O verdadeiro batismo

O texto deste estudo foi atualizado nesta data: 30/03/2013

Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, toda a província adjacente ao Jordão; e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. Mt 3:5-6.

 1-    Qual deve ser a primeira missão do missionário?

R: Mat. 28:19 e 20

 2-    O que o crente deve fazer para ser batizado?

R: Mat. 3:2

A palavra de Deus convida o homem ao arrependimento e ao batismo para remição dos pecados (At 2:38). Em Lc 3:3,10-14 o profeta João Batista pregava o batismo de arrependimento para remissão de pecados. A multidão, querendo ser batizada, perguntou a João Batista: O que faremos? Respondeu o profeta: Quem tiver roupas ou alimentos, reparta com quem não tem. Como hoje, o mais difícil é as pessoas dividirem seus bens com os mais pobres. Chegaram alguns publicanos (cobrador de imposto) também querendo ser batizados, e perguntaram: Mestre, o que devemos fazer? O profeta respondeu: Não peçais mais do que aquilo que vos é ordenado, o que quer dizer, não extorquir. Talvez este fosse o maior desafio para aqueles cobradores de impostos. Os soldados perguntaram: E nós, o que faremos? João batista respondeu: A ninguém trateis mal, nem defraudeis e contentai-vos com o vosso soldo. Em nossos dias existem policiais que maltratam, batem, machucam, e ainda cobram suborno. João disse aos soldados que se arrependessem de seus pecados, que contentassem com seus salários, e então fossem batizados.

O homem deve renunciar seus costumes e a arrogância, porque impedem o arrependimento e consequentemente o batismo. É preciso crer, se arrepender e ser batizado para remição de seu pecados.

3-    O que deve fazer o homem arrependido?

R: Mat. 3:6

Confessar os pecados, ou seja, se revelar ao mundo como servo de Deus através de seus atos, de sua fala, de suas vestimentas, guardando os mandamentos de Deus. O mundo deve nos ver como exemplo (Mt 5:14-16).

4-    Onde o batismo deve ser efetuado?

R: Mat. 3:16

No rio de águas correntes, como o Rio Jordão. E esta foi a pergunta que Jesus fez aos moços que queriam lhe seguir: “Vocês podem ser batizados com o batismo que eu sou batizado?” (Mat. 20:21 e 22). De uma vez que Jesus foi batizado em águas correntes, assim também deve ser o nosso batismo para que possamos beber o cálice com Ele.

5-   O Senhor Jesus e o profeta João continuaram batizando em águas correntes?

R: João 3:22 e 23

Os discípulos de Jesus faziam batismo na Judéia e João em Enom, um rio próximo a Salim, onde havia muitas águas. A doutrina do batismo em águas correntes ficou exclusivamente para os seguidores do Senhor Jesus, e jamais deve ser esquecida.

6-    O Senhor Jesus foi até o Rio Jordão para ser batizado por João Batista. Mesmo sendo profeta, como João reagiu ao ouvir Jesus pedindo para ser batizado?

R: Mat. 3: 13 e 14

João Batista se sentiu pequeno diante de Jesus, mesmo sendo profeta enviado por Deus (Mat. 3:3). Com isso aprendemos que não devemos ser batizados por homem que não tem a doutrina do Senhor (I Cor. 15:29).

7-    Como foi efetuado o batismo de Jesus?

R: Mat. 3:16

O texto diz ‘Jesus saiu da água’, ficando provado que Ele foi imerso, mergulhado. Isto torna evidente que Jesus nos deixou o exemplo. Quando o homem é sepultado nas águas, ao sair deve sair com novo propósito, uma nova criatura, como que nascida de novo.

8-    Em Marcos 16:15 lemos que quem crer e for batizado será salvo. Em nome de quem deve ser pregado o arrependimento que leva o homem ao batismo?

R: Luc. 24: 46 e 47

Os ouvintes arrependidos perguntaram a Pedro o que eles deveriam fazer. Pedro respondeu: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”(Atos 2:37 e 38). Quando Jesus fala: “Ide e batizai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mat. 28:19) é porque o filho Jesus é mesmo que Deus Conosco. Isaias fala que Ele é Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz (Isaias 9:6). Logo, o batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo também o é em nome de Jesus, quando se refere ao filho. Pedro começou uma mensagem em Atos 10:28, onde entendemos que aquele povo a quem Pedro ensinava já conhecia a Deus como Pai, mas não conhecia Jesus como Filho de Deus. Ao tomarem conhecimento, logo aceitaram o batismo em nome de Jesus, e não somente em nome do Pai.

9-    O batismo pode ser feito por pastores que não são vivos na doutrina e na Lei de Deus?

R:I Cor. 15:29

Se os mortos não saem da sepultura para batizar as pessoas, Paulo se referia a pessoas que são mortas na fé, sem lei e sem doutrina. E se essas pessoas não ressuscitam para a glória eterna, que recompensa terá quem é batizado por pessoas que não serão salvas, que não tem doutrina? A doutrina não se resume apenas em vestimentas decentes. A doutrina é um conjunto de princípios indiscutíveis, que servem com,o base para a igreja de Deus, e os dez mandamentos, sem dúvida, estão incluídos.

Jesus disse: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (João 8:32). Se o indivíduo não tiver esse princípio, não tem a vida em Cristo, e não tendo a vida em Cristo, logo está morto, ou seja, não está autorizado a batizar quem quer que seja. Primeiro o homem deve aprender o caminho do Senhor e investigar se o pastor defende e prega os dez mandamentos de Deus, se não se contamina com alimentos impuros e se é verdadeiro. Sendo assim, pode solicitar o batismo e servir a Deus.

Anúncios

Publicado em 6 de setembro de 2006, em Estudos. Adicione o link aos favoritos. 26 Comentários.

  1. O batismo na piscina é válido ?

    • OLÁ SOARES, MUITO OBRIGADO PELA VISITA. ANALISANDO A QUESTÃO POSTA POR JESUS AOS FILHOS DE ZEBEDEU, E A FORMA E LOCAL ONDE ELE FOI BATIZADO, O BATISMO NA PISCINA É INVÁLIDO. Jesus, porém, respondendo, disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu hei de beber, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? Dizem-lhe eles: Podemos.
      Mateus 20:22. Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mateus 3:13

  2. Ola boa noite, tenho uma duvida pois sei que o batismo é em água corrente, mas o batismo pode ser feito no mar? Ou apenas em rios?

  3. defensor da sã doutrina

    A paz do senhor jesus! Amados em relaçao ao batismo tenho absoluta certeza que nao existe batismo em tanque ou em piscina sao doutrinas de homens,batismo de satanas! Na epoca de Jesus havia tanques abencoados como o tanque de betesda ou o tanque de siloe e por que nao houve batismos nesses tanques? Ou porque Jesus nao pediu ao profeta de Deus para ser batizado em um desses tanques? Porque jesus se batizou se ele é impecavel?
    Jesus se batizou para nos deixar o exemplo e por que o batismo tambem é o cumprimento da justiça divina.Quando joao se opôs a Jesus dizendo:”eu é que careço ser batizado por ti e tu vens a mim” Jesus respondeu:”deixa por enquanto por que ASSIM nos convem cumprir toda a justiça”.nao existe outra maneira de cumprir toda a justiça! O batismo tem que ser em aguas correntes em aguas vivas! A simbologia do batismo tem que ser cumprida! Esta escrito em miqueias 7:19 “tornara a apiedar-se de nós subjugara as nossas iniquidades e lançara TODOS OS NOSSOS PECADOS NAS PROFUNDEZAS DO MAR”.e onde essa palavra se cumpre? Na simbologia do batismo verdadeiro,nós sabemos que os rios se desaguam no mar e SIBOLICAMENTE atraves do batismo os nossos pecados sao lavados e esquecidos para sempre nas profundezas do mar! E o batismo em tanque ou em piscina nao cumpre a sibologia do verdadeiro batismo por isso Jesus disse:por que assim convem cumprir toda a justiça.esta doutrina é dos falsos profetas, é de satanas e todos que se batizaram na piscina ainda nao cumpriram a justiça de Deus e prescisam ser batizados novamente pois foram enganados pelos falsos profetas!
    Tambem o batismo só em nome de Jesus nao é o cumprimento da justiça divina mat 28:19.Temos que entender que na hora do batismo é o pai, o filho-nosso Jesus e o Espirito Santo:o consolador que confirma o cumprimento da justiça.muitos se deixam levar pelo unicismo, eles sao um na unidade.no momento do batismo de Jesus podemos perceber claramente a manifestaçao da trindade divina,o FILHO sendo batizado OROU e os ceus se abriu,e o ESPIRITO SANTO desceu sobre ele em forma corporea como uma pomba e o PAI dos ceus dizendo:”esse é meu filho amado em ti me tenho comprazido” .os tres sao a mesma pessoa? De maneira nenhuma! O espirito santo é uma pessoa real distinta e verdadeira! Da mesma forma o PAI e o FILHO.Basta obeservarmos os dedos da nossa mao-sao cinco dedos pra formar um que é a mao,os 5 sao um? Claro que nao,sao ate um diferente do outro.Da mesma forma é o PAI O FILHO E O ESPIRITO SANTO.O batismo so em nome de Jesus é dos falsos profetas,a ordem divina foi dada em mat 28:19.
    “Aquele que prevarica e nao persevera na doutrina de cristo nao tem a Deus quem persevera na doutrina de cristo tem tanto o pai como o filho”
    Que Deus vos abencoe! A paz do senhor!

  4. É notório que o batismo em piscina trata-se de uma doutrina de demônios introduzida pelos falsos profetas,a qual podemos definir como heresia de perdição,como escrito em II Pedro 2:1 “e houve entre povo falsos profetas como entre vós também haverá falsos doutores que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o senhor que os resgatou trazendo sobre si mesmo repentina perdição”.
    Estão dando ouvidos a espiritos malignos desviando-se da sã doutrina do senhor,por isso esta escrito em I Timoteo 4:1 “mas o espirito expressamente diz que nos ultimos tempos apostatarão alguns da fé dando ouvidos a espiritos enganadores e a doutrinas de demónios”.
    Não estão suportando a sã doutrina de Jesus Cristo desviando os ouvidos da verdade,aceitando a vaidade,o futebol,a televisão:imagem da besta,a lasciviae etc mas estao amontoando doutores conforme as suas propias carnalidades,como esta escrito em 2 timoteo 4:3-4 “por que vira o tempo em que nao suportarao a sã doutrina antes tendo comichao nos ouvidos amontoarao para si doutores conforme as suas propias concupiscências e desviarao os ouvidos da verdade voltando as fabulas”.
    A palavra de Deus nao erra mas erra o homem que nao as examina.
    “Quem tem ouvidos para ouvir que ouça”
    A verdade nao pode ser ocultada antes agradar a Deus de que a homens.A paz do senhor Jesus!

    • jorge bitencourt buss

      0 verdadeiro batismo e no senhor jesus cristo que esta em atos dos apóstolos 2 vr 38 onde foi batizados mais quem foi batizadode trinta mil almas e na bíblia não dis quem foi batizados no pai no filho e no espirito santo se tiver eu gostaria saber poque na minha bíblia procurei e não encontrei.

      • OLÁ JORGE, OBRIGADO PELA VISITA. EM MATEUS 24:19 O SENHOR JESUS DISSE: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; VEJA QUE QUANDO CRISTO FALA EM NOME DO PAI, ELE SE REFERE AO SEU PAI JEOVÁ, E EM NOME DO FILHO, ELE SE REFERE AO SEU PRÓPRIO NOME (JESUS), E DO ESPÍRITO SANTO, ELE SE REFERE AO ESPÍRITO DE DEUS! ENTÃO ESSE BATISMO ENSINADO POR CRISTO, TAMBÉM O É EM NOME DO SENHOR JESUS. OU VOCÊ NÃO CONSIDERA ESSE MANDAMENTO DO SENHOR JESUS?

      • Só existe um batismo efesios 4:5-“um so senhor,uma so fe,um so batismo” e esse batismo é o batismo em aguas correntes e em nome de Jesus cristo para remissao dos pecados,alem deste nao ha outro.

    • missionário Tiago

      batismo em nome do pai e do filho e do espirito santo é o mesmo batismo em nome de jesus cristo porquê ? jesus é Deus Jesus é o espirito santo e jesus é santo como também Deus é santo e também o espirito santo.

  5. Deus fez o homem conforme sua imagem e semelhança dotado de uma dom superior aos outros seres (gn 1:26), em seguida vemos o homem usando esse dom para confrontar o criador, a mulher que mim deste ela mim deu da arvore e comi , (gn 3:12) espertinho ele quis dizer que a culpa era de Deus e da mulher. nos dias atuais não é diferente, vemos os homens distorcendo a palavra de Deus, como se eles estão certos e Deus errado,infelizmente isso é fato. Quanto ao batismo é notável ver que, nos relatos bíblicos os profetas ou apóstolos não levavam o batismo até as pessoas, e sim as pessoa até o batismo, mas o homem na sua ganancia e avareza começou a fazer tanques e piscinas dentro dos templos (2Pe 2:3) biblicamente o batismo é em águas correntes.

  6. Muito bom goste muito da e suplicação simples e objetiva

  7. sou da igreja universal assembleia dos santos gostei das passagem bíblica não existe outro batismo a não ser este grandes e pequenos terão que se ajoelhar diante dessa verdade ricos e pobres

  8. Errais os homens porque ñ examinais as escrituras! Realmente a bíblia deixa claro que o batismo nas águas só depois que há conhecimento que cristo é salvador de todos que se arrependem!

  9. Muitos foram batizado no batismo de joao, onde nao se pronuciavam nehun tipo de palavra, mas,depois da resureisao de jesus,prometeu enviar um consolador,que e o espirito santo de Deus, enviado aos apostolos no dia de pentecoste foi dado a orden que todos fossem batizado em nome de Jesus para perdao dos vossos pecados, mas
    muintos pedacos da veste de Jesus, sem a guia de Deus batiza em nome do pai do filho e do espirito santo,muitos sao chamados e poucos escolhidos,as veste de Jesus foram repartida em muitos pedacos, mas,o manto e um so,a porta e uma so…Porque pai nao e nome,filho tambem nao.

    • Olá Valmir Chaves, em seu comentário você diz que pai não é nome, filho também não. E eu digo: Espírito Santo também não é nome. Mas quando um filho pronuncia a palavra pai, sabe a quem esta se referindo. Quando um seguidor do Sr Jesus fala do filho Biblicamente falando, sabe que esta se referindo ao filho de Deus, quando um verdadeiro cristão pronuncia a palavra Espírito Santo, sabe a quem esta se referindo. Foi o caso do Sr Jesus em Mt 28:19 quando disse: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Isto é palavras e doutrina do Sr Jesus. Veja o que Pulo diz sobre os contradizentes as palavras de Cristo: Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, 1 Timóteo 6:3-4. Então Valmir, quando o verdadeiro cristão pronuncia a palavra: Senhor, Espírito Santo, Pai e filho, Biblicamente sabe a quem esta se referindo. Já o soberbo, nada sabe.

  10. Todos os alimentos o senhor purivica atraves da orasao da fe. O batismo e simbolico o senhor quer obediensia amar a Deus eau proximo.

    • Ola Marcio, você diz em seu comentário que Todos os alimentos o senhor purifica através da oração da fé. disse também que o batismo é simbólico, mas se esqueceu dos textos Bíblicos para dar vida a seu comentário. Disse também: o senhor quer obediência amar a Deus ao próximo. E é verdade, porque se amarmos a Deus e ao nosso próximo, guardamos os dez mandamentos da Lei de Deus, pois o Sr Jesus disse que: DESTES DOIS MANDAMENTOS DEPENDE TODA LEI E OS PROFETAS. MT 22:37-40. Deus te ilumine!

  11. Graca pastor,eu gostaria de saber o porque e\’ que se batizam criancas se elas nao teem nenhum conhecimento da veradade? se pra alguem ser batizado e\’ necessario primeiramnete crer na palavra do Salvador, entao como e\’ possivel batizar uma crianca que mal conhece o bem e o mal?

    • A PAZ DO SENHOR JESUS E DE DEUS PAI,AS PESSOAS QUE BATIZAM CRIANÇAS E PORQUE NAO ESTAO DANDO CREDITO NA BIBLIA PORQUE JESUS O FILHO DE DEUS VEIO AO MUNDO PARA FIM DE QUE OS CEGOS TIVESSEN VISAO MAS MESMO ASSIM MUITAS PESSOAS QUE SE DIZEN RELIGIOSAS (PADRES)CONTINUAS CEGOS,PORQUE O PROPRIO JESUS COMO HOMEN MAO SE BATIZOU QUANDO CRIANÇA JUSTAMENTE PARA NOS MOSTRAR A IMPORTANCIA DO BATISMAO.

  12. Graca pastor,eu gostaria de saber o porque e\’ que se batizam criancas se elas nao teem nenhum conhecimento da veradade? se pra alguem ser batizado e\’ necessario primeiramnete crer na palavra do Salvador, entao como e\’ possivel batizar uma crianca que mal conhece o bem e o mal?

    • Paulo Henrique Luiz

      Cara irmã…O batismo infantil tem total respaldo na Palavra de Deus.Basta que descortinemos os textos e não tenhamos uma visão reduzida. Veja bem…A criança sempre fez parte dos pactos que Deus fez com o homem.Quando o homem faziam aliança com Deus,isso abençoava a família toda desde o pacto com Abrã,lembra? Deus firmou aliança com o pai Abraão eestabeleceu-a com Isac.Gênesis 17:14. O entendimento é que se Deus instituiu a circuncisão como sinal de selo da fé e, fazia isso com as crianças,isso quer dizer que o batismo é a circuncisão de Cristo e que deve ser administrado às crianças principalmente. Para os adultos,exige-se fé e arrependimento,mas para os filhos de crentes,eles fazem parte do pacto justamente pela inocência e serem acolhidos por Jesus,que é autor da Nova Aliança.
      Desde os tempos doNovo Testamento,os apóstolos já batizavam os filhos(famílias inteiras) daqueles que passavam a crer em Jesus.Em Atos 16:15(família de Lídia,será que não havia criança?); Atos16:33na casa do carcereiro,isso depois de meia noite.(Será que tinha rio dentro da prisão pra terágua corrente?Devemos ter cuidado com algumas declarações sem exegese correta.O Batismo é a circuncisão de Cristo(Colossenses 2:11 e 12.Ela representava a purificação moral e uma identificação como família de Deus.Hoje,através do batismo as pessoas passam a fazer parte do pacto feito com Abraão,somos filhos verdadeiros de Abraão por meioda fé em Cristo.Nossos filhos fazem parte desse pacto.
      Outro aspecto é que o batismo é um símbolo de uma graça invisível.É sinal de algo muito mais importante.Se ele é apenas um sinal de uma realidade espiritual,então porque não batizar as crianças que hoje desfrutam da presença do Espírito Santo do qual a água é símbolo.Em Joel 2,Deus diz que derramaria do Espírito dele sobre toda a carne,até sobres os filhos e filhas.E quantas crianças que pregam e são usadas por Deus,como fica ofato delas não serem batizadas sendo que são usadas pelo Espírito que a água é símbolo.

      • Olá Paulo Henrique Luiz, respondendo a Anastácia, você diz que o batismo de criança tem total respaldo Bíblico, isto não é verdade! você trocou o batismo pela circuncisão, a qual era feito no oitavo dia de vida. Lucas 2:21. Lev. 12:3. e só depois da purificação do sangue da mulher que era de trinta e três dias, ela poderia vir ao santuário v 4. No caso do menino Jesus, seus pais O levaram ao Templo depois da purificação de Maria, (33 dias), não para ser circuncidado, pois isto aconteceu ao oitavo dia, nem para ser batizado, pois isto só veio acontecer quando o Senhor Jesus já tinha quase trinta anos de idade. Lucas.3:21-23. Mas sim, para ser apresentado e consagrado a Deus. E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o APRESENTAREM ao Senhor (Segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo o macho primogênito será consagrado ao Senhor); Lucas 2:22-23. Ironizando você pergunta: Será que tinha rio de águas corrente dentro da prisão? Mais uma vez você foi infeliz em seu comentário, porque em At 16:26, um terremoto abriu as portas da prisão, e no v 30-32, o carcereiro os tirou para fora e os levou para sua casa, e depois foi batizado pelos apóstolos, em qual rio? não sei, mas dentro da prisão não foi.

  13. o batismo nas aguas e de Deus

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: