A morte eterna de Satanás, seus anjos e dos ímpios

Porque eis que aquele dia vem ardendo como forno; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo. Mas para vós, que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e salvação trará debaixo das suas asas, e saireis, e crescereis como os bezerros do cevadouro, E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés naquele dia que farei, diz o Senhor dos exércitos. Ml 4:1-3

 O texto de Is 14:13-14 revela o desejo sórdido do coração do diabo quando ele dizia: eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono. Subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao altíssimo. Com isso ele assinou sua sentença de morte, porque em Ap 12:7, diz: E ouve batalha no céu: Miguel e seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhava o dragão e seus anjos. Mas graças a Deus que ele foi derrotado. O v.8 diz: não prevaleceram, nem o seu lugar se achou nos céus. O grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo, e satanás, foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. Por isto que no um anjo lamenta: Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu até vós. (v.9,12)

1-Onde e a quem o diabo apareceu pela primeira vez aqui na terra, e o que ele fez? Gn 3:1-6.

 2-Quando o diabo recebeu de Deus aqui na terra o primeiro aviso de sua morte? Gn 3:15. Rm 16:20.

 A mulher foi enganada e convencida pelo diabo a comer do fruto que Deus proibiu. Como ela, hoje muitos estão enganados e convencidos pelo mesmo tentador a comer daquilo que Deus disse: não comereis. Eva foi duramente castigada, e seu castigo atingiu todas as outras posteriores a ela. Em Gn 3:16 Deus disse: Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dor terás filhos; o teu desejo será para o teu  marido e ele te dominará. Adão, convencido pela a mulher, também comeu. No v.17 Deus lhe disse: Porquanto deste ouvido à voz da tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: não comerás dela; maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Com este pecado de Adão, a terra foi amaldiçoada; ele passou a viver com dor e fadiga, teve de passar pela morte, a qual alcançou a todos os homens (Rm 5:12). O que nos traz esperança é que da semente da mulher, nasceu um que vai esmagar a cabeça de satanás.

 3-Após a primeira ressurreição, onde se encontrava a igreja de Cristo? ITs 4:16-17. Ap 20:4,6.

 4-Durante o milênio, ficarão humanos vivos na terra? Ap 20:5. Jr 25:33. 4:23-27. Is 24:1.

 5-O que acontecerá com satanás antes de seu julgamento, e por quantos anos ficará preso? Ap 20:2,7.

 6-Que prova temos que a segunda ressurreição é para os ímpios? Is 24:22. Ap 20:13

 7-Qual o trabalho de satanás, entre a ressurreição, julgamento e morte eterna dele, de seus anjos e dos ímpios? Ap 20:7-9.

 Em Ap 19:1 diz: Depois destas coisas, ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia: salvação, e a glória, e honra, e poder pertencem ao nosso Deus. Essa era a esperança de Paulo, de estar no céu nesse grande dia; e isto ele passa para a igreja, porque em ITs 4:16-17 ele fala: Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro, depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, ao encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Então, durante o milênio, os salvos passarão com Cristo no céu, e após esta primeira ressurreição, começa a contagem dos mil anos.

 Deus mostrou ao profeta Jeremias que nesse período a terra estava assolada e vazia; que no céu não tinha mais luz, que homens nem aves haviam, que a terra fértil era um deserto, e todas as cidades estavam derrubadas. Não ficará ninguém vivo para chorar, nem recolher, nem sepultar os seus mortos, como acontece hoje após um terremoto, por exemplo. O profeta termina dizendo que ficarão como estrume sobre a face da terra. E o Senhor disse a João que os mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Somente satanás ficará vivo durante o milênio, e amarrado porque não terá a quem tentar. Mas, acabados se os mil anos, os ímpios serão visitados (Is 24:22), ou seja, voltarão a vida. Então o mar deu os mortos que nele havia, a morte e o inferno (sepultura) deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. Com a ressurreição dos ímpios, satanás será solto da sua prisão, e irá enganar as nações sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como areia do mar, para as ajuntar em batalha, e subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; mas desceu fogo do céu, e os devorou. Morreram a segunda vez, e para sempre.

8-Como entender a expressão: Fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos de Mt 25:41 e de Ap 20:10 que diz: E serão atormentados pelo séculos dos séculos? Jr 17:27. Is 33:14.

9-Que prova temos da destruição eterna dos ímpios? Ap 21:8. Is 33:14. Ml 4:1,3. IIPe 3:12.

10-O que irá acontecer com a própria morte e o inferno? Ap 20:14. Is 26:14. Ob 16.

No livro de Lc 13:34, o Senhor profetizou sobre Jerusalém, que matava os profetas e apedrejava os enviados, disse Ele: quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintinhos debaixo das asas, e não quiseste. Em Mt 24:1-3 os discípulos lhe mostraram a estrutura do templo, e Ele lhes disse: não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada. Os discípulos pediram: dize-nos quando serão estas coisas, ou seja, a queda do templo, ou a destruição de Jerusalém. Esta pergunta Ele respondeu em Lc 21:20, quando disse: Mas quando virdes Jerusalém cercada de exército, sabei então que é chegada a sua desolação.

No ano 70 ela foi cercada pelo exército romano, destruída e queimada, pois quebraram os mandamentos de Deus e rejeitaram o Cristo enviado de Deus. Do templo, hoje só resta o muro das lamentações, onde os judeus se reúnem, pedem benção e perdão e lamentam pela ruína e por terem sido punidos e castigados por Deus. Daí nós entendemos porque o fogo de Jerusalém nunca se apagou. É como disse Jeremias (Jr 17:27up): então acenderei fogo nas suas portas o qual consumirá os palácios de Jerusalém, e não se apagará. Sabemos que o fogo não continua queimando Jerusalém, assim também é o fogo eterno que irá queimar satanás, anjos e ímpios, não ficará queimando para sempre, porque em Isaias está a pergunta: Quem habitará com o fogo consumidor? Quem habitará com as labaredas  eternas? Os pecadores ímpios, tímidos, incrédulos, abomináveis, homicidas, idólatras e mentirosos não irão resistir, mas serão lançados no lago de fogo e enxofre, o que é a segunda morte.

O profeta Malaquias diz que serão queimados como palha, e que se farão cinza debaixo da planta dos pés dos justos. Pedro resume dizendo que os elementos ardendo se fundirão, ou seja, derreterão e serão consumidos. Concluímos com a palavra que diz: E a morte e o inferno, ou seja, satanás seus anjos e ímpios foram lançados no lago de fogo; esta é a segunda morte. Deus disse pelo profeta Isaías que estes nunca mais voltarão à vida, por Ele foram visitados, destruídos e apagados toda sua memória. Disse o profeta Obadias: Serão como se nunca tivessem sido.

Anúncios

Publicado em 30 de março de 2013, em Estudos. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Sabemos que nosso Deus verdadeiro é sábio e muito sábio, nossos estudos e nossas curiosidade não são possível chegar ao denominador comum pois sendo nosso Deus tão sábio da maneira que é só esperamos pelas suas santa e infinita misericórdia, só assim poderemos chegar a sua morada e sermos recebido com certeza desde que comprimo os seus mandamento. Alicio silva.

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: