BÍBLIA: ANTIGO E NOVO TESTAMENTO

Bíblia: conjunto dos livros sagrados do Antigo e do Novo Testamento; Inspirada e profetizada segundo a vontade de Deus; Ela é a base da crença, obediência e fé dos Adventistas do Evangelho Eterno.

 Testamento: É um documento pelo qual, com amparo da lei, alguém dispõe total ou parte de seu patrimônio para depois da sua morte, e por Ele pode também reconhecer filhos naturais. Um testamento só passa a ter valor depois da morte do testador. Aos Hb 9:16-17 Paulo disse: Pois onde há testamento, necessário é que intervenha a morte do testador. Porque um testamento só terá força onde houver mote; ou terá ele algum valor enquanto o testador viver? (Hb 9:16-17).

 O Antigo Testamento dava o direito de perdão ao povo de Israel pelos seus pecados, mas era necessário a morte de um animal, para que pelo seu sangue, seus pecados fossem perdoados. Em Ex 24:7-8, Moisés tomou o livro do concerto e o leu ao ouvido do povo, e eles disseram: Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos. Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo e disse: Eis aqui o sangue do concerto que o Senhor tem feito convosco sobre todas estas coisas.

 1-Como era celebrada a páscoa no antigo Testamento? Ex 24:5-8. Lv 16:3-6, 15-16.

 2-Qual o significado do culto da páscoa no Antigo testamento? Ex 12:26-27.

 3-Até quando duraria este testamento, feito com sangue de animais? Mt 26:2. Lc 22:19-20.

 }  A páscoa era celebrada com sacrifício de animais: bois, carneiros, bodes e outros, desde que fosse limpo e sem defeitos (Ex 12:5; Lv 1:10). Depois de sacrificado, o sangue do animal era espargido sobre o povo de Israel para purificação dos pecados. A páscoa era um culto solene, que comemorava a libertação do povo de Israel do Egito. Esse Testamento feito com sangue de animal por ocasião da páscoa, que dava ao povo de Israel o perdão dos pecados, durou até a morte de Cristo.

 }  Em Mt 26:2 Ele próprio disse: Bem sabeis que daqui a dois dias é a páscoa; e o filho de homem será entregue para ser crucificado. Em Lc 22:13-14 os apóstolos preparavam a última páscoa, e chegando a hora, pôs-se à mesa, e com Ele os doze apóstolos. No v.15, o Senhor Jesus disse lhes: Desejei muito comer convosco está páscoa, antes que padeça, e no v.17 Ele tomou o cálice, e havendo dado graça, disse: tomai-o e reparti-o entre vós. Nesse texto, o Senhor comeu a páscoa e bebeu cálice. Em seguida, Ele fez a substituição do antigo Testamento por um novo testamento. Nos v.19-20 lemos: E tomando pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo Testamento do meu sangue, que é derramado por vós. O Senhor comeu a páscoa com carne e ervas amargas, pois era assim celebrada (Nm 9:11-12). Já para a Santa Ceia, Ele dispensou o novilho (Ex 29:1), e comeu pão amassado com óleo de oliva (v.2). E depois bebeu o cálice/vinho (Is 55:1).

 }  A lei do sacrifício de animal degolado era apenas a sombra da real morte do Filho de Deus e de seu sangue derramado na cruz (Hb 10:1; 9:28).  

 4-O que as Escrituras Sagradas dizem do sacrifício de animais e do sacrifício de Cristo? Hb 9:13-14.

 5-Como a Bíblia nos ensina que o Antigo e o Novo Testamento eram selados com morte e sangue? Hb 9:15-17,22.

 }  O escritor aos Hebreus dá ênfase ao Novo Testamento pelo sangue de Cristo quando diz: Porque, se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas duma novilha santifica os cantaminados, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará a vossa consciência das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? Por isto Cristo veio como mediador de um Novo Testamento, para que intervindo, pudesse remir das transgressões quem estava debaixo, ou seja, sujeito ao primeiro testamento. Onde há Testamento há morte e sangue. Glorificado seja Deus, porque somos lavados e remidos pelo sangue do Novo Testamento, doado gratuitamente por Cristo Jesus, Seu filho. 

 6-Qual o pecado cometido contra a Lei de Deus, que o Antigo Testamento, feito com sangue de animal não perdoava e que o Novo Testamento, feito com o sangue de Cristo, perdoa? Lv 20:10. IJo 1:7-9. Jo 8:3-5,7,10-11.

 }  Em Lv 20 tem uma grande relação de pecados que o Antigo Testamento, feito com a morte e sangue de animais, não dava direito ao perdão, desabonava o infrator e o condenava à morte, principalmente o pecado de adultério. Essa era a lei de Moisés. Mas entre os dez Mandamentos da lei Divina, tem um que diz: não matarás. Os judeus levaram uma mulher apanhada em adultério para matá-la, mas antes resolveram apresentá-la ao Homem que seria a palavra (IJo 5:7), o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14:6). Ele fez o Novo testamento no seu sangue, concedendo o direito de perdão a todos os que se arrependerem dos pecados cometidos contra a Lei de Deus e contra Ele. Concedeu perdão a mulher em questão, e à Paulo que tinha mandado matar Estevão (At 7:58; 9:14-15). E a todas as nações do mundo o Senhor convidou: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei (Mt 11:28).

 7-O que disse o Senhor Jesus sobre a imutabilidade dos dez mandamentos da Lei de Deus? Mt 5:17. 22:35-40. 19:17.

 😯 que o Apóstolo Paulo ensinava sobre a lei da circuncisão e sobre a Lei dos mandamentos de Deus? ICo 7:18-19. Rm 2:25. 3:30-31.

 9-Em IJo 5:1 diz que se cremos que Jesus é o Cristo, somos filhos de Deus. Para isso, o que devemos fazer? IJo 5:2-3. 2:3-4.  

 O Senhor Jesus disse em seu primeiro sermão: Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: Não vim ab-rogar, mas cumprir, porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem nem um jota ou um til se omitiria da lei, sem que tudo seja cumprido (Mt 5:17-18). Ele está se referindo a lei de Deus, pois a terra, e o céu ainda continuam, então, nem um jota ou um til foi tirado dela. E o Senhor sabia que ela foi escrita pelo dedo Deus (Ex 31:18). Ele também disse que não veio destruir nem os profetas. O Senhor sabia que Deus já tinha falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos os profetas (Hb 1:1).

 }  E Deus disse pelo profeta em Is 66:17: Os que comem carne de porco, e abominação, e rato, juntamente serão consumidos, diz o Senhor.

}  Disse também pela boca do profeta Ml 3:10: Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa.

}  O Senhor disse através do profeta em Ez 20:20: E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que sou o senhor  vosso Deus.

}  Depois disse pelo profeta em Jl 2:28: E há ser que depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões.

 }  Se o Senhor Jesus não anulou os profetas de Deus, quem é capaz?

 }  Certa vez, um doutor da lei, para O experimentar, perguntou: Mestre, qual é o grande mandamento da lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor te Deus de todo o coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento… E o Segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo (Mt 22:35-39). Se entendermos que, se de fato amamos a Deus, guardamos os quatro primeiros mandamentos, e que se amamos o próximo, guardamos os últimos seis, estamos de acordo com o Senhor, porque Ele concluiu dizendo: Destes dois mandamentos depende toda a lei e os profetas (v.40).

 }  A lei de Moisés mandava circuncidar o menino no oitavo dia de nascido (Lv 12:3). Se o oitavo dia fosse um sábado, para não quebrar a lei Moisés, os fariseus faziam a circuncisão, e assim eles quebravam o sábado da lei de Deus, e ficavam indignados com o Senhor Jesus por curar neste dia um homem de todas as suas enfermidades (Jo 7:22-23). Por isto que Paulo disse: A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas sim, a observância dos mandamentos de Deus (ICo 7:19). É como disse João: quem crê que Jesus é o Cristo, é o nascido de Deus… nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos (IJo 5:1-2).

Anúncios

Publicado em 10 de janeiro de 2013, em Estudos. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: