sl 132:7.

7- Quem deve se prostrar diante de Deus, e quantas nações devem lhe servir? Sl 72:11.

8- Porque devemos adorar e prostrarmo-nos diante de Deus? Sl 95:1-7.

9- Além de exaltar a Deus, o que mais devemos fazer em reverência a Ele? Sl 99:5.

10- Que exemplo o profeta Daniel deixou para e igreja de todos os tempos? Dn 6:10up.

São muitos os exemplos que nos ajudam a nos apresentarmos a Deus corretamente, no lar e no templo. O próprio Jesus fez isso, como também os apóstolos e todos os heróis da Bíblia Sagrada. Se for difícil, basta se ajoelhar e com fé pedir a Deus; com certeza Ele ajudará, quebrará as dificuldades que muitos têm para se ajoelhar diante de Deus. Assim não serão mais considerados fariseus, mas sim, servos do Senhor.

Anúncios

Publicado em 23 de dezembro de 2005, em Estudos. Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Presbitero David Eufrasino - Sobral/Ce

    A paz do Senhor!

    Otimo estudo, o q vc falou é a pura verdade! Sou pastor e atuo em Sobral – Ce na Missão Evangelica Pentecostal do Brasil e realmente vejo nos dias de hj uma verdadeira “falta de educação espiritual”. Tive dificuldade pra ensinar isso para a minha igreja quando assumi. É claro q como pentecostal há momentos em que amamos o que chamamos de “oração de fogo”. Mas há momentos em que devemos orar a Deus de uma maneira mas branda. Ajoelhar-se, suplicar baixinho. Paulo ensinanos que devemos ter ordem e descencia principalmente em cultos com presença de não cristãs, pois ele não entendem o porque. Aquilo que aconteceu no pentecostes foi movido por Deus, e o povo não estava na intenção de q aquilo acontecesse. Os cristãos evangelicos hj só creem que uma igreja é viva se viver fazendo barulho. Muitos buscam tanto o “barulho que os dons traz” que acabam se esquecendo de busca a sabedoria de usar os dons na Palavra de Deus. Devemos buscar os dons, devemos muitas vezes fazer barulho, devemos adorar da maneira que Deus nos mover, mas deixar ele fazer isso. Infelizmente a teologia pentecostal hj tem prejudicado criando milhares de crentes barulhentos mas com uma vida vazia, evidenciando tanto os dons q acabam esquecendo os frutos. Lembre-se: que vai pro inferno são aqueles que NÃO PRODUZIREM OS FRUTOS, e não aqueles que não produzirem os dons.

  2. graca pastor,pastor, sera que so devemos orar de joelhos e nao de pe\’? quando se esta a adorar o Senhor devemos nos ajoelhar e quando estamos a louvar podemos ficar de pe\’? qual e\’ a diferenca de orar de pe\’ ou de joelhos? e o que quer dizer esta passagem biblica 1TIMOTEO 2:8? jesus ensinou-nos a orar como dizendo apenas o pai nosso; e ele disse na palavra k nao usassemos de palavras repetidas…….. mas depois mais adiante fala em insistirmos em pedir em oracao em LUCAS 11:5…………….. qual e\’ a diferenca disto? a alguma evidencia na biblia de que se orarmos a Deus de pe\’ ou ate mesmo sentados nos levara ao inferno? gostaria de entender isto pastor.PAZ!

    • se vc for diante de um rei vc não ira reverencialo ??? quanto mais o rei dos reis,senhor dos senhores, o ser supremo!!!! aprenda isso. e tu iras bem.

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: