O trabalho do homem e da mulher na Igreja de Deus

As mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é indecente que as mulheres falem na igreja. Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós? Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. Mas, se alguém ignora isto, que ignore. ICo 14:34-38.

 O tema deste estudo é polêmico e muito discutido. Muitas igrejas que dizem fazer a vontade de Deus adotam a consagração de pastoras. O sacerdote da igreja deve ter conhecimento, sabedoria e muita humildade para receber, viver e ensinar a verdadeira vontade de Deus ao rebanho de Cristo, mesmo que rejeitado por muitos e aceito por poucos. Você teria a humildade para aceitar a posição da mulher e do homem imposta por Deus à Sua igreja? Ou mudaria esta doutrina? O pé não quer ser a mão, a mão não quer ser a cabeça nem o cérebro quer ser o coração, portanto um não quer viver sem o outro, nem tomar a função do outro. Assim é o trabalho do homem e da mulher na igreja de Deus, como estudaremos a seguir.

 1-Em que posição Deus usou as mulheres de Sua igreja desde o Antigo Testamento? Ex 15:20; IICr 34:22-23; Lc 2:36-38; ICo 11:5.

 2-Paulo recomendou que os irmãos da igreja que estava em Roma recebessem Febe como diaconisa ou como irmã e serva de Deus? Rm 16:1. Explique o v.2.

 3-O bom trabalho de Dorca autoriza a Igreja a consagrar mulheres ao diaconato? At 9:36,39.

 4-Com que as mulheres abençoadas serviam ao Senhor Jesus? Lc 8:2-3. 7:44-46.

 Muitas mulheres foram usadas nas mãos de Deus, como Miriã, irmã de Arão, e a profetisa Hulda, mulher de Salum, que profetizou sobre a ruína de Jerusalém.  A profetisa Ana, de quase oitenta e quatro anos, teve o privilégio de assistir a apresentação do menino Jesus e profetizar sobre Ele. Em todos os tempos Deus têm usado algumas de Suas servas como profetisas para falar com Seu povo. E nós, como povo de Deus, devemos aceitar a Sua vontade. O que não podemos fazer é consagrar individualmente mulheres ao diaconato, tomando por base as recomendações de Paulo em relação à Febe. Paulo pede que os irmãos à ajudem naquilo que ela necessitar, pois ela hospedava muitos irmãos em sua casa, inclusive Paulo, e ele lembra aos irmãos que isto convém aos santos. Trabalho como o de Febe e de Dorca é recomendado a todos os servos e servas de Deus. Da mesma forma as mulheres que depois de abençoadas serviam a Cristo com as suas fazendas. A primeira função do diácono é ser encarregado da distribuição dos fundos comuns aos fiéis cristãos. Foi exatamente para isto que os sete homens de At 6:3 foram consagrados.

 5-Paulo recomendou Febe (Rm 16:1,3,6,12-15), falou de Priscila, Maria, saudou a Júnia, a qual esteve presa com Ele, saudou a Trifena e a Trifosa, e a Pérsida, as quais trabalhavam no Senhor. Saudou a mãe do Rufo, Hermas, Patrobas, Hermes, Júlia, a irmã de Nereu e a Olímpia. O que Paulo proibiu as mulheres fazer nas igrejas de Deus? E porque? ICo 14:34-35,37. At 2:42.

 6-Quais as qualidades devem ter as esposas dos consagrados? ITm 3:11.

 7-Nos dias de Cristo as filhas de Israel conheciam as Escrituras Sagradas? Jo 4:12,19-20,25.

 O trabalho da mulher sempre foi aceito e louvável na igreja de Deus. Paulo reconhecendo isto, deu carta de recomendação a Febe como irmã em Cristo, pois esta servia a Deus na igreja de Cencréia; enviou saudações às outras irmãs que também serviam e trabalhavam para Deus. Nem por isso Paulo concedeu consagração de diaconisa, bispa ou pastora para guiar e ensinar a igreja de Deus, porque ele mesmo orientou as mulheres a se manterem caladas nas igrejas, pois não lhes era permitido falar. Depois ele enfatiza dizendo: Isto é o que ordena a lei… Porque é vergonhoso que as mulheres falem nas igrejas. Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. No v.38 ele conclui: Mas, se alguém ignora isto, que ignore.

 À esposa do consagrado ele recomenda: Seja honesta, não maldizente, sóbria e fiel em tudo. Isto não impede que as mulheres servas de Deus estudem as Escrituras Sagradas, como a samaritana que conhecia a história de Jacó e do poço, e com poucas palavras do Senhor Jesus ela entendeu que Ele era profeta. Sabia também que o Messias que haveria de vir se chamava Cristo, e que quando Ele viesse ensinaria tudo aos filhos de Israel.

 8-Porque a mulher não pode dirigir a igreja de Deus?  ITm 2:11-14. Ef 5:22-23.

 9-Quem deve ser chamado para orar e ungir os enfermos?  Tg 5:14.

 10-Deus chamou Noé, Abraão, Isaque, Moisés, Josué, Davi, Salomão e tantos outros, até ao Senhor Jesus, Seu filho. O Senhor chamou doze apóstolos e mais setenta discípulos (Lc 6:13; 10:1). Os apóstolos separaram Matias ao apostolado, mais sete homens para o diaconato (At 1:26; 6:3). Porque Deus não chamou mulheres para dirigir o Seu povo? Gn 3:16. ICo 11:3,7.14,34.

 11-Que trabalho Paulo recomendou às mulheres na igreja de Deus? E por que? Tt 2:3-5,10.

 O dirigente da igreja é responsável por ensinar e guiar a sua própria casa e todo o rebanho de Deus. Se for uma mulher, deve guiar, ensinar e ser autoridade na igreja e também sobre o seu próprio marido. Neste cenário aparece o apóstolo Paulo e diz: Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio (I Tm 2:12). Outra vez ele diz: Vós mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor, porque o marido é cabeça da mulher… Em At 2:42 vemos que a igreja de Cristo guardava a doutrina dos apóstolos. Você guarda? Quando você está enfermo (a) chama o presbítero ou a pastora? Tg 5:14 responde. A igreja que tem mulher na direção, não segue a doutrina de Deus, nem de Cristo, nem dos apóstolos. Você tem conhecimento no Antigo Testamento, de que Deus consagrou mulher à sacerdotisa para dirigir seu povo? Ou se o Senhor Jesus separou alguma mulher para o apostolado? Ou se os apóstolos consagraram alguma irmã para o diaconato?  Deus não permitiu que seus sacerdotes consagrassem mulheres para dirigir seu povo, porque ela será dirigida pelo homem, o qual Deus deixou por sua cabeça. Paulo diz que o homem é a imagem e a glória de Deus, e a mulher a glória do homem. Ele manda que as mais idosas fossem mestra no bem, e ensinassem as mais novas a serem prudentes, que amassem seus maridos e filhos, e que fossem boas donas de casa e que sujeitassem a seus maridos, para a palavra de Deus não ser blasfemada, para que em tudo sejam ornamentos da doutrina de Deus, nosso Senhor.

 A palavra mulher aprece 639 vezes no Antigo Testamento, e 188 no Novo; o primeiro registro está em Gn 1:27 e o último em Ap 21:9. Em nenhum ela aparece como dirigente do povo de Deus.

 Encontramos a palavra pregador sete vezes no Antigo Testamento, e seis no Novo, sendo a primeira em Ec 1:1 e última em IIPe 2:5. Não encontramos nenhuma vez a palavra pregadora. (Pesquisa na Bíblia Online).

 Encontramos centenas de sacerdotes de Gn 14:18 a Ap 5:10, e nenhuma sacerdotisa. Encontramos presbíteros administrando o povo de Deus (IPe 5:1, e também a consagração dos diáconos (At 6:3) e nenhuma bispa ou diaconisa.

 Conhecemos governadores, desde José do Egito (Gn 42:6) ao rei de Damasco (IICo 11:32), e nenhuma governadora ou presidenta. Mudar este quadro é inverter a palavra de Deus. Não podemos fazer isto para agradar a quem quer que seja. Não podemos ignorar as palavras de Paulo que diz que as mulheres não podem ensinar porque quem ordena é a lei, e que se alguém cuida em ser profeta ou espiritual, reconheça que as coisas que escreve, é mandamento de Deus, mas se alguém ignora isto, que ignore. (ICo 14:34,37-38). Que Deus vos abençoe e vos dê entendimento para obediência da Sua palavra.

Anúncios

Publicado em 19 de janeiro de 2013, em Estudos e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 15 Comentários.

  1. Ir. Luiz. Quando o apóstolo Pedro escreveu sua 1a. carta ele a destinou “aos estrangeiros dispersos (1.1)” por onde entendemos que não somente a homens ela foi escrita pois a 2a. carta foi destinada “aos que conosco alcançaram fé (1.1)” Então somos informados em 1Pe. 4. 10-11 o seguinte: “Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
    Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.”
    As expressões “se alguém” no vers. 11 acima deixam-nos entender que não há uma referência a homem ou mulher mas abre um precedente para que a mulher também “FALE OU ADMINISTRE” Com isso concorda a profecia de Joel que inclusive foi mencionada pelo mesmo Pedro em Atos 2.17,18 “E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre TODA A CARNE (Não apenas sobre homens); E os vossos filhos e as vossas FILHAS profetizarão, Os vossos jovens (porque não existem jovans) terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;
    E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas SERVAS naqueles dias, e profetizarão. Agora vejamos o cenário do cumprimento da profecia de Joel: Homens e mulheres de Deus em um mesmo lugar, recebendo todos a promessa do Consolador, falando todos em outras línguas, e “falando” das grandezas de Deus (v. 11).
    Um outro texto bíblico que apoia a doutrina é Efésios 4.11,12 que diz: “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para PROFETAS, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento DOS SANTOS (não diz dos homens), para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo. então vemos que quando Deus separa obreiros é porque Ele mesmo quer o aperfeiçoamento dos santos PARA A OBRA DO MINISTÉRIO.
    De fato a bíblia não mostra alguma mulher recebendo separação para o ministério do ensino mas isso não nega a doutrina. A bíblia também não diz diretamente que não devemos ir ao motel mas isso não nega a doutrina.
    Que Deus nos ilumine cada vez mais.

    • Olá Rilson. Deus disse sim, que derramaria do seu Espírito também sobre as servas, e eu acredito que elas receberam, porque Deus também falava pela boca das irmãs, Sei também que Cristo deixou uns como apóstolos, pastores, e encontramos ainda, presbíteros, bispos e diáconos. Mas onde esta as apóstolas, pastoras, presbíteras, bispas e diaconisas depois do pentecoste? Que pergunta você faria para o Paulo quando ele disse: As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.
      E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. 1 Co. 14:34-35. E Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. Mas, se alguém ignora isto, que ignore. 1 Co 14:37-38. E porque os irmãos não escolheram pelo menos uma irmã quando Pedro disse: Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Atos 6:3. Os irmãos não falaram nome de irmãs para o diaconato, porque eles falavam e faziam segundo a palavra de Deus. Veja também: E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; Atos 6:5. Preste atenção que estes diáconos foram separados para trabalharem com as viúvas, e não aparece o nome de nenhuma das irmãs, e este parecer contentou a toda multidão dos servos e servas de Deus. Você e tontos outros também ficariam contentes? Deus deixou a sua palavra para ser obedecida pelos seus servas, independente das doutrinas das igrejas, que não são poucas! Deus te abençoe e te ilumine.

  2. A Paz do Senhor, irmãos, esse texto nos dá uma imagem de um Deus injusto, porém precisamos entender que Paulo estava falando da ordem no culto,(vv 26-33), o que acontecia, é que nas reuniões, ninguém respeitava o andamento do trabalho fazendo perguntas em ocasiões impróprias (principalmente as mulheres), Deus seria injusto se proibisse as mulheres de falarem nos cultos, o que se esperava seria sabedoria principalmente delas, para não atrapalharem as reuniões, temos um grande exemplo de uma mulher usada com autoridade, Débora, juíza de uma nação inteira, debaixo da dependência de Deus, Jz 4,4 nos fala que ela era uma “profetiza”, vemos nos dias de hoje, mulheres com chamado para obra e não podemos ignorar, pois Deus pode usa-las para falar com qualquer pessoa.

    • Olá Sergio, obrigado pela visita. Se você presta mais atenção ao estudo, vai ver que não se trata de profetisas, porque quando elas falam, é Deus, e não elas que estão falando. E se as mulheres falavam muito nas reuniões, isto Paulo não disse no texto indicado em seu comentário, e sim, que muitos falavam em línguas estranhas ao mesmo tempo, sem que houvesse intérprete, isto sim, era e é desordem, como vemos hoje nas igrejas. A I Timóteo 2:12, Paulo escreveu: não permito que as mulheres ensine, e em I Co 14:37 ele disse: Reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. Só lembrando: No v 38 ele disse: Mas se alguém ignora isso, que ignore. Quanto ao trabalho de Débora, eu reconheço, só peço que analise o v 9 e 14 do cp 4 de Juízes. e ainda peço outros comentários seu com passagem Bíblicas onde Deus separou sacerdotisa, presbítera, bispa, pastora ou missionária para ensinar e apascentar o seu rebanho. se você não achar, cuidado com a igreja que o pastor seja mulher. Honre e aceite a mulher no lugar que Deus as colocou, e não no lugar em que os homens as colocaram. Deus te abençoe e te ilumine.

    • Olá irmãos. Estive ausente deste espaço por motivos diversos mas continuo defendendo a possibilidade de as mulheres terem seu espaço na Igreja. Vejamos que em 5 referências bíblicas, todas no novo testamento, aparecem os nomes do casal Priscila e Áquila sendo que em 3 ocorrências o nome da mulher aparece primeiro enquanto que em duas o do marido dando a entender que Priscila parecia liderar a obra auxiliada por seu marido – 1Cor. 16.19 (meu entendimento).

      • Olá Rilson, mais uma vez obrigado pela a visita. defendo também que a mulher teve, tem e terá seu lugar na igreja, mas no lugar que Deus a colou, e não no lugar que os homens a levaram, e o texto de I Co 16:19 diz: As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor áqüila e Priscila, com a igreja que está em sua casa. É apenas uma saudação de Paulo ao casal e os demais de sua casa, e não uma congregação dirigida por Priscila. E como Deus tem separado e consagrado homens justos e fiéis para sua obra, eu gostaria de pelo menos um texto, onde Deus separa mulheres para sua obra. Pois ficar com a Bíblia, é muito melhor.

      • Nessa parte concordo com o Irmão Luiz quanto a mulher ser dirigente de uma igreja, liderança feminina não é bíblico mas elas tem as mesmas liberdades diante de DEUS como os homens, e podem sim ser usadas poderosamente nas mãos do SENHOR JESUS. Quanto a liderar isso compete aos homens.

  3. o falar na igreja ou nao ,quem pode, quem nao pode, a mulher pode pregar fora da igreja? ou isso será sempre um tarefa dos homens, a situaçao da mulher falar é s dentro da igreja?

    • Paulo recomenda apenas dentro da igreja, I Co 14:34, e ainda diz: Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.
      Mas, se alguém ignora isto, que ignore. 1 Coríntios 14:37-38. E disse mais: Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.
      1 Timóteo 2:12. A mulher é sem dúvida uma das maiores bençãos que Deus deu ao homem. Mas alguns pastores quer elevar a mulher acima da posição que Deus a colocou.

  4. Essa situação não seria específica para a igreja de corintio com que Paulo estava tratando e mesmo sendo muito espiritual ainda trazia as marcas do passado, quando algumas mulheres eram profetisas e por tanto eram ela que eram as que podiam falar e Paulo orienta sobre isso? Profetizar segundo entendo não é pregar as Escrituras?

    • Olá Luis, Quando um homem santo ou uma mulher santa profetisa, não fala segundo a vontade de homens, mas falam inspirados pelo espírito Sento de Deus. II Pedro 1:21. Quando um crente profetisa, é Deus que esta falando. Eu preciso de textos bíblicos onde uma mulher foi consagrada a Diaconisa, ou Presbítera (Bispa) ou Sacerdotisa para dirigir os trabalhos sacros na igreja de Deus. E independente das marcas do passado, Deus é o mesmo do passado, presente e futuro, e acredito que: Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. 2 Timóteo 3:16-17. Deus te ilumine.

  5. Eu não quero me intremeter nesse assunto mas vejo que a passagem bíblica inicial do tema já responde a questão. 1Cor. 14.34-38 mostra claramente que as mulheres casadas não devem ficar conversando na igreja com seus maridos mas que os “interroguem ao chegar em casa” se tiverem dúvidas sobre a mensagem pregada. Poque o texto diz “interroguem em casa a seus próprios maridos” então uma mulher solteira não vai poder interrogar em casa seu marido. A bíblia permite que a mulher profetize durante o culto e quem profetiza tem obrigatoriamente que falar na igreja (1Cor. 11.5). Isso explica o texto que diz: “porque é indecente que as mulheres falem na igreja”. É decente, então, que o homem converse durante o culto? Não. O que Paulo estava querendo dizer é que ninguém deve ficar conversando durante o culto. Agora talvez muita gente não vá concordar comigo mas eu acredito que, mesmo apesar das explicações acima, a mulher pode ser separada para função de pastora de rebanho.

    • olá Rilson, mais uma vez muito obrigado pela visita. É um prazer imenso em receber seus comentários, independente se eles vêm com críticas ou elogios. Em seu comentário você diz: A bíblia permite que a mulher profetize durante o culto e quem profetiza tem obrigatoriamente que falar na igreja (1Cor. 11.5). Isso explica o texto que diz: “porque é indecente que as mulheres falem na igreja”. Observe Rilson, que a 1º questão do estudo: O trabalho do homem e da mulher na igreja de Deus, tem quatro citações Bíblica, e a última é a citada em seu comentário, e todas elas apontam mulheres como profetizas na igreja de Deus, e nós como povo de Deus devemos aceitar as mulheres profetizarem, porque quando elas profetizam, não falaram de si-mesmas, mas Deus fala por elas: Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós. Mateus 10:20. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. II Pedro 1:21. Como servos de Deus, nós só podemos acreditar naquilo que esta escrito na Bíblia Sagrada, pois ela é a palavra e a vontade de Deus, e se nela existir separação de mulher para: Sacerdotisa, pastora, presbítera, bista ensinar e dirigir o povo de Deus, humildemente deletarei este estudo, pois eu e minha família preferimos continuar crendo na Bíblia Sagrada como palavra de Deus, e não crermos em toda sorte de doutrinas que algumas igrejas estão ensinando. Deus te abençoe e te ilumine.

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: